Arcon inicia na sexta-feira fiscalização na Operação Carnaval

Arcon inicia na sexta-feira fiscalização na Operação Carnaval

SHARE
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 10/02/2015 14:00:00

Terá início nesta sexta-feira, 13, o reforço da fiscalização na Operação Carnaval da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) para os dias de carnaval, no quais se percebe um aumento do número de pessoas que viajam para o interior do Estado.

Como ocorre todos os anos, por ocasião de maior fluxo de usuários, a Arcon intensifica a fiscalização nos principais terminais rodoviários e hidroviários de passageiros do Estado. A partir de sexta-feira, além da fiscalização nos terminais de grande movimento, a agência estará com equipes volantes nas principais estradas estaduais e federais buscando garantir a segurança dos passageiros que utilizam transporte intermunicipal. A operação se encerra somente no dia 18 deste mês.

As ações irão se concentrar com fiscalização fixa nos terminais rodoviários de Belém, Castanhal, Santa Maria do Pará, Capanema, Capitão Poço, Bragança, Altamira e Santarém, e com equipes volantes em Mosqueiro, Salinas, Vigia, Marapanim/Marudá, Curuçá e na Alça Viária, em direção a Cametá.

Na parte hidroviária, as equipes estarão nos terminais e portos mais movimentados de Belém, no Terminal Hidroviário Luis Rabelo, e do interior, como Miri, Meruú, Colares, São Domingos do Capim, Algodoal, Icoaraci, Camará, Soure e Salvaterra e Moju.

As equipes vão atuar, principalmente, no combate ao transporte clandestino, àquele que não se regularizou junto à Arcon e, por isso, não possui autorização para circular. Os passageiros devem ficar atentos e utilizar somente os veículos que estejam com o selo da Arcon, com a numeração visível, o que indica que estão regularizados no órgão.

Os fiscais estarão atentos quanto à capacidade de lotação dos veículos e também se as empresas estão cumprindo a lei da gratuidade. Por essa lei, 15% do total dos assentos devem ser reservados para atender idosos, crianças com até seis anos no colo dos pais, portadores de deficiência (com laudo), policiais e carteiros em serviço. As reservas devem ser feitas com até 15 dias de antecedência e serão acessadas de acordo com a disponibilidade dos assentos.

Segundo a gerente do Grupo Técnico de Transporte Terrestre da Arcon, Rosimar Borges, os municípios com maior demanda de passageiros no período de carnaval são Vigia, Bragança, Cametá, Tucuruí, Curuçá e, ainda, o distrito de Mosqueiro. Já no transporte hidroviário, de acordo com o Grupo Técnico Hidroviário, os destinos mais procurados são Cametá, Mocajuba, Baião, Colares, Barcarena, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Maracanã, Soure, Salvaterra e Óbidos.

Serviço:
Os usuários que se sentirem prejudicados podem registrar reclamação por meio dos canais de atendimento da Arcon, pelo número de telefone 0800-0911717 ou pelo e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br

Dedé Mesquita
Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará