Conecte-se Conosco

ESPORTES

Belém sedia Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de rodas

Publicado

em

 

Por Karla Pereira/Comus

 

Nove equipes representam seus Estados no Campeonato Brasileiro da 3ª Divisão de Basquete em Cadeira de Rodas, que começou nesta terça-feira, 11, e segue até o sábado, 15, com os jogos sendo disputados na quadra da Associação do Centro Social dos Suboficiais e Sargentos de Aeronáutica de Belém, o Cassazum, no bairro do Marco, que sediou a cerimônia oficial de abertura dos jogos.

O campeonato é promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC). Equipes de São Paulo, da Bahia, do Maranhão, de Santa Catarina e do Pará participam da competição.

Antônio Lopes, de 41 anos, é um dos 100 atletas na disputa no torneio. Desportista há cerca de dez anos, ele integra o time de Ananindeua, que representa o Pará na competição, e revelou o sentimento de fazer parte de uma competição como esta. “Quando sofri o acidente em que perdi o movimento das pernas achei que não teria como fazer mais nada, foi então que entrei para o esporte. E costumo dizer que foi ele que me resgatou para a vida novamente. E, agora, poder disputar uma competição nacional dentro de casa é maravilhoso, nos sentimos no dever de conquistar esse primeiro lugar”, disse Antônio, que também integra o programa Esporte Sem Barreiras, desenvolvido pela Sejel.

O presidente da CBBC, Valdir Moura vê chances de Belém entrar no calendário das grandes competições

Incentivo – O Esporte Sem Barreiras foi criado em 2013 e atende cerca de 100 paratletas nas modalidades basquetebol em cadeira de rodas, futsal de surdos e futebol de cinco. O programa tem como objetivo o resgate social da pessoa com deficiência através do esporte.

A capital paraense já sediou a Copa Norte-Nordeste de Basquete em Cadeiras de Rodas e agora pela primeira vez, sedia a terceira divisão do campeonato brasileiro masculino da modalidade. Para o titular da Sejel, Wilson Neto, mais essa competição na cidade mostra que Belém é uma praça esportiva de grandes eventos e, acima de tudo, um celeiro de grandes atletas. “Hoje temos atletas que já disputaram campeonatos nacionais e um evento como este vem só para ratificar a importância de se fomentar o esporte adaptado, e ele como ferramenta de inclusão social”, disse o secretário.

Para o presidente da CBBC, Valdir Moura, com o pontapé que está sendo dado, trazendo a Belém a competição da 3ª divisão, no próximo ano há a possibilidade de botar a cidade na rota de mais uma grande competição. “Nossa ideia é conseguir trazer o Brasileiro da 1ª divisão, ou até mesmo o Feminino, que é muito forte aqui no Estado, já que a cidade está muito bem estruturada para sediar estes eventos”, declarou Valdir, que agradeceu ainda o apoio da Prefeitura. “O apoio que o prefeito Zenaldo Coutinho está dando é fundamental para a nossa competição”.

A final será disputada no sábado, 15, a partir das 9h. Os três primeiros colocados sobem para a segunda divisão da categoria.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual