Conecte-se Conosco

CIDADE

Samu 192 treina equipes para atuação em acidentes com várias vítimas, em Belém

O objetivo da jornada era mostrar o que se deve fazer em situações de acidentes

Publicado

em

Por todos os lados,  o que se via, manhã de sábado (1º), na Base Aérea de Belém, . era um cenário dramático envolvendo pessoas feridas, carros incendiados e ambulâncias. O que se passava no entanto não era real, mas muito similar ao que as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) enfrentam todos os dias. Tratava-se da VII Jornada de Incidentes com Múltiplas Vítimas, realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
 
O estudante Willy Tomaz viveu a experiência de se colocar no lugar de uma vítima de acidente de avião.
O objetivo da jornada é mostrar o que se deve fazer em situações de acidentes, como explicou o coordenador do Núcleo Educacional Permanente (NEP) do Samu, Guataçara Gabriel. “Aqui encenamos com os profissionais e voluntários como devem se portar diante de acidentes com múltiplas vítimas, quais as responsabilidades de cada um, o que podem fazer, quando devem entrar e saber quais as sequências a serem seguidas na hora de socorrer as vítimas. É o que chamamos de SCI, Sistema de Comando de Incidentes”.
Willy Tomaz, 20, estudante do curso de Técnico de Enfermagem, participou pela primeira vez como voluntário da jornada, atuando como acidentado em uma aeronave. “Estou vivendo uma experiência diferente, pois nesta simulação temos uma noção do que poderia acontecer em um acidente com vítimas e acabamos no colocando no lugar delas”. Já em um acidente com um ônibus, a técnica de enfermagem e voluntária, Liriane Olegário, 27, atuava como a motorista acidentada. “Podemos observar toda a preparação, o planejamento e a organização que são necessários em casos de acidentes”, disse.
Durante a simulação foram avaliados a sinergia entre as equipes de atendimento, o tratamento às vítimas, o transporte aos hospitais e retaguarda, triagem por grau de gravidade e uso de material clínico, entre outros procedimentos.
O exercício teve participação do Corpo de Bombeiros
A primeira etapa da Jornada de Incidentes com Múltiplas Vítimas contou com aulas teóricas, que foram realizadas durante toda a sexta-feira, 30, na Escola Tenente Rêgo Barros. O evento integrou médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das equipes de Samu da Região Metropolitana de Belém, São Caetano de Odivelas, Santa Izabel, Barcarena,  Abaetetuba, e ainda Corpo de Bombeiros, Hospitais de Prontos-Socorros Humberto Maradei Pereira e Mário Pinotti, Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci (UPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Marinha, Exército, Aeronáutica, Defesa Civil de Belém, Defesa Civil Estadual, Cruz Vermelha, Infraero, Polícia Militar do Pará e voluntários da Força Estadual de Saúde do Pará.
A técnica de enfermagem Liriane Olegário , voluntária na simulação de um acidente de ônibus

Por Suênia Cardoso/Comus PMB

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual