Escolas de Samba de Icoaraci levam arte, cultura e tradições para a...

Escolas de Samba de Icoaraci levam arte, cultura e tradições para a avenida

SHARE

Nem a chuva atrapalhou a folia em Icoaraci na noite deste domingo, 08. Quatro escolas de samba desfilaram na Rua 15 de agosto. Abrindo oficialmente o carnaval de Icoaraci, o Rei Momo Raimundo Santos desfilou com a chave da cidade. “É a primeira vez que sou escolhido como Rei Momo e é muita emoção.  Estou na correria, indo de Icoaraci para Belém e passando por vários lugares da cidade, mas é muito bom, estou muito feliz”, comemorou Momo.

Além do Rei Momo, desfilaram também o príncipe oficial do carnaval de Belém, José Américo, e a Rainha do Carnaval da melhor idade, escolhida no baile de Icoaraci, Graça Tabaranã.

“É um prazer participar deste evento. Amo o carnaval e sempre estou presente e é um honra ter sido escolhido como o príncipe”, declarou José Américo.

A Associação Beneficente Unidos da Mangueira foi a primeira a desfilar na avenida. Com o enredo “Sou nordeste, do chão rachado cabra da peste”, a escola homenageou a região nordeste do país, mostrando as dificuldades, turismo,  cultura e as riquezas naturais.

Miriam Vilhena é, pela primeira vez, a porta-bandeira da escola e se preparou para vencer. “Estou com o samba-enredo na ponta da língua, me preparei muito e estou bastante confiante e ansiosa”.

Em seguida, quem fez uma bela apresentação foi a Associação Carnavalesca Canal 19. A escola fez uma homenagem à Vila Sorriso. Com o enredo “No meu carnaval tem folclore, forró e fuzuê…Quero dançar com você” mostra que durante o ano todo, Icoaraci se transforma em um tremendo fuzuê, onde se mistura o folclore e o religioso.

O público estava animado e a torcida bem dividida. “Trouxe toda minha família para assistir as apresentações, é um programa familiar e muito divertido”, disse o professor Jaime Campos.

Com o enredo “Orgulho de ser paraense”, a Associação Carnavalesca Boêmios da Vila Formosa, mostrou a paixão pelas coisas do Pará, como por exemplo os times Remo e Paysandu.

A última escola a entrar na avenida foi a “Unidos da Baixada”, a vencedora do carnaval 2014. Este ano a escola faz uma homenagem a artista plástica Eliene Tenório, com o enredo “Eliene Tenório: a vida que é arte, a arte que é vida!” A escola mostrou que a mulher quebrou barreiras.

O presidente da escola, Daniel dos Santos Texeira, quer vencer de novo.  “Estamos confiantes, vencemos ano passado e nos esforçamos muito para vencer este ano também e estamos preparados”.

A Prefeitura, por meio da fundação Cultural de Belém (Fumbel), com apoio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), preparou uma super estrutura para o evento, com arquibancada para 1.500 lugares, com acesso livre, banheiros químicos, refletores, dois carros-sons e cabine para a imprensa.

A Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Samu, Cruz Vermelha, Conselho Tutelar e Corpo de Bombeiros estiveram presentes para garantir a segurança dos brincantes. Além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), orientando o trânsito e a secretaria de Saneamento fazendo toda a limpeza.

“Nós nos unimos para fazer um carnaval animado e mais seguro para a população.  É o segundo ano e é muito bom ver o público e as agremiações se divertindo”, comentou o agente distrital de Icoaraci, Armando Tavares.

 

Texto: Priscylla Gester
Foto: José Lucas Neves
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)