Conecte-se Conosco

EDUCAÇÃO

Aulas na TV estão de volta com o Programa Educa Belém

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Publicado

em

A partir da próxima segunda-feira, 3, os alunos da rede municipal de ensino terão à disposição o retorno das aulas do programa “Educa Belém – Aprendendo em Casa”, que será transmitida pelo canal aberto da Rede TV, canal 47. A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), é uma forma de levar aos alunos a possibilidade de terem acesso aos conteúdos do ano letivo no período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

Os temas das videoaulas são todos elaborados pela equipe técnica da Semec com base nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltados para educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e serão atualizadas semanalmente, cumprindo o cronograma de aulas e atividades de cada ciclo.

Segundo a coordenadora da diretoria de Educação, Ana Célia Carvalho, as aulas remotas têm como principal objetivo atender as necessidades de continuidade da escolarização das crianças. “Com as teleaulas os alunos que estão em casa não perdem o contato com o ano letivo. Posteriormente com a possibilidade do retorno das aulas presenciais, as teleaulas vão complementar as atividades que ocorrerão de forma híbrida, ou seja, um percentual de alunos na sala de aula e outro de forma remota”, explicou.

Aulas – A novidade nesta retomada são os horários fixos para o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), com aulas de contação de histórias e incentivo à leitura, e para o Centro de Referência em Inclusão Educativa (Crie) Gabriel Lima Mendes, com atividades especificas para os alunos especiais. As aulas dos componentes curriculares como ciências, português, história, geografia, matemática, sociologia e artes são todas voltadas para potencializar a capacidade intelectual dos alunos, interligando vário saberes, como a música, a dança e outros.

Para a professora de arte Darcilene Batista, as aulas pela televisão possibilitam novos olhares no saber e no fazer pedagógico, contribuindo na formação dos alunos para que eles consigam potencializar a criatividade. “O uso desta tecnologia promove a aprendizagem para educar o olhar, motivar e desenvolver a criatividade dos alunos e seus pais, contribuindo com o fortalecimento do vínculo familiar nesse novo contexto”, destacou.

O programa terá tradução em Libras, duração de duas horas e meia, com exibição de segunda à sexta-feira para todos os alunos e será veiculado de acordo com os ciclos dos alunos.  Pela manhã vai atender os alunos dos Ciclos I, II e III, que corresponde do 1º ao 7º ano. E a tarde serão atendidos os alunos do Ciclo IV, que corresponde do 8º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

Blog – O Núcleo de Ensino Fundamental (Nuenf) continua disponibilizando as atividades on-line pelo blog https://semecbelemnasuacasa.blogspot.com/, que já registrou mais de 66 mil acessos, para os alunos dos Ciclos III e IV e EJA, da 1ª a 4ª Totalidade, que podem ser acessadas de qualquer computador, tablet ou celular.

Todo o conteúdo gravado nos meses de maio de junho estão disponíveis pelo canal Educa Belém no YouTube, dando a possibilidade aos alunos de os revisarem a qualquer momento.

Materiais – A secretaria também disponibiliza para os alunos o kit pedagógico para os alunos das unidades de educação infantil, contendo giz de cera, lápis de cor, massinha de modelar e outros itens para auxiliar nas atividades. Além das indicações de atividades lúdicas com músicas, pinturas e brincadeiras, para o estreitamento de vínculos familiares.

Por: Amanda Cardoso

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual