Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Ações de educação, economia e empreendedorismo são realizadas em Outeiro

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

Publicado

em

Silvano Vieira da Silva, de 48 anos, é morador da localidade de Itaiteua, localizada no distrito de Outeiro. Ele foi um dos 18 concluintes do curso ‘Cultivo de Peixes em Viveiros Escavados’, promovido pela Casa Escola da Pesca, realizado de 20 de maio a 7 de junho deste ano. A Casa Escola da Pesca (Cepe) é vinculada à Fundação Escola Bosque (Funbosque), que é parte integrante da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

“Eu não sabia a hora de alimentar e nem sobre o oxigênio do peixe e como preparar o tanque. Eu aprendi mesmo”, revelou Silvano. Rose de Souza, de 47 anos, também aproveitou o treinamento. “É o primeiro curso nessa área. Aprendi coisas que já coloco em prática. Pretendo ampliar o meu trabalho nessa área”, contou a moradora das proximidades do igarapé do Jararaca, no distrito.

A certificação do curso ligado à piscicultura foi uma da série de ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Belém e oferecidas aos moradores de Outeiro na manhã desta quinta-feira, 12, e que contou com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho. A programação ocorreu na sede da Casa Escola da Pesca, em Itaiteua.

As ações realizadas em Outeiro foram acompanhadas pelos titulares da Secretaria de Economia (Secon) e Semec, da Agência Distrital de Outeiro, da presidente da Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque (Funbosque), outras autoridades e lideranças comunitárias.

Outras ações – Além da certificação do curso, com carga horária de 40 horas, foi assinado um ato para a aquisição de 28 mil alevinos (forma jovem dos peixes), da espécie tambaqui, de rações e a estruturação de tanques para produção de peixes.

Também foi entregue um micro-ônibus para atender ao serviço de transporte escolar na ilha e, ainda, entregues mais de 500 filhotes de patos a 70 famílias, com a proposta de reprodução da ave para atender à demanda de consumo no período do Círio de Nazaré de 2020.

Investimentos – De acordo com a Semec, o investimento na compra do veículo escolar foi da ordem de R$ 227 mil, recurso proveniente do Governo Federal.

A quantidade de peixe a ser adquirida pela Secon, assim como a ração, será distribuída aos moradores de Outeiro, sobretudo aos produtores.

“Fico satisfeito com o investimento feito na infraestrutura da unidade da Casa Escola da Pesca, na questão pedagógica, e mais ainda, na parte humanitária, no investimento em pessoas”, disse Zenaldo Coutinho.

O prefeito destacou a articulação da Secon para garantir renda às pessoas. “É importante também olhar para o indivíduo, sobretudo, diante da crise econômica atual. Por isso, estamos aqui para garantir fontes alternativas de renda. E, assim, estamos aqui juntando os esforços da Secon, Funbosque e Casa da Pesca”, complementou o prefeito.

Gastronomia – Zenaldo Coutinho também visitou as obras da Escola de Gastronomia de Outeiro. Ainda no mês de outubro deste ano, a Prefeitura de Belém deve inaugurar o espaço educacional, que é localizado no bairro de Itaiteua e gerido pela Casa Escola da Pesca. Vários cursos e formação serão oferecidos no espaço, dentre eles, o de cozinheiro e de manipulador de alimento.

O prefeito também visitou, ainda em Outeiro, a escola Monsenhor José Maria de Azevedo.

Texto: Sérgio Chêne
Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital