Corrida Mulher leva mais de 1500 atletas ao Portal

Corrida Mulher leva mais de 1500 atletas ao Portal

SHARE

Vestidas de princesas ou de bailarinas, maquiadas e muito produzidas. Foi assim que 1.500 atletas participaram da 4ª Corrida da Mulher, realizada na manhã deste domingo, 08, no Portal da Amazônia com apoio da Prefeitura Municipal de Belém. A vencedora foi Oane Pantoja, bicampeã da prova, que a poucos metros da linha da chegada quase perdeu o primeiro lugar numa disputa emocionante com a segunda colocada Adriana Ramos, do Corpo de Bombeiros. “Ainda bem que não sou cardíaca”, brincou a vencedora. “Você acha que a pessoa que tá atrás não está buscando sua limitação, mas ela está”, complementou.

E de superação Oane entende muito. Há cinco anos ela pesava 100 kg e dependia de uma série de medicamentos. Quando decidiu mudar de hábitos procurou orientação médica, fez reeducação alimentar e passou a praticar exercícios. O resultado não podia ser melhor e ela faz questão de repassar essa experiência para quem também está disposto a mudar. “Passo meu exemplo sempre que posso, ás vezes fica até chato, mas não vou me cansar de repetir porque eu tinha 35 anos vivia à base de remédio, hoje eu tenho 40 e sou outra pessoa. Então essa mudança de hábitos, o esporte na minha vida foi fundamental”.

A gerente de vendas Vanessa Soeiro não ficou entre as três primeiras colocadas, mas certamente foi uma das que mais chamou a atenção. Ela e três amigas que fazem parte de um grupo de corrida apostaram em um acessório simples, mas que fez toda a diferença no uniforme usado pelo quarteto: máscaras. “A gente achava que ia ficar diferente mesmo, era pra comemorar o Dia das Mulheres, homenagear a nossa equipe que sempre tá junto, mas ainda é formada na maioria por homens, e a gente de fato quer disseminar o esporte entre as mulheres. E um evento como esse é importante pra que a gente passe a ter representatividade não só no mundo dos esportes, mas como mãe, líder de família, como líder de mercado e qualquer coisa que a mulher quiser ser”, afirmou a gerente.

Quem não encarou os 5 km de corrida teve como alternativa uma caminhada no percurso de 2,5km e, apesar de também ser dedicada às mulheres, teve a participação de muitos homens, como o engenheiro agrônomo Dionísio Cardoso. “Acho esse tipo de evento fantástico. É muito bom poder estar aqui participando junto com as mulheres, esses seres maravilhosos que Deus deixou pra nós. Além de participar e conquistar o direito à qualidade de vida, vim fazer a escolta das mulheres”, finalizou.

Mas nem precisava seu Dionísio. A segurança foi um dos pontos fortes dessa edição. Desde a madrugada agentes da Semob e da Guarda Municipal trabalhavam na sinalização e interdição das vias no entorno do Portal, com o apoio da Polícia Militar. Foram mais de 60 agentes distribuídos em viaturas, motos e policiamento a pé.

O secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Deivison Alves, que deu a largada para a Corrida da Mulher 2015, enfatizou o trabalho feito com a TV Liberal. “É uma parceria que vem dando certo e a prova é o sucesso desse evento que reuniu muito mais que as 1.500 corredoras, sem incidentes, já que todos os órgãos envolvidos fizeram um trabalho sincronizado para garantir a segurança em todos os sentidos. E nós da Sejel, ficamos muito felizes de constatar que nosso incentivo às práticas esportivas tem tido cada vez mais retorno”, concluiu o secretário.

Texto: Fabiana Cabral
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL)