Conecte-se Conosco

ENTRETENIMENTO

Belém das Ilhas faz um convite para conhecer o melhor de Belém no verão

Publicado

em

A estrada que vamos pegar a partir desta segunda-feira, 1º de julho, é pelo rio. Os sons de buzinas serão trocados pelos dos pássaros, os que gostam de desbravar os furos dos rios, neste verão, o rio de Belém, das ilhas de Belém.

A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), inicia a partir desta segunda-feira, começo do Verão 2019, uma série de reportagens especiais mostrando alguns dos rios que cercam a capital paraense e traz, ainda, opções de lazer com igarapés, restaurantes e trilhas.

Série especial – Uma cidade cercada por rios, com 39 ilhas ao redor, a capital paraense ganhou destaque nacional e internacional por apresentar paisagens paradisíacas, que nesta série foram capturadas pelo repórter fotográfico Fernando Sette, que eternizou, em cada imagem, os pontos escolhidos para a série especial. “Redescobrir lugares próximos a Belém é uma experiência fantástica. A cada restaurante visitado era um susto que eu tomava, ao ver a estrutura e o quanto as pessoas podem curtir em ilhas próximas, como a do Combu”, destaca Sette, que traz no currículo premiações em concursos da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA).

Para a estudante de jornalismo, Jamyla Magno, que participou de cada visita às ilhas, a oportunidade foi incrível. “Foi a primeira vez em que tive a oportunidade de ir ao Combu e eu fiquei encantada com tudo que vi e conheci”, lembra. “Quando eu vi Belém, pela primeira vez, do meio do rio, as perguntas que eu tinha em mente mudaram. Eu queria saber mais sobre os serviços que os restaurantes oferecem, queria conhecer as pessoas que moram nas comunidades”, disse a estudante.

Durante os próximos dias, o internauta vai poder conhecer mais sobre o deslocamento às ilhas, saber quais opções de restaurantes podem ser encontrados do outro lado do rio, dicas de passeio e opções de trilhas guiadas por ‘seu’ Ladir, um senhor de 77 anos, que conduz turistas pelo terreno da família, localizada da ilha de Boa Vista. E, ainda, depoimentos dos que moram próximos ao rio, como a estudante Belisa Amaral, de 24 anos, graduanda de jornalismo.

“A minha descendência indígena me permitiu ter uma relação mais intimista com o rio, acredito nas lendas contadas pela minha avó e acho muito legal que seja o turismo seja valorizado para perto das comunidades ribeirinhas, mas sem invadir o espaço delas e sem que seja vendido como um espaço exótico apenas para lucrar”, comentou Belisa.

Fabiana Cabral, gestora da Comus, acredita que a série será um meio convidativo para quem ainda não conhece as ilhas que rodeiam Belém, ter a oportunidade de conhecer. “Tem gente que pensa que Belém tem apenas a ilha do Combu, mas temos muito mais que isso. Temos outros espaços tão atrativos quanto o Combu e com opções fantásticas para o lazer”, disse.

Continue lendo
Clique para comentar

CURIOSIDADES

Descoberta nova candidata a super-Terra a apenas 5,2 anos-luz do Sol

Se confirmada, existência do corpo celeste torna ainda mais interessante o sistema planetário mais próximo de nós

Publicado

em

A estrela Proxima Centauri e o pequeno planeta rochoso que a orbita: ao que tudo indica, o sistema tem pelo menos mais um componente. Crédito: ESO/M. Kornmesser

Uma análise das mudanças cíclicas no espectro de luz emitidas por Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, sugere que ela pode ser orbitada por um segundo planeta. Mario Damasso, do Observatório Astrofísico de Turim, pertencente ao Instituto Nacional de Astrofísica da Itália (INAF), e uma equipe internacional de cientistas apresentaram dados sugerindo que esse planeta candidato orbita Proxima Centauri a cada 5,2 anos e pode ser uma “super-Terra”, com uma massa maior que a da Terra, embora muito menor que a dos gigantes gelados do Sistema Solar, Urano e Netuno. O artigo a esse respeito foi publicado na revista “Science Advances”.

Se sua existência for confirmada, esse planeta poderá fornecer informações sobre como os planetas de baixa massa se formam em torno de estrelas de baixa massa. Também poderia desafiar modelos de como as super-Terras nascem; acredita-se que a maioria se forma perto da “linha da neve”, a distância mínima de uma estrela na qual a água pode se transformar em gelo sólido. Mas a órbita do planeta candidato está muito além desse ponto ideal.

Um estudo anterior de Proxima Centauri usando o Atacama Large Millimeter/submilimeter Array (ALMA), um observatório astronômico no norte do Chile, havia relatado uma fonte desconhecida de sinais do espectro de luz que poderia pertencer a um segundo planeta ou simplesmente ter sido produto de uma galáxia vizinha ou um fenômeno não relacionado. Para entender melhor se o sinal se originou em outro planeta que orbita a estrela, Mario Damasso e colegas analisaram uma série temporal de 17,5 anos de velocidades radiais de alta precisão usando um método de detecção de exoplanetas que rastreia o espectro de luz de uma estrela.

Oscilação

O método da velocidade radial baseia-se na gravidade e no efeito Doppler, no qual a luz aumenta ou diminui em frequência como fonte e os objetos observados se movem em direção ao ponto de referência ou afastam-se dele.

Se esse espectro oscila entre vermelho e azul, isso indica que a estrela está se movendo na direção da Terra e afastando-se dela em intervalos regulares, um ciclo geralmente causado pela presença de um corpo em órbita. Os pesquisadores descobriram que o sinal ocorre durante um período de 1.900 dias, sugerindo que provavelmente não está relacionado a mudanças cíclicas no campo magnético da estrela.

“Mesmo o sistema planetário mais próximo de nós pode ter surpresas interessantes”, disse à rede CNN em um e-mail Fabio Del Sordo, coautor do estudo e pesquisador de pós-doutorado no departamento de física da Universidade de Creta (Grécia). “A Proxima Centauri hospeda um sistema planetário muito mais complexo do que sabíamos, e não sabemos quantos recursos desconhecidos estão esperando para serem descobertos.”

No entanto, os autores enfatizam que são necessárias mais evidências para confirmar sua conclusão.

Continue lendo

PÔLEMICAS

WhatsApp: usuários não conseguem enviar fotos, vídeos e áudios

O assunto é um dos mais comentados do Twitter. Em poucos minutos, a hashtag #whatsappdown chegou ao trending topics mundial. As causas da instabilidade ainda não foram informadas

Publicado

em

Foto: Caio Gomez/CB/D.A Press / Fonte: Correio Braziliense

O aplicativo mais baixado no Brasil e no mundo apresenta instabilidade desde bem cedo neste domingo (19/1). Usuários não estão conseguindo enviar fotos, vídeos e áudios no WhatsApp. As causas da instabilidade ainda não foram informadas pelo Facebook, que é o responsável pelo aplicativo. Segundo relatos de usuários, há o aviso de que “Sua mensagem não foi enviada”.

No fim da manhã, usuários da plataforma começaram a informar, por outras redes sociais, que o WhatsApp aparentava voltar ao normal.  

O site Down Detector, que registra queixas de usuários em todo o mundo, já contabiliza milhares de reclamações. 

O assunto já é um dos mais comentados do Twitter. Em poucos minutos, a hashtag #whatsappdown chegou ao trending topics mundial e piadinhas e “memes” já começam a ser compartilhados nas redes sociais. 

Continue lendo

CURIOSIDADES

Youtuber cristão Pyong Lee entra no Big Brother Brasil

Publicado

em

Pyong Lee foi selecionado para o Big Brother Brasil 20 Foto: Reprodução

Com estreia marcada para a próxima terça-feira (21), a 20ª edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo, teve seus participantes divulgados na tarde deste sábado (18). Além dos que foram aprovados em uma seleção, a casa mais vigiada do Brasil vai contar com um time de famosos.

Com estreia marcada para a próxima terça-feira (21), a 20ª edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo, teve seus participantes divulgados na tarde deste sábado (18). Além dos que foram aprovados em uma seleção, a casa mais vigiada do Brasil vai contar com um time de famosos.

Um desses é o youtuber cristão Pyong Lee, famoso por seus truques de hipnose. Casado com Samy, é provável que o rapaz de 27 anos não consiga comparecer ao parto do primeiro filho já que a esposa está grávida de oito meses.

– Estou nervoso. Agora está começando a cair a ficha. Nós conversamos muito quando recebi o convite para o programa e deixei a decisão com ela. Fiquei no máximo três dias longe dela. O pior de agora é a despedida – disse o youtuber.

Descendente de coreanos, o novo brother pretende trazer os avós, que moram na Coreia do Sul, para viverem com ele no Brasil.

Por: Rafael Ramos

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital