Conecte-se Conosco

BELÉM

Ambulancha Marajoara é entregue reformada à população ribeirinha

Fonte: Agencia Belem Foto: Reproducao

Publicado

em

A ambulancha fica estacionada na base descentralizada do Samu, no porto da ilha de Cotijuba. Serve de apoio para a equipe que está disponível 24 horas para ocorrências.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entregou na manhã de quarta-feira, 22, no Iate Clube, a ambulancha Marajoara totalmente reformada para atender as comunidades ribeirinhas, oferecendo maior suporte às necessidades de remoção de pacientes que necessitem de atendimentos de urgência e emergência.

O titular da Sesma, Sergio Amorim, disse estar satisfeito ao entregar aos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e à população ribeirinha um equipamento reformado, seguro e com uma estrutura moderna para atendimento e transporte dos pacientes.

“Reformamos totalmente a lancha para colocar à disposição da população um serviço de qualidade e para oferecer aos servidores um instrumento de trabalho que proporciona um atendimento ágil e eficaz”, disse. Amorim destacou que a comunidade pode acionar a ambulancha via o número 192, do Samu.

A ambulancha Marajoara possui cerca de sete metros de comprimento e capacidade para até seis pessoas, dentre equipe médica, paciente e acompanhante. “O equipamento oferece o transporte de pacientes e assistência pré-hospitalar móvel em águas ribeirinhas, podendo atracar também em margens e praias, atendendo às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica”, explicou o coordenador geral do Samu, Leonardo Lobato.

A ambulancha fica estacionada na base descentralizada do Samu, no porto da ilha de Cotijuba. Serve de apoio para a equipe que está disponível 24 horas para ocorrências.

Para a socorrista Simone Cruz, que atua há 26 anos no Samu e faz parte da equipe de Cotijuba, receber a lancha reformada é uma grande satisfação para os servidores e para a comunidade ribeirinha, que será a mais beneficiada. “A lancha permite um rápido acesso e locomoção e possibilita um atendimento direcionado promovendo sempre a sobrevida do paciente”.

Há sete anos no Samu e há três como condutor de ambulancha, Azonildes Azevedo ressaltou a importância do equipamento para a população ribeirinha. “A população das ihas convive com situações adversas e necessitam quase que exclusivamente do nosso transporte. A Marajoara dará todo esse suporte que eles precisam”.

Durante a reforma da Marajoara, apenas a ambulancha Thaynara prestava o serviço de atendimento de urgência e emergência à comunidade. Com a entrega da Marajoara, o Samu contará com as duas ambulanchas, uma como titular e a outra como reserva.

BELÉM

Zoonoses abre inscrição para a cirurgia de castração de cães e gatos em Belém

Publicado

em

A inscrição para a castração dos animais é gratuita e pode ser feita até segunda-feira (2), de 8h às 13h, no Ver-o-Rio.

Zoonoses abre inscrição para a cirurgia de castração de cães e gatos em Belém

O Centro de Controle Zoonoses (CCZ) iniciou nesta sexta-feira (28) a inscrições para o procedimento de castração de cães e gatos, no Castramóvel, em Belém. A inscrição para a castração dos animais é gratuita e pode ser feita até segunda-feira (2), de 8h às 13h, no Ver-o-Rio, no bairro do Umarizal.

O Castramóvel é um bloco cirúrgico ambulante que oferece aos moradores de Belém que possuem animais de estimação e abandonados nas ruas. A população de baixa renda, que não tem como pagar pelo procedimento, é o público alvo da ação. A castração é fundamental para a saúde animal e do ser humano. O período ideal para se fazer o procedimento é após os 30 dias, depois da vacinação do filhote.

Continue lendo

BELÉM

HPSM do Guamá abre as portas para atendimento nesta segunda-feira, 2

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém de Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que a partir das 8h de segunda-feira, 2 de março, o Hospital de Pronto-Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, no Guamá, abrirá as portas para atendimento ao público.

Tendo em vista a transição de servidores, excepcionalmente no domingo, 1º de março, a Unidade Municipal de Saúde do Guamá funcionará 24h para dar suporte no atendimento de urgência e emergência da população.

Já no dia 2, os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme serão suspensos a partir das 8h, para que a unidade possa passar por reparos de sua estrutura, limpeza e desinfecção para recebimento de uma nova equipe assistencial, por meio de uma Organização Social (OS), em até 15 dias.

Com isso, todos os atendimentos que eram feitos na UPA, assim como todas as equipes que atuavam na unidade, serão transferidos para o HPSM do Guamá.

Continue lendo

BELÉM

Belém tem o primeiro caso suspeito de Covid-19

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém de Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que na manhã desta sexta-feira (28), o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, durante monitoramento de indivíduo que esteve em contato com o caso confirmado de Covid-19 de São Paulo, identificou que o paciente apresenta sintomas clínicos de garganta irritada, indisposição, dor articular e tosse. Portanto, tendo critérios clínico-epidemiológicos, conforme definido nos protocolos do Ministério da Saúde, para investigação do Covid-19.

Trata-se de indivíduo do sexo masculino, de 55 anos, morador de Belém, vindo de área de transmissão sustentada de Covid-19. Será realizada a investigação epidemiológica e coleta de amostra de secreção nasofaringe para pesquisa de vírus respiratório para ser encaminhada para análise no Laboratório Central do Pará(Lacen-PA).

O paciente tem sintomas considerados leves e se encontra em isolamento domiciliar, com orientações de uso de máscara, etiqueta de tosse e higiene das mãos. Ele continuará a ser monitorado pela Vigilância Epidemiológica do Município de Belém até que saia o resultado dos exames ou finalize o período de quarentena de 14 dias.

A Sesma ressalta que esta ocorrência não tem ligação com o caso do indivíduo atendido ontem em um hospital particular.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital