Conecte-se Conosco

MUNDO

Aeroporto da Finlândia investe em cães para ‘farejar’ a Covid-19

Foto: Reprodução / Fonte: O Liberal

Publicado

em

Desde a última semana de setembro, todos que desembarcam no aeroporto de Helsinque, na Finlândia, passam por um teste bem diferente para detectar possíveis sinais de infecção da Covid-19. Uma equipe de cães foi treinada para farejar os passageiros. Aqueles os quais os peludos indicam resultado positivo são encaminhados para um posto específico dentro do aeroporto.

E como funciona? O teste é realizado com um lenço passado na pele do viajante, colocado em uma espécie de copo e dado para o cachorro cheirar. Se o bicho detectar sinais da Covid-19, fará um sinal. Pessoas alérgicas ou que tenham medo de cães não precisam se preocupar. Os passageiros não terão contato direto com os animais. 

Agora, por que usar cachorros para desempenhar essa missão? Um estudo francês recente descobriu que cães treinados para cheirar a diferença entre o suor de pessoas saudáveis e de infectadas tinham 95% de certeza nos diagnósticos. Além disso, o trabalho realizado por eles é mais rápido, preciso e barato do que os atuais testes para Covid.

Atualmente, dez catioros desempenham a tarefa. Todos com experiência anterior em detecção de odores. Cada turno é composto por quatro cães. Enquanto dois trabalham, outros dois estão de folga. O serviço é voltado principalmente para quem chega de fora do país e o programa-piloto está previsto para durar quatro meses.

Por Rodrigo Vieira

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552