Antônio Moura ministra oficina de poesia na Casa das Artes

Antônio Moura ministra oficina de poesia na Casa das Artes

SHARE

Inicia nesta segunda-feira, 9, a oficina “Poesia – A Voz Selvagem”, ministrada pelo poeta Antônio Moura na Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará (FCP). As 20 vagas disponibilizadas para o público gratuitamente foram todas preenchidas e ainda existe uma lista de candidatos a espera de possíveis desistências. Entre os que participarão das aulas estão jovens escritores, jornalistas e estudantes de diversas áreas.

Antônio Moura é criador de obras publicadas no Brasil e no exterior. Ele afirma que não é possível ensinar a fazer poesia, mas estimular e estreitar a relação entre o leitor e ela. Assim, ao longo das aulas, ele deve abordar os elementos essenciais do gênero, além de promover diversos exercícios de escrita, incluindo também alguns jogos para desbloqueio criativo. E ao falar em criatividade, neste quesito o poeta é referência desde seu primeiro livro publicado.

Em “Dez”, lançado em 1996, o autor mostra como é possível brincar com a distribuição dos versos, das palavras e linhas, sobre a página em branco; usar fontes variadas em um mesmo poema, permitir diferentes formas de leitura. “Noites de seda obsedantes/ Dias de caos causticantes/ Um céu silêncio de estrelas/ explosão diamantes/ Um sol confusão de homens/ nomes entre si distantes”, escreve em uma destas obras.

O poeta pretende, ainda, abordar a relação entre a poesia e outras artes. “O cinema, o teatro, a música, todas são formas de artes que tem algo de poesia e a própria poesia pode absorver algo destas linguagens”, afirma. Constituído de teoria e prática, o curso inclui também a troca de experiências, opiniões e promove debates a cerca da linguagem poética. Entre os temas pelos quais Antônio Moura é reconhecido está a chamada poesia filosófica – que também deve ser abordada.

Serviço:
Oficina “Poesia – A Voz Selvagem”, com Antônio Moura
Quando: de 9 a 13 de março, de segunda a sexta, das 14h às 18h
Onde: Centro de Experimentação e Pesquisa Artística e Cultural do Pará (Antigo IAP)
Endereço: Praça Justo Chermont (ao lado da Basílica), 235 – Nazaré
Informações: (91) 4006-2900

Andreza Gomes
Fundação Cultural do Pará