Conecte-se Conosco

CIDADE

Alunos da Escola General Gurjão assistem peça teatral que retrata o trânsito

Publicado

em

Rose Barbosa/Comus

Aprender sobre segurança no trânsito de forma lúdica. Foi o que vivenciaram na manhã desta sexta-feira (17), os alunos da Escola Estadual General Gurjão. Agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran)apresentaram a peça teatral denominada de “Encantados do Trânsito”, que de maneira didática e divertida relata os bons e os maus comportamentos dos personagens. A programação ocorreu no salão de atendimento da Escola Pública de Trânsito do órgão, localizada na Generalíssimo Deodoro.

A finalidade da peça é fazer com que a criança aprenda desde cedo o certo e o errado no trânsito. “Nós estamos utilizando esse instrumento que é o teatro para falar principalmente com este público infantil. Temos percebido que no final da apresentação eles assimilam a mensagem repassada. Estreamos a peça no municípío de Paragominas e agora estamos fazendo parcerias com as instituições de ensino para que um número bem amplo de alunos assistam o nosso trabalho”, destaca a coordenadora de trânsito do Detran, Linda Cantuária.

A primeira escola a conferir a encenação foi a General Gurjão, localizada no bairro da Cidade Velha. As crianças que visitaram a EPT tem entre oito a 10 anos. No final da apresentação, os alunos demonstraram o que aprenderam. As alunas Maria Clara,Aimee Silva e Maria Eduarda, quando questionadas, já sabiam a respota na ponta da língua: “aprendemos que devemos ter respeito com os outros, não atravessar fora da faixa, não pode andar três ou cinco pessoas na moto e tem que usar o capacete”.

Para a professora Tamara Silva, que acompanhou a programação com mais outros dois docentes da escola, a principal mensagem transmitida pela peça Encantados do Trânsito foi o respeito. “É importante repassar para os alunos que quem dirige ou anda a pé deve ter consideração um pelo outro. É muito importante a integração entre os órgãos públicos. Foi isso que vimos aqui”.

Espaço– Além de conhecer os personagens, os alunos visitaram o espaço educativo do Detran e conheceram um pouco das diferenças do trânsito de antes para o atual. O gerente da Escola Pública de Trânsito, Carlos Valente, deu uma breve aula para as crianças sobre regras de trânsito. Ele ressalta a interatividade demonstrada pelos alunos. “A Escola General Gurjão já tem um bom trabalho desenvolvido com os alunos sobre trânsito. Sentimos aqui que eles responderam às nossas orientações sobre regras. Isso demonstra que no futuro eles tem tudo para ser condutores exemplares”.

Valente ressaltou, ainda, que a EPT tem um ampla programação educativa e está à disposição das instituições, sobretudo escolas públicas ou privadas, para desenvolver atividades que visam um trânsito seguro.

Serviço: A Escola Pública de Trânsito funciona na Generalíssimo Deodoro, 1340, entre Nazaré e Braz de Aguiar.

Telefone: 3263-6399

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual