Conecte-se Conosco

Sem categoria

Mestre Solano com novo CD pede passagem para guitarrada

Publicado

em

Josué Silva de Araújo/ Da redação

Pará é o berço da guitarrada, gênero musical paraense de ritmo envolvente e marcante  criado há décadas pelo saudoso mestre Vieira,  que consiste na mistura de ritmos nordestinos, amazônicos e caribenho, e que logo foi assimilado por outros geniais guitarristas paraenses, tornando-se um sucesso regional, nacional e mundial.  Nesta sexta-feira (21), os paraenses amantes da guitarrada têm a oportunidade ímpar de curtir mais um lançamento de um CD dedicado às guitarradas. Um dos grandes nomes da guitarrada,  o Mestre Solano, lança As guitarradas de um mestre, às 20h, no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém. Além da guitarrada, lundu marajoara, cumbia, lambada, brega, forró, merengue, calipso, carimbó e bolero fazem parte do repertório do artista.

José Félix Solano Melo, o Mestre Solano.  tem  63 anos de carreira,   tem 17 discos gravados, inúmeros shows e passagens por diversas gravadoras do Norte e Nordeste. Ele segue apostando na renovação, misturando as suas apresentações com novos arranjos e parcerias.

Mestre Solano já emplacou sucessos nos topos das paradas musicais, o mais famoso é “Americana”, música que ele gravou nos anos 80 com o Solano e seu Conjunto, tendo sido regravada também por vários artistas, como Alípio Martins e Arnaldo Antunes.

Mestre Solano

Nascido em Abaetetuba, no baixo Tocantins, norte do Pará, aos 9 anos de idade Solano começou a arranhar um banjo, e dependia de permissão do pai para tocar em festas da região. Atualmente, com a sua inconfundível Gibson vermelha, leva a todo o país a sua bagagem musical com a guitarrada.

Desde criança, Solano recebeu fortes influências caribenhas que chegavam no seu radinho de pilhas. Tornou-se músico por influência do pai e em 1954 estreou com a banda Jazz Tupi, onde tocou por 10 anos. Em 1963 veio  para Belém, entrando no Corpo de Bombeiros da cidade, tornando-se músico da corporação.

Atualmente, Mestre Solano percorre o Brasil difundindo a música paraense, quebrando barreiras geográficas e culturais, com passagem por países da América Latina como Argentina, Guiana Francesa, Venezuela, Suriname e Cuba.

Serviço

Lançamento do CD “As guitarradas de um mestre”
Nesta sexta-feira (21), às 20h
Local: Teatro Estação Gasômetro
Ingressos promocionais: R$ 30
Mais informações: (91) 4009-8721

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual