Conecte-se Conosco

MUNDO

Brasil assume a presidência pró-tempore do Mercosul

Foto: Reprodução/Fonte: Agência Brasil

Publicado

em

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil assumirá a presidência pró-tempore (rotativa) do Mercosul no próximo dia 17 , em Santa Fé, Argentina, durante reunião dos chefes de Estado do bloco.

A participação de Bolsonaro na 54ª Reunião do Conselho do Mercosul e países associado será precedida por uma série de reuniões entre funcionários de governos e diplomatas, que discutirão medidas para simplificar e desburocratizar as relações comerciais e institucionais entre as nações que compõem o próprio bloco e outros países.

Celebração

Em clima de celebração pelo fechamento do acordo do Mercosul com a União Europeia (UE), a delegação brasileira será chefiada pelo chanceler Ernesto Araújo, que participa, no dia 16, dos encontros preparatórios da cúpula.

Em Santa Fé, haverá também reuniões preparatórias nos dias 14 e 15 de julho, com reunião da comissão de comércio do Mercosul e uma discussão sobre o funcionamento de um mercado comum.

Na presidência do Mercosul, a delegação brasileira pretende aprofundar as providências adotadas pela Argentina, país que é o atual líder pró-tempore do bloco e que, nessa condição, presidiu com êxito as negociações com a União Europeia.

Simplificação

Atualmente, no âmbito do Mercosul, existem mais de 200 órgãos, conselhos e comissões, fator que pressiona os orçamentos do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, países que compõem o bloco.

Sob a presidência pró-tempore do Brasil, os membros do Mercosul vão checar o funcionamento e o objetivo de cada órgão ou conselho, que serão extintos, se houver comprovação de que não têm utilidade prática.

Tarifa Externa Comum

Segundo integrantes da delegação brasileira, o Brasil vai trabalhar para reduzir as Tarifas Externas Comuns (TECs), que são aplicadas na comercialização de produtos entre os membros do bloco. As TECs foram criadas no início do Mercosul para proteger a indústria de cada país e, dessa forma, evitar o monopólio da produção. Com o tempo, porém, as TECs contribuíram para que o Mercosul se transformasse em um bloco de países fechados e avessos ao comércio mundial.

O fechamento do acordo com a UE vai proporcionar, segundo a delegação brasileira, que essas tarifas sejam reduzidas para que o comércio na região se iguale às condições do bloco europeu.

MUNDO

Canadá pede ao Irã que envie para França caixas pretas do avião abatido

O primeiro-ministro do Canadá informou também que as caixas pretas “foram severamente danificadas”

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Notícias ao Minuto

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, pediu hoje a Teerã que envie para um laboratório na França as caixas pretas do avião de passageiros ucraniano que o Irã admitiu ter abatido acidentalmente em 08 de janeiro. “Apenas alguns países, como [é o caso da] França, têm os laboratórios capazes de fazê-lo [analisar o conteúdo das caixas pretas]”, afirmou o chefe do Governo canadense, citado pela agência France-Presse, adiantando que Paris já se ofereceu para ajudar.

O Irã abateu o Boeing 737 da companhia aérea Ukraine International Airlines (UIA), matando os 167 passageiros e nove tripulantes de várias nacionalidades, a maioria iranianos e canadenses (57), mas também ucranianos, suecos, afegãos, alemães e britânicos.

Apesar de recusar inicialmente o fato, Teerã reconheceu três dias depois que tinha provocado o acidente inadvertidamente, devido à situação de alerta no país na sequência da escalada de tensão com os Estados Unidos. O avião partiu da capital iraniana com destino a Kiev, capital da Ucrânia.

O laboratório francês “seria o lugar certo para enviar essas caixas e obter as informações corretas rapidamente”, prosseguiu Trudeau.

O primeiro-ministro do Canadá informou também que as caixas pretas “foram severamente danificadas”, sendo por isso “extremamente importante” que sejam examinadas com a maior brevidade possível.

“Os franceses já se ofereceram para fazer essa perícia. [Se o Irã concordar em enviar as caixas] a comunidade internacional pode estar presente durante o processo, incluindo especialistas canadenses”, frisou.

O pedido de Justin Trudeau às autoridades iranianas foi feito em simultâneo com o anúncio da assistência financeira de emergência, no valor de 25.000 dólares para os canadenses que perderam familiares no desastre aéreo.

Durante este anúncio, Trudeau reiterou que o Governo iraniano também deveria compensar financeiramente as pessoas afetadas pela queda do aparelho.

O acidente com o avião ucraniano ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

Continue lendo

MUNDO

Dubladora da Elsa, de Frozen, morre aos 21 anos

Publicado

em

Fonte: adorocinema Foto: Reproducao

Andrea Arruti era responsável por dublar a protagonista de Frozen em sua versão espanhola da América Latina.

Morreu nesta semana a atriz e dubladora mexicana Andrea Arruti, aos 21 anos de idade. Além de emprestar sua voz em parte da América Latina para Elsa, protagonista de Frozen, a moça também era conhecida por seu trabalho no anime Violet Evergarden e no game eletrônico League of Legends, no qual dublava a personagem Neeko.

A causa da morte ainda não foi revelada pela assessoria de Andrea e nem pela família. Nas redes sociais, diversos usuários dedicados a falar sobre League of Legends prestaram sua solidariedade perante o acontecimento: “Lamentamos o falecimento de Andrea Arruti, que emprestou sua voz para Neeko, e oferecemos nossas condolências a seus entes queridos”, disse o perfil latinoamericano do jogo.

Continue lendo

MUNDO

Barack Obama celebra aniversário de Michelle com declaração romântica

Publicado

em

foto: Instagram/ reprodução )/ CB

O ex-presidente dos Estados Unidos publicou momentos de carinho ao lado de sua companheira e deixou uma mensagem para parabenizá-la

Barack Obama homenageou nesta sexta-feira, 17, sua mulher, Michelle Obama, com uma sequência de fotos românticas no Instagram, por seu aniversário de 56 anos.

O ex-presidente dos Estados Unidos publicou momentos de carinho ao lado de sua companheira e deixou uma mensagem para parabenizá-la: “Em todo cenário, você é minha estrela. Parabéns, amor”.

Michelle comentou com um emoji de surpresa (:o), e a publicação recebeu mais de 4,5 milhões de curtidas na rede social. Confira:Continua depois da publicidade 

Essa não é a primeira vez que os dois demonstram amor publicamente. Em outubro de 2019, Barack Obama declarou amor à Michelle nos 27 anos de união do casal, divulgando uma foto deles abraçados observando o pôr do sol.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital