Conecte-se Conosco

Sem categoria

Escola Manuela Freitas lança hoje filme sobre Belém

Publicado

em

Para a estudante Tassiane Silva, aluna que faz a protagonista da história, a intenção do filme é que as pessoas possam ver Belém com outros olhos, para se encantar com a cidade.

Os alunos da Escola Municipal Manuela Freitas despontam na produção audiovisual independente com o projeto Ver-o-Curta, da própria escola. As turmas do 7º e 8º ano já produziram cinco curtas e agora lançam o média metragem “Belém dos Meus Encantos”, que faz uma homenagem à cidade de Belém. A estreia do filme será na quinta-feira, 13, às 14h30, no Cine Olympia.

O filme é todo produzido por alunos e ex-alunos da rede municipal, sob coordenação da professora Walcilea Cardoso. O roteirista, Saulo Moraes, é ex-aluno da EM Manuela Freitas e explica que a mensagem principal do filme é incentivar o olhar diferente para a cidade. “O ‘Belém dos Meus Encantos’ é para todas as pessoas, principalmente as que não valorizam a nossa cultura, para nós mesmos, que preferimos consumir produtos de fora, e nem sabemos o que tem de bom aqui dentro. É uma mensagem social e política para a cidade. Como aluno do município, entendo que é nossa obrigação também zelar, respeitar e valorizar a cultura de Belém”, destaca Saulo.

A produção conta a história de Júlia, uma garota paulista que vê sua realidade modificada depois que sua família se muda para Belém em busca de novas oportunidades de vida. A visão de Júlia sobre a capital paraense é estereotipada, de uma cidade sem cultura ou desenvolvimento social. A história se desenvolve na área da escola, onde Júlia passa a estudar com Stephane, uma garota que exagera ao defender a cidade mesmo não a conhecendo bem. As duas, claro, não se dão bem logo de cara. Na missão de mostrar para a novata como é realmente Belém, os alunos apresentam uma parte da história da cidade e a cultura do povo belenense, com sua linguagem e comidas típicas.

O elenco é composto por dez alunos, de 12 e 13 anos. Para Tassiane Silva, aluna que faz protagonista da história, a intenção do filme é que as pessoas possam ver Belém com outros olhos, para se encantar com a cidade. “É despertar o interesse em conhecer as riquezas que nossa cidade tem e valorizar nossa cultura”, conta a garota. “Belém tem muitas coisas boas. Tem mais coisa bonita que a gente precisa enxergar além do que já é batido”, completa Maira Martins, que faz Stephane, a defensora “cabeça quente” de Belém.

Henrique Fagundes, ex-aluno da Manuela Freitas e diretor do filme, explica que o longa busca reforçar a ideia de conhecer onde se vive. “O filme vem reforçando a ideia de conhecer antes de julgar, de saber por onde a gente anda, conhecer mais Belém, priorizar o que é nosso. A mesma mensagem que a gente quer transmitir para o público, a gente vem conversando com os alunos, do cuidado que é preciso ter com a cidade, de enxergar o lado do próximo”, explica.

Por ser passado dentro da escola, o filme mostra também problemas da juventude e a superação da dificuldade dos alunos com déficit de atenção em serem inseridos no cotidiano escolar, a complexidade dos professores e outros alunos em lidar com o que é diferente. A inspiração veio de um dos alunos que atuou no filme, que tem déficit de atenção e sente na pele como é feito o trabalho inclusivo dentro da escola.

Projeto – O projeto Ver-o-Curta surgiu há cinco anos, dentro do projeto Manuela Conta. Nas aulas de informática, que são lecionadas pela professora Walcilea Cardoso, os alunos produziram uma história fantástica com o imaginário popular que virou livro e posteriormente foi feito um curta com roteiro baseado no livro. “A Maldição do Meio Dia” foi o primeiro trabalho da turma. “Gravamos com câmera de celular e com uma filmadora emprestada. Daí, a gente passou a ter mais cuidado na produção, na elaboração do projeto”, Walcilea lembra. As produções da turma já trataram sobre bullying, superação, imaginário popular e agora eles focam na valorização da cultura e história de Belém. Os curtas estão disponíveis no canal “Léa Cardoso”, no Youtube.

Serviço:
A estreia do filme “Belém dos Meus Encantos” será no dia 13 de setembro, às 14h30, no Cine Olympia. Entrada Gratuita.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual