Conecte-se Conosco

TECNOLOGIA

WhatsApp chega a 2 bilhões de usuários em todo o mundo

Aplicativo é usado por 2 bilhões de pessoas. — Foto: AFP

Publicado

em


Alcance do aplicativo dobrou desde 2017, quando anunciou que atingiu o primeiro bilhão de usuários.


O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (12) em uma publicação oficial que o aplicativo já é usado por 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. A plataforma dobrou de tamanho desde 2017, quando anunciou que atingiu o primeiro bilhão de usuários.

O aplicativo atualmente pertence ao Facebook, que comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 22 bilhões, e é um dos mensageiros mais usados no mundo, muito popular em países como a Índia, além do Brasil.

No comunicado em que anuncia a nova marca, o WhatsApp afirmou que encriptação, umas das características mais marcantes e polêmicas do aplicativo, é “uma necessidade da vida moderna” e que “suas conversas particulares ficam com você”.

Veja como funciona a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp
Veja como funciona a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp

A criptografia de “ponta a ponta”, como a utilizada pelo WhatsApp, garante que o conteúdo da mensagem seja decifrado apenas pelo destinatário final.

Essa tecnologia do WhatsApp é celebrada, mas também questionada por “esconder” o que acontece dentro da plataforma. Em 2018, diante de casos graves de disseminação de boatos, o aplicativo optou por limitar os encaminhamentos de mensagem.

TECNOLOGIA

Robo Revenge: ferramenta pode ser a nova arma contra os robocalls

Publicado

em

Fonte: TecMundo

Ligações automáticas podem se tornar um belo incômodo dependendo da frequência com que são recebidas. Existem esforços constantes visando o bem-estar do consumidor, como a competição para desenvolver soluções contra o chamado robocall realizada pelo órgão que protege os consumidores norte-americanos. Agora, aparentemente, o cenário está para receber mais um participante.

A Vice publicou uma matéria que descreve um novo serviço a ser lançado pelo DoNotPay para bloquear tais chamadas e até processar seus responsáveis: o Robo Revenge. Nós, inclusive, já batemos um papo com este “advogado virtual”. Segundo a matéria, com a novidade, processos de até 3 mil dólares podem ser movidos automaticamente, bastando inserir os dados necessários e deixar que o robô faça uma análise.

A expectativa é que, com os impactos financeiros, os robocallers diminuam sua atuação, o que traria um alívio ao consumidor. Entretanto, as possibilidades da novidade se restringem aos Estados Unidos – já que a base do aplicativo é justamente a lei norte-americana.

O fim do robocall?

Robo Revenge, além de adicionar o número do reclamante à lista de bloqueio de recebimento de chamadas importunas, gera um número de cartão de crédito falso, que você pode fornecer aos scammers. Assim, ele consegue rastrear a origem e acionar a legislação pertinente.

“Todas as grandes companhias falharam em proteger os consumidores, que têm de proteger a si mesmos. A única maneira de acabar com o problema é se os responsáveis por ligações automáticas começarem a perder dinheiro toda vez que ligarem para alguém”, afirma o fundador e CEO do DoNotPay Joshua Browder.

“Advogados ganham milhões processando esses indivíduos, enquanto pessoas normais estão presas a isso. Nosso processo automatizado com cartão de crédito falso devolve o poder ao cidadão comum”, finaliza. Por enquanto, não há mais informações disponíveis nos canais oficiais nem menção à novidade no site, mas quem sabe a moda não pega por aqui também?

Continue lendo

TECNOLOGIA

Galaxy A30 recebe Android 10 e One UI 2.0 na Índia

Publicado

em

Fonte: SamMobile

Nesta quinta-feira (13), a Samsung começou a liberar o Android 10 e a One UI 2.0 para o Galaxy A30 na Índia. A partir de agora, os donos do aparelho vão poder aproveitar os novos recursos do sistema, da nova interface gráfica da Sammy e as implementações de segurança. Melhor que isso, é saber que a atualização está chegando com um mês de antecedência em relação ao que tinha sido divulgado pela própria companhia.

O firmware versão A305FDDU4BTB3 tem 1.4 GB de tamanho e traz o patch de segurança de fevereiro. Aliás, há alguns dias foi descoberta uma vulnerabilidade no Bluetooth que afeta o Android 9 Pie e o 8 Oreo, que só poderia ser corrigida com o patch mensal. Talvez, esse seja o motivo pelo qual a Samsung tenha adiantado a atualização. Se for esse o caso, isso significa que outros aparelhos também serão atualizados com antecedência em relação ao roadmap de updates da empresa.

Novo firmware para o Galaxy A30. (Fonte: SamMobile/Reprodução)

A One UI 2.0, apesar de não trazer um gravador de tela nativo para o A30, traz ícones e esquemas de cores aperfeiçoados, além dos novos gestos de navegação, tema escuro melhorado (com suporte a novos apps e widgets e papéis de parede escuros) e melhorias no Bem-estar Digital e no reconhecimento facial.

Por enquanto, os usuários brasileiros não foram contemplados com o update, mas informaremos assim que ele começar a ser liberado no Brasil.

Continue lendo

TECNOLOGIA

As diferenças entre reiniciar, suspender e desligar o computador

Publicado

em

Fonte: Patrick J. Kiger

Quem usa o computador da Microsoft já está acostumado com os 3 botões padrões do Windows: desligar, reiniciar e suspender. O que pouca gente sabe é o que cada uma dessas funções causa no aparelho. Saiba o que cada um destes modos significa e para que situações eles devem ser usados.

Botão desligar

Nas versões antigas do Windows, os modos desligar e reiniciar faziam praticamente a mesma coisa: fechar todos os programas e desligar a máquina. Porém, no Windows 8 e 10 isso mudou por conta do Fast Startup. O programa é ativado quando o usuário aperta o botão de desligar e permite que o computador ligue mais rápido na próxima vez que for usado.

Contudo, nesta opção nem todos os processos são desligados. Ou seja, os programas e arquivos são fechados, mas não o sistema operacional. Isso significa que o botão de desligar não é a melhor escolha para quem está com algum problema no hardware.

(Fonte: Jay Kunwar/Pexels)

Botão reiniciar

A opção de reiniciar, por outro lado, encerra todos os processos do computador. Isso garante uma limpeza total no aparelho antes dele ligar novamente. O lado negativo é que a máquina demora um pouco mais para ter tudo rodando normalmente. Use o reiniciar quando instalar updates e softwares ou para resolver algum erro.

Botão suspender

Quando o usuário utiliza a opção suspender, todos os seus programas e arquivos continuam exatamente da forma que você deixou. Mas tenha em mente que este modo costuma utilizar um pouco de eletricidade, ao contrário de se você desligar o aparelho.

Segundo especialistas, não tem problema utilizar o suspender quando você não tem a intenção de se ausentar da máquina por longos períodos, como sair para almoçar ou para ir em uma reunião. Contudo, no fim do dia a melhor opção é utilizar o botão de desligar.

E para quem usa Mac?

(Fonte: Luis Quintero/Pexels)

Para os que usam o sistema operacional da Mac ao invés do Windows, saiba que os botões são parecidos. Use o reiniciar quando o computador começar a apresentar erros, congelar a tela ou precisa atualizar/instalar um software. Use o botão de desligar quando você terminar suas atividades na máquina.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital