Conecte-se Conosco

BELÉM

Belém receberá 32 pontos de semáforos com contadores regressivos

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Publicado

em

A Prefeitura de Belém continua investindo na modernização do sistema de semáforos do município e nos distritos administrativos. Nas próximas semanas, 32 cruzamentos com esse equipamento de sinalização contarão com painéis com contadores regressivos, proporcionando aos condutores uma maior noção do tempo restante para mudança de sinal.

O processo de instalação dos equipamentos começou nos cruzamentos da avenida Almirante Barroso com a travessa da Estrella, seguido para a rua Antônio Barreto com avenida Visconde de Souza Franco, avenidas Generalíssimo Deodoro com Nazaré e travessa Quintino Bocaiúva com avenida Braz de Aguiar.

De acordo com o diretor de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Marcos Chagas, a aquisição dos contadores semafóricos complementam um serviço de modernização que o órgão já vinha promovendo.

“No início do ano, fechamos parceria com uma empresa privada que possibilitou a substituição dos semáforos antigos por equipamentos mais modernos, com lâmpadas de LED, que possuem maior luminosidade, e utilização de GPS. Dessa forma, pudemos sincronizar os aparelhos para a criação das chamadas ‘ondas verdes’ para melhorar a circulação de veículos. Com mais essa novidade esperamos que haja uma melhora significativa na circulação dos motoristas, já que, tendo ciência de quanto tempo resta para mudar o sinal, a incidência de cruzamentos fechados será menor”, disse Chagas.

O processo teve início em locais de grande circulação de veículos no município de Belém, porém outras vias deverão receber os equipamentos, entre elas as avenidas Augusto Montenegro, Conselheiro Furtado, Presidente Vargas, Nossa Senhora da Conceição (em Outeiro) e Lopo de Castro (em Icoaraci) e rua Variante (em Mosqueiro).

Acessibilidade – Posteriormente à implantação dos contadores regressivos, a SeMOB dará início à implantação de 30 semáforos com dispositivos sonoros para auxiliar na travessia de pessoas com deficiência visual. Atualmente oito aparelhos desse tipo, com botoeiras sonoras estão instalados em quatro pontos do município: nos cruzamentos da travessa Padre Eutíquio com avenida Conselheiro Furtado, na travessa Presidente Pernambuco com Conselheiro Furtado, na avenida Gentil Bittencourt com travessa Quintino Bocaiúva e na avenida José Bonifácio com rua Paes de Souza.

Os novos pontos que receberão os dispositivos ainda serão avaliados pelo setor técnico do órgão, que entre outros fatores levará em conta a demanda da comunidade.

Texto: Ricardo Miranda

PREFEITURA DE BELÉM

Projeto Público Privado da Iluminação Pública realiza segunda reunião

Publicado

em

Texto: Sérgio Chêne/ Agência Belém

Na manhã de sexta-feira, 17, foi realizada, na sede da Prefeitura Municipal de Belém, a segunda reunião ordinária sobre “Preparação para Consulta Pública e Audiência Pública”, referente ao plano de trabalho do Projeto Público Privado da Iluminação Pública (PPP).

O PPP foi aprovado na Câmara Municipal de Belém no início de dezembro de 2019, o garantirá à cidade de Belém a instalação de 90 mil pontos de iluminação nos próximos dois anos, quando serão utilizadas lâmpadas de LED. O benefício com a implementação da PPP vai garantir, não apenas maior luminosidade à capital paraense, mas também uma redução no custeio da iluminação pública.

Consulta pública – De acordo com a Secretaria Municipal de Coordenação de Planejamento e Gestão (Segep), as discussões da reunião giraram em torno do edital de lançamento da consulta pública e o contrato de concessão. Estiveram à frente das exposições técnicas representantes da Caixa Econômica Federal, do Ministério de Desenvolvimento Regional e do Banco Mundial (IFC), além dos consultores dos escritórios Accenture e Madrona.

“É uma segunda reunião sobre os documentos que iremos divulgar já na consulta pública e que será objeto durante a audiência pública, que possibilitará a contratação do futuro concessionário do sistema de iluminação pública de Belém, a ser feito por meio de licitação”, explicou o diretor geral da Segep, Mauro Gaia. Ele informou ainda que o edital será publicado o mais breve possível, a fim de que a consulta pública ocorra já em fevereiro próximo e, em seguida, a audiência pública.

Representando o Conselho Gestor do Programa de PPPs do Município de Belém estiveram os titulares e técnicos da Segep e das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin), de Administração (Sead), da Auditoria Geral do Município (AGM), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) e Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) também estiveram representadas.

Ajustes – A equipe técnica da Prefeitura de Belém fará os possíveis ajustes nos documentos relacionados ao Plano de Trabalho e que, em seguida, serão encaminhados às empresas consultoras. Maria Eduarda Berto, consultora do IFC, braço privado do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), explicou a atual fase dos trabalhos, que a empresa, a qual ela representa, tem experiência nacional e internacional na elaboração de projetos, inclusive de iluminação pública.

“Esse projeto tem um caráter ambiental e social muito forte, sendo que Belém tem um parque de iluminação significativo. A estruturação do projeto se baseia na modernização integral do parque, dentro de uma tecnologia moderna e limpa, o que vai gerar uma redução de consumo significativo, o que vai trazer o aumento de segurança pública para a cidade”, detalhou a consultora.

Investimentos – André Oliveira de Araújo, gerente de clientes e negócios da Caixa Econômica, em Brasília (DF), banco responsável por esse tipo de investimentos, explicou que foi iniciada toda uma estruturação de padrão de novos projetos, com o objetivo principal de fazer projetos de infraestrutura com grande qualidade e, para esse fim, está disponível o Fundo Estruturação de Projetos (FEP), viabilizado por essa entidade bancária.

“Estamos inaugurando, aqui em Belém, a primeira safra de projetos. Esta semana fizemos a entrega qualificada de sete conjuntos de documentos que serão submetidos à consulta pública e posteriormente à licitação. A ideia é de publicarmos a licitação em abril deste ano. É um projeto de mais de R$ 150 milhões de reais e sem nenhum aumento na conta de energia. É um início de um ciclo”, reforçou o gerente.

Continue lendo

CIDADE

Semma informa sobre bloqueio de via e desligamento de energia para o serviço de poda em Nazaré

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A Prefeitura de Belém informa que haverá interrupção no serviço de fornecimento de energia elétrica e interdição total no trânsito no próximo domingo, dia 19, das 8h às 14h, na travessa Dr. Moraes, entre Brás de Aguiar e avenida Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, para a realização do serviço de poda de árvores, naquele perímetro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) recomenda que não sejam deixados veículos estacionados naquela área.

A operação contará com apoio de agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), que fará o bloqueio da via dos serviços, uma hora antes do serviço se iniciar. Dois agentes de trânsito prestarão orientações aos condutores para que acessem as vias paralelas, rumo aos seus destinos finais.

Por: Hugo Tomkiwitz

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Prefeitura realiza Ação em Saúde no residencial Viver Primavera

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), levará neste sábado, 18, das 8h às 12h, diversos serviços em saúde aos moradores do residencial Viver Primavera, localizado no Tapanã.

Serão ofertados atendimento médico, odontológico e oftalmológico; vacinação; emissão do cartão SUS; exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU); e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Esta é a segunda edição que a ação é realizada no residencial. A primeira foi em 2019, levando os principais serviços aos moradores.

Texto: Suênia C.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital