Conecte-se Conosco

TURISMO

Alter do Chão vira capital turística do mundo durante Çairé 2018

Publicado

em

Alter do Chão está sendo o ponto de encontro de um grande número de turistas do Brasil e do mundo que estão movimentando a economia e renda da Vila Balneária por conta da Festa do Çairé. Desde a abertura do evento religioso e cultural, realizada ontem, quinta-feira (20), as pousadas e hotéis chegaram ao limite de acomodações. O vai e vem das catraias – pequena embarcação – e lanchas conduzem os visitantes e turistas para a Praia da Ilha do Amor e outros pontos turísticos próximos a Alter.

Expedição Rally Ambiental – Çairé dos Botos veio de Parintins (AM) conhecer a Festa do Çairé

O Advogado Afonso Rodrigues, natural de Parintins (AM), chegou na noite de quinta-feira (20) com um grupo de 50 pessoas através da Expedição Rally Ambiental – Çairé dos Botos. Vieram em carros, motos e gaiolas por meio do esporte. Afonso disse que é a primeira vez que prestigiam o evento e por isso a expectativa é grande. “Parintins e Alter do Chão tem uma relação cultural muito forte, em função destas duas grandes festas na Amazônia, que é o Çairé e o Festival de Parintins e sem falar nesta beleza natural exuberante que Alter possui. Nossa expedição, por meio do Rally, está trazendo 50 trilheiros e nessa aventura toda, chegamos todos sujos, “quebrados”, mas a gente tá aqui e esse prazer ninguém tira da gente. Tem pessoas que estão vindo pela primeira vez e estão encantadas. Até mesmo porque Alter do Chão tem essa magia, esse encanto e as nossas expectativas são as melhores”, destacou.

Nelma Viana e amigas são naturais de Macapá e encantaram-se com Alter do Chão

Nelma Silva Uchoa Viana é natural de Macapá (AP) e falou do seu encanto com as características rústicas da Vila Balneária de Alter do Chão e da segurança na navegação das catraias para a Ilha do Amor. “Eu achei muito bonita a natureza, uma tranquilidade que em cidade de maior porte a gente não vê. Não fomos abordados por vendedores, pois tem locais que a gente visita que até nos incomodam, e achei interessante aqui não ter. Achei interessante e bastante seguro a questão de todos usarem o colete para fazer a travessia para a Ilha. Os catraieiros com certeza foram capacitados para nos atender bem.”

A turista comentou ainda que por ser a primeira vez que visita Alter do Chão e a Festa do Çairé não pode fazer uma relação do antes e depois, no entanto irá recomendar a viagem para quem quiser. Nelma mencionou que está em Alter a convite da amiga Zoraima Cruz, que esteve outras vezes em turismo na Vila, gostou do Lago dos Botos e elogiou a estrutura.Catraias conduzem durante todo o dia turistas até a Praia da Ilha do Amor

Daniela de Sousa Coutinho, do Hotel Borari, informou que a capacidade de hospedagem no hotel está quase na totalidade e que turistas nacionais e internacionais estão hospedados no estabelecimento. “O Hotel já está com poucas vagas. Temos turistas da Holanda, de Brasília, Manaus e Mato Grosso”.

“Chegamos terça feira (18) em Santarém e ontem viemos para Alter do Chão. É a quarta vez que venho e as expectativas são as melhores, estamos prontos para aproveitar tudo o que Çairé tem a nos oferecer”, ressaltou o turista de Mato Grosso Luiz Alberto Domin.

Turistas do Rio de Janeiro apaixonaram-se pelas belezas naturais da Vila

Maria das Graças Grips Pinelli, da cidade de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, é estreante no Çairé e disse estar encantada com as belezas naturais de Alter do Chão. “Estou vindo pela primeira vez, estou começando a conhecer Alter do Chão. Chegamos ontem no fim do dia, por enquanto está tudo muito agradável, acredito que vai ser muito bom, mas ainda não tenho impressões definitivas. A natureza é muito bonita e vamos sair agora para passear de barco e ver como é o outro lado do rio, as belezas naturais. Somos onze pessoas encantadas por Alter do Chão”, frizou.

Pedro Pereira Castro, gerente do Hotel Mirante da Ilha, falou que de acordo com o que o hotel planejou está tudo a contento, quanto a reservas. “Nesse momento a expectativa está boa. Foram feitas todas a reservas e a maioria dos turistas que a fizeram já estão acomodados. Está muito boa a procura e a expectativa que a gente tinha foi alcançada. A maioria das reservas foram feitas por turistas do sul do Brasil, de Manaus, Belém e aqui da nossa região.

Veja outras caracteristicas do Çairé

Advan Andrade, chefe da sessão de Pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém (Semtur), está coordenando a coleta de dados para traçar o perfil da demanda turística do Çairé 2018 e disse que a presença dos turistas do Brasil e do exterior nesta sexta-feira (21) é notória. “O trabalho da pesquisa está sendo realizado na praça 7 de setembro e também na praça do Çairé. Até o momento está sendo muito satisfatório a pesquisa, estamos alcançando os nossos objetivos. Os turistas estão nos atendendo bem. Temos turistas do Chile, da Holanda, de Brasília, Manaus, dentre outros.”Equipe realizando pesquisa de demanda turística

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual