Conecte-se Conosco

Governo do Pará

Mais de 50 mil veículos devem ser licenciados até esta sexta

Publicado

em

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para pagar, sem multa, o licenciamento de veículos com placas finalizadas em 70, 80 e 90. Este é o ultimo licenciamento do ano de 2018 e, segundo o Departamento de Trânsito (Detran), são Mais de 50 mil em todo o Estado.

A maior parte dessa frota está concentrada nos municípios de Belém (10.136), Ananindeua (2828), Redenção (2.515), Marabá (2.500) e Santarém (2.280).

O condutor flagrado com o licenciamento em atraso paga multa no valor de R$ 293,47, recebe sete pontos na carteira de habilitação e tem o veículo removido ao parque de retenção, conforme prevê o artigo 230 V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No site do Detran (www.detran.pa.gov.br).

O dono do veículo pode imprimir o boleto da taxa de licenciamento e escolher se deseja receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em seu endereço ou em agência dos Correios.

O boleto contempla, além da taxa do Detran, o IPVA, que é o imposto devido à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa); o seguro DPVAT e multas, se houver alguma. A quitação dos valores pode ser efetuada via internet banking, nas agências bancárias ou nos caixas eletrônicos.

Cristiani Sousa/ Agência Pará

Continue lendo
Clique para comentar

Governo do Pará

Governador, em visita à cidade, promete concluir hospital de Abaetetuba

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (9), o governador do Estado, Helder Barbalho.  esteve em Abaetetuba, nordeste paraense, onde realizou visita técnica às instalações do Hospital Municipal Santa Rosa. Helder vistoriou as obras que, segundo a prefeitura municipal, não foram concluídas pelo governo anterior.

 

Com recursos do tesouro estadual, o Governo do Estado assumiu a realização de obras de reforma e ampliação do hospital.

Além da reforma, o Estado instalará os equipamentos e ampliará o hospital

 

“É lamentável que o governo anterior tenha dito à sociedade que o hospital estava pronto. É absolutamente questionável a qualidade das obras de engenharia, com áreas de infiltração e salas sem a rede de esgoto. Nós faremos uma auditoria e uma análise, já que foram mais de 35 milhões de reais de recursos públicos utilizados aqui”, destacou o governador Helder Barbalho.

Helder Barbalho convocou o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, os vereadores do município e o Conselho Municipal de Saúde para que, nesta sexta-feira (11), possam discutir o cronograma para a conclusão das obras físicas e a aquisição do equipamento necessário para o atendimento. O governador ressaltou ainda a importância de identificar qual o excedente de atendimento no Hospital Santa Rosa que pode ser demandado para outros municípios da região.

Transparência – A saúde foi apontada como prioridade na gestão de Helder Barbalho. “Precisamos garantir qualidade no atendimento e ter transparência na aplicação de recursos. Lamentavelmente, estamos herdando uma situação em que mais de 70% dos recursos, cerca de um bilhão de reais por ano, são gastos só com hospitais e organizações sociais, que têm sugado as finanças do nosso Estado. Estamos repactuando isso para saber gastar com eficiência, para que sobrem recursos para novas obras e novos serviços”, pontuou o governador.

“Hoje, sentimos essa esperança de que o nosso hospital realmente vai funcionar. Porque Helder Barbalho é um governador que veio, sabe e conhece. Com esse comprometimento, ele passa para a população a segurança de que é uma pessoa que quer resolver. Como gestor do município, fico muito feliz e orgulhoso, porque agora a gente tem um governador que realmente quer resolver as pendências. Temos também a questão do asfalto da cidade, já que foi assinada uma ordem de serviço e o governo passado não fez. Todos esses projetos que foram parados nós iremos discutir para tentar dar à população de Abaetetuba uma resposta através do Governo do Estado, que realmente se faz presente em nosso município”, explicou o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, o Chita.

A obra – O Hospital Santa Rosa contará com uma nova unidade de saúde, de média e alta complexidade; UTI adulto; UTI neonatal e mais cinco salas para pré-parto, parto e pós-parto. Ele foi projetado para atender oito especialidades médicas: ginecologia; obstetrícia; pediatria; clínica médica; cirurgia geral; ortopedia; nefrologia e cardiologia. Dispõe de três salas de cirurgia; seis consultórios médicos; laboratório de análises clínicas, métodos gráficos para apoio de diagnósticos e banco de leite materno.

Orla de Abaetetuba

Além do Hospital, o governador Helder Barbalho também visitou as obras de construção da orla de Abaetetuba. A convite do prefeito Alcides Negrão, o chefe do poder executivo estadual pode ver de perto o andamento do projeto, que foi viabilizado através de recurso federal quando Helder ainda era ministro da Integração.

“Fiz questão de olhar a obra para cobrar que, o quanto antes, a mesma possa estar pronta, firmemente no intuito de saber que esta região da cidade, esta orla, tão sonhada, trará benefícios para os que aqui trabalham, circulam e que pelos rios chegam. E eu estarei, junto com o prefeito, trabalhando para que não faltem recursos do governo federal neste sentido”, disse Helder durante entrevista à imprensa local.

*Com informações de Bianca Teixeira (Secom)

Materno-Infantil de Barcarena realiza Cirurgias pediátricas

O pequeno Ricardo Souza, de apenas nove anos, morador do município de Moju (PA), foi referenciado pela Central Interna de Regulação da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) para fazer um procedimento cirúrgico no Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan, no início do mês de janeiro. Ele e outras duas crianças foram os primeiros pacientes de cirurgia pediátrica da Unidade.

“Quando nos direcionaram para cá e cheguei aqui com meu filho, fiquei impressionado com a estrutura da Unidade. Estamos acostumados a ser maltratados, a ter uma estrutura precária e aqui, pelo contrário, tudo é diferente. Estou mais aliviado com a cirurgia do meu filho”, comemorou o pai de Ricardo, o montador de estrutura metálica, José Arlindo Souza. A família mora a 56 quilômetros de Barcarena, cidade onde fica localizado o HMIB.

O pequeno paciente, que participou de atividades na Brinquedoteca enquanto aguardava a cirurgia, comentou sobre como a maneira como foi atendido. “Me trataram tão bem nesse hospital, eu posso até brincar com meus colegas que conheci aqui”, relatou Ricardo.

A Unidade tem capacidade de realizar cirurgias eletivas pediátricas de pequena e média complexidades, com grande importância no tratamento das patologias cirúrgicas infantis. “Foram três cirurgias de pequeno porte, sem nenhuma intercorrência, com uma equipe bem alinhada, estrutura física adequada para que tudo saísse da melhor forma possível. As crianças evoluíram bem no pós-operatório, sem dores e, por isso, ontem mesmo receberam alta”, explicou a cirurgiã pediátrica do HMIB, Ana Carolina Matos.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan conta com toda a estrutura necessária para próximas cirurgias eletivas. “Nossa perspectiva para semana que vem é realizar novas cirurgias, como retiradas de hérnias e lesões de pele, e essa será nossa rotina daqui em diante. Já temos inclusive crianças em acompanhamento pré-operatório no ambulatório”, reiterou a cirurgiã.

“A nossa perspectiva é que esse número de cirurgias pediátricas aumente cada vez mais para que consigamos chegar ao total de 40 a 50 procedimentos no final de cada mês”, afirmou a diretora Técnica do HMIB, Mary Mello.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

 

Continue lendo

Governo do Pará

Helder torna sem efeito exoneração de 100 servidores comissionados

Publicado

em

A decisão favorece servidores de 16 pastas que estão sendo mantidos em seus respectivos cargos e foi publicada também no Diário, nesta quarta-feira, 8 de janeiro.

OESTADONET

O governador Helder Barbalho(MDB) decidiu tornar sem efeito as exonerações dos servidores comissionados da administração direta e indireta do Estado, cujos nomes foram  relacionados no decreto datado 7 de janeiro de 2019, publicado no Diário Oficial nº 33.775, desta terça-feira (8).

A decisão favorece 100 servidores de 16 pastas que estão sendo mantidos em seus respectivos cargos e foi publicada também no Diário, nesta quarta-feira, 8 de janeiro.

Conforme o Portal OESTADONET,  o corte de 2,5 mil servidores da folha do Estado seria a primeira lista de dispensa em massa de ocupantes de cargos em comissão de assessoramento e direção superiores no governo Jatene. A medida atingiu em cheio a Secretaria de Comunicação Social e a Funtelpa. Só na Tv Cultura e Cultura FM, mais os setores administrativos, são 90 exonerações, incluindo todo o comando do jornalismo das duas emissoras.

A lista das exonerações que ficaram sem efeito.. Ainda segundo o Diário Oficial a relação está na seguinte ordem: Casa Civil- Gabinete (57 servidores), Fundação Cultural do Pará (1 servidor), Fundação de Radiofusão Paraense ( 2 servidores), Núcleo de articulação e cidadania (1 servidor), Municípios Verde (1 servidor), Secretaria de Administração (2 servidores), Comunicação (6 servidores), Ciência e Tecnologia (9 servidores), Secretaria de Pesca (1 servidor), Desenvolvimento econômico, mineração e energia (5 servidores), Obr as públicas (2 servidores), Esporte e lazer (4 servidores), Secretaria da Fazenda (1 servidor), Justiça e Direitos Humanos (1 servidor), Meio Ambiente ( 1 servidor) e Secretaria de Saúde (6 servidores).

VEJA SE SEU NOME ESTÁ AQUI
Lista Oficial

 

 

Continue lendo

Governo do Pará

Helder assume governo do Pará, solenemente, em Belém e, simbolicamente, em Marabá e Santarém

Publicado

em

Helder Barbalho e Lúcio Vale empossados governador e vice -

Helder em primeiro plano, Lúcio Vale, em segundo, e mais ao fundo o chefe da Casa Militar, cel. Costa Júnior

Helder Barbalho tomou posse como governador do Pará para o quadriênio 2019-2022.  em  cerimônia  realizada na manhã desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém.Seu vice, Lúcio Vale (PR) também foi empossado. Este foi o primeiro de três atos, tendo em vista que, pela primeira vez na história,  um governador eleito realizou  cerimônias de posse em três cidades diferentes: Belém, Marabá e Santarém. A solenidade em Belém contou com a participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, secretários escolhidos para compor o novo governo, bem como demais autoridades locais e lideranças dos mais diversos setores.

Deputados presentes 

Os deputados federais que participaram da solenidade: José Priante. Elcione Barbalho e Beto Faro.

Deputados estaduais presentes à solenidade de posse: Soldado Tércio, Martinho Carmona, Jacques Neves, Sidney Rosa, Luth Rebelo, Renato Ogawa, Iran Lima, Chicão, Ana Cunha, Gesmar Costa, Júnior Hage, Carlos Bordalo, Raimundo Santos, José Scaff, Raimundo Belo, Ozório Juvenil, Antonio Tonheiro, Haroldo Martins, Celso Sabino e Dr. Wanderlan.

ANTECIPAÇÃO

A Missa de Ação de Graças –  em geral  realizada no dia da posse  – foi antecipada para a manhã da segunda-feira  passada (31). A celebração conduzida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira foi realizada na Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha.

Helder Barbalho é o 42º Governador do Estado do Pará. Ele também é o segundo governador mais jovem a assumir o governo do Estado do Pará, o primeiro foi o governador e hoje atual senador Jader Barbalho.

HOMENAGEM A ANANINDEUA

Em seu discurso de posse, Helder Barbalho reafirmou o compromisso com o povo do Pará, relembrou seu histórico político e fez uma dedicatória especial ao município de Ananindeua. “Me permito rememorar e fazer uma homenagem ao município de Ananindeua, onde iniciei a minha trajetória na condição de vereador, posterior a passagem neste parlamento pude exercer um mandato de prefeito por oito anos”.

Helder reafirmou também do desejo de ver um Pará melhor nos próximos anos e destacou a necessidade de melhorar a vida de cada paraense, que depositou  nas urnas a confianças em seu nome.

“Desejo construir, junto com esta casa e com a sociedade, um Pará melhor, um Pará mais justo. Pude dizer no momento da diplomação que todos nós estamos vivendo, seguramente, um tempo histórico de mudança, de revisão de conceitos e de culturas. E a sociedade brasileira, acompanhando a tendência mundial, sinalizou nas urnas o desejo da mudança e ela significa que todos nós devamos estar atentos e compreendendo de que a sociedade paraense tem pressa, de que a sociedade paraense espera cada um de nós”, disse o novo governador ,  que assim finalizou a sua fala:

“Que sejamos capazes de fazer com que a vida das pessoas possa ser  melhor. Que este Estado tão rico e tão belo possa fazer com que a sua beleza e a sua riqueza representem  qualidade de vida para a nossa gente.”

Ao fim da cerimônia,  o novo governador  e o seu vice participam da solenidade de transição da faixa governamental no Palácio Lauro Sodré, momento em que o atual ex-governador Simão Jatene passaria a faixa ao seu sucessor. No entanto, Jatene  não compareceu ao ato, e a faixa foi entregue a Jader Barbalho, por sua mulher, a advogada Daniella Barbalho.

Daniela entrega faixa governamental a Helder Barbalho - Crédito: Victória Ribeiro

PAI NA TORCIDA

Prestigiando a cerimônia de posse, o senador eleito Jader Barbalho disse estar muito feliz por este dia, desejou sucesso ao novo governo de Helder e relembrou também a primeira vez que participou deste ato solene como governador do Estado. “Eu só tenho a agradecer a Deus e pedir a Ele para que o governador Helder Barbalho faça um grande governo. Estamos torcendo para que faça um grande governo em favor do povo do nosso Estado do Pará.”

SEGURANÇA E CIDADANIA

Após receber a faixa pela esposa Daniela Lima Barbalho, o governador eleito disse que em seu governo a segurança e a cidadania atuarão em conjunto com medidas que priorizem os agentes de segurança, enquanto a comunidade também é beneficiada.

“Estamos implementando, através da secretaria de cidadania, a transversalidade e a presença dos órgãos de governo nas áreas onde terão a priorização dos agentes de segurança. Os agentes de segurança entrarão para retomar as comunidades, para retomar os bairros. Porém, para que essa retomada seja permanente, é fundamental que haja a intervenção dos outros órgãos com investimento em saúde, infraestrutura urbana e projetos que possam, através da cidadania, descobrir talentos no esporte e na cultura e projetos sociais de geração de renda. Porque onde tem renda diminui a violência.”

SAÚDE PÚBLICA

Questionado também sobre a saúde básica, não só da população paraense, mas também dos venezuelanos, Helder afirmou que vai trabalhar para garantir esse atendimento, mas para é importante manter a comunicação com os órgãos competentes. Ressaltou também que, enquanto debate diretamente com os municípios, vai garantir que o Estado cuide das necessidades mais abrangentes.

“É necessário que nós possamos dialogar com os municípios. A atenção básica é fundamental no envolvimento dos municípios para garantir este atendimento. Inclusive com o foco, claro, na saúde preventiva. Eu estarei dialogando com as prefeituras para dar suporte e apoiamento. Enquanto isso, o Estado estará reforçando as estratégias de alta e média complexidades e garantindo investimentos na área de saneamento para que a saúde preventiva seja garantida para a população.”

PERFIL DO NOVO GOVERNADOR

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, em 18 de maio de 1979. Ele é graduado em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008 foi reeleito à prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional.

 

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Destaques