Conecte-se Conosco

Esportes

Após clubes europeus ensaiarem Superliga, Fifa diz que pode banir craques da Copa

Publicado

em

Foto: Reprodução

Numa verdadeira declaração de guerra, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, avisa: estará banido da Copa do Mundo o jogador que optar por participar de torneios que os clubes europeus começam a desenhar a continuidade de suas carreiras fora da atual estrutura do poder do futebol. E isso vale para Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e qualquer outro craque que optar por manter sua fidelidade ao time que defende.

Nos últimos dias, as revelações trazidas pelo projeto Football Leaks apontaram que alguns dos maiores clubes do mundo estariam avaliando a possibilidade de criar uma Superliga, liderada pelo Real Madrid e rompendo com a hierarquia do futebol mundial. Seria também o fim do monopólio da Fifa no controle do esporte.

Mas, numa resposta inédita, Infantino alerta que quem seguir por esse caminho estaria impedido de jogar uma Copa do Mundo. “Ou você está dentro ou está fora”, declarou o dirigente máximo do futebol.

No fundo, o que a Fifa tenta fazer é demonstrar que os clubes, por mais força financeira que possam ter, precisam estar dentro de uma estrutura de poder já existente e que a criação de uma liga separada seria considerada como ilegal e um torneio não reconhecido.

“Se existem jogadores que não atuam no futebol organizado, então eles não jogam no futebol organizado e isso inclui tudo: Liga das Nações, Eurocopa ou Copa do Mundo”, alertou Infantino.

De acordo com as revelações, mais de uma dezena de clubes estariam em contato para abandonar seus campeonatos nacionais e criar um evento separado, de proporções inéditas e com clubes sem precedentes. Uma primeira tentativa poderia ocorrer em 2021, incluindo gigantes como Manchester United, Liverpool, Barcelona e Juventus.

Na avaliação da Fifa, esses clubes não podem romper com a hierarquia do futebol e querer que seus jogadores também atuem nos torneios tradicionais. Um rompimento precisaria ser completo, na avaliação da entidade, que aposta que seu monopólio no controle da Copa do Mundo seja suficiente para frear as demais iniciativas.

A iniciativa de banir craques poderia começar a ser implementada já em 2022, caso o torneio de clubes de fato ocorra em 2021. Infantino admite que, ao longo dos últimos 20 anos, foram as ameaças de clubes de deixar a Liga dos Campeões que levaram a Uefa a aumentar cada vez mais os prêmios pagos na competição.

Infantino, na esperança de evitar esse racha no futebol mundial, insiste que esse é o momento de debater a criação de um Mundial de Clubes com 24 participantes e com uma receita estimada em US$ 3 bilhões. “O Mundial de Clubes é a resposta a qualquer pensamento de rompimento”, justificou.

A Uefa, porém, tem sido contra esta proposta. Sem um acordo no final do mês passado, a Fifa criou um grupo de trabalho para pensar em soluções e em um entendimento entre as confederações.

Mas a realidade é que a nova crise na Fifa exigiu que a entidade também coloque todo seu calendário internacional sob avaliação. Infantino insiste que quer a Copa de 2022 já com 48 seleções, o que obrigaria o Catar a ceder e ver alguns dos jogos ocorrendo em outros países da região.

Fonte: Estadão Conteúdo

Continue lendo
Clique para comentar

Esportes

Copa América terá reconhecimento facial para identificar torcedores

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Estadão Conteúdo

A Copa América no Brasil será o primeiro grande evento do País que contará com tecnologia de reconhecimento facial. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira durante seminário de segurança que está sendo realizado no Rio de Janeiro. A tecnologia estará disponível nos seis estádios que sediarão a competição – que acontecerá entre junho e julho – e visa identificar infratores ou procurados pela Justiça.

O sistema aproveitará as câmeras já disponíveis nas arenas e terá tecnologia integrada com banco de dados de órgãos de segurança federais e estaduais, além da Interpol. “O comitê tem condições de repassar esses dados a qualquer autoridade pública, e estamos tratando isso com o governo federal”, disse Hilário Medeiros, gerente de Segurança do Comitê Organizador Local (COL) da Copa América.

“Essa é uma tecnologia que já está consolidada no mundo e está vindo para o Brasil. A própria Arena Fonte Nova (em Salvador) já vem desenvolvendo esse trabalho. Dentro desse modelo, vai permitir que as forças de segurança pública, através de seus bancos de dados, tenham condições de captar a imagem e fazer o trabalho que precisa ser feito”, pontuou Medeiros. “Esse banco de dados é um conjunto com a Interpol e em conjunto com os órgãos de segurança pública”.

A tecnologia será monitorada junto ao Centro de Comando e Controle, que funcionará nos mesmos moldes da Copa do Mundo de 2014. “Será o primeiro evento no Brasil que vai trabalhar com reconhecimento facial”, destacou Medeiros. Ele, contudo, não soube informar o que será feito com o sistema após a Copa América. “Como vai ser em termos de legado, isso nós não estamos tratando. Estamos tratando agora do momento de operação”, completou.

Continue lendo

Esportes

O lateral-direito Michel ex-Paragominas, foi apresentado ontem no Baenão

Publicado

em

Fotos: Samara Miranda – Ascom Remo

O lateral-direito Michel, de 29 anos, foi apresentado nesta quarta-feira (24), na sala de imprensa do Baenão. O jogador foi contratado após passagem de destaque no Paragominas, onde terminou como artilheiro do Paraense, com cinco gols.

Feliz em pode atuar novamente no futebol paraense, o novo reforço assegurou que não vai medir esforços para honrar a camisa azulina na temporada. “Inicio um novo ciclo, um grande clube do Pará, espero fazer um bom trabalho e dar alegria para a torcida. Expectativa é a melhor possível, estou há quinze dias, me adaptei ao grupo. Quero mostrar o porquê da minha contratação e ajudar o Remo a chegar na Série B”, disse o lateral.

Michel projetou uma disputa pela posição com Geovane, lateral titular no Parazão. O jogador afirma que está preparado para estrear. Agora está na mão do Márcio Fernandes, respeito a decisão dele, mas se puder jogar sábado, que eu ajude e que a gente conquiste os três pontos que é o mais importante”, revelou.

Continue lendo

Esportes

Paysandu realizam último treino na capital antes da viagem para a estreia no Brasileirão

Publicado

em

Texto: Jorge Luís Totti Imagem: Jorge Luiz (Paysandu)

Já com a presença de todos os seis novos jogadores contratados, a equipe de futebol profissional do Paysandu Sport Club realizou, na manhã desta quarta-feira (24), no Estádio da Curuzu, o último treino em Belém antes da viagem para a estreia do time no Campeonato Brasileiro da Série C.

Inicialmente, o grupo se reuniu no auditório do Hotel Antônio Diogo Couceiro para discutir sobre o primeiro adversário na competição nacional, com base em vídeos e orientações repassadas pela equipe de Análise de Desempenho, em conjunto com a comissão técnica.

Já no gramado, o preparador físico Fred Pozzebon comandou um trabalho de aquecimento. Em seguida, o técnico Léo Condé dirigiu um treino coletivo em todo o campo, com várias alterações realizadas ao longo da movimentação.

Ao todo, o treinamento de hoje durou aproximadamente duas horas. À tarde, os jogadores irão repousar, mas se já vão se reapresentar no início da madrugada de amanhã para o começo da viagem que tem como destino final a cidade de Erechim, local da partida contra o Ypiranga-RS, pela rodada de abertura da Terceirona, no próximo sábado (27), às 17h15, no Estádio Colosso da Lagoa.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Destaques

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com