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Educação

Brasil e Espanham firmam acordo para formação de professores

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Mariana Tokarnia /Agência Brasil   

Brasília – O Brasil firmou um acordo com a Espanha para formação de professores e gestores, intercâmbio de estudantes e docentes e promoção de pesquisa em educação. Hoje (8), o ministro da Educação, Rossieli Soares, e o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, assinaram um memorando de entendimento que prevê diversas ações de formação para difundir idioma e cultura, além de construir conhecimento em ambos países. A realização dos projetos terá apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

“Nossas raízes linguísticas são muito próximas e temos muito a compartilhar. A língua não pode ser uma barreira. Temos muito conhecimento científico em ambos países. Temos muito a compartilhar sobre educação básica, formação de professores, gestão, e tantos outros pontos”, diz Soares.

O acordo prevê intercâmbio em áreas de formação docente e tecnologias pedagógicas; intercâmbio de estudantes de graduação, mestrado e doutorado; formação de docentes e pesquisadores; seminários, workshops e conferências, entre outras ações. A execução dependerá, segundo o texto assinado, da disponibilidade de recursos.

“O memorando será motor para a geração de conhecimento científico, para que sejam compartilhados não somente em inglês, mas em português e espanhol”, disse Casas. O embaixador ressalta que Brasil e Espanha já são próximos. Cerca de 150 mil espanhóis residem no Brasil e mais de 100 mil brasileiros estão na Espanha, segundo ele.

No âmbito da OEI, o acordo firmado está alinhado ao Programa Ibero-Americano de Difusão da Língua Portuguesa, que foi apresentado e aprovado pelos ministros de Educação dos países que compõem o grupo. “A nossa tarefa é, junto com os ministros de Educação dos países, executar tudo que é necessário para o projeto. Trabalhar com formação de docentes, propostas curriculares, com intercâmbio cultural”, diz o secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero.

Espanhol nas escolas

A expectativa é que o projeto de cooperação seja expandido para outros países, sobretudo os países vizinhos do Brasil, o que possibilitará levar educação bilíngue para escolas de fronteira e para outras regiões do país. Segundo Soares, a intenção é oferecer essas aulas em cerca de 30 a 40 escolas de fronteira e, posteriormente, beneficiar regiões com altos índices de imigração, como São Paulo.

“É importante para que a gente conviva e aprenda com nossos vizinhos, da mesma forma, não só olhando para a língua, mas entendendo como funciona do outro lado, qual a história, cultura, aquilo que vem do povo”, diz Soares. Ao mesmo tempo que as escolas brasileiras terão a oferta de espanhol, as escolas dos demais países que participarem do projeto terão português.

O ministro diz que todos os países vizinhos do Brasil foram procurados. A experiência deve começar pela Colômbia. Amanhã (9), o ministro visita a região de fronteira e reúne-se com representantes do governo colombiano. Argentina e Uruguai deverão ser os próximos a firmarem um acordo, segundo Soares.

Nova certificação

Também para difundir a língua portuguesa, Soares diz que está em discussão uma nova certificação do idioma, que envolverá toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), grupo formado por Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Atualmente, o Brasil tem o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celp-Bras), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicado uma vez por ano.

“É interesse dos outros países que tenhamos também um processo de certificação mais amplo que fortaleça nossa língua”, diz o ministro. O Celp-Bras e demais certificações nacionais continuarão existindo. “Será como a língua inglesa, que tem diversas possibilidades de certificações diferentes, com origens diferentes e testagens diferentes. O que importa é qual instituição aceita a certificação”.

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Educação

Enem terá duas etapas a partir de 2021, anuncia MEC

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Ministro Rossieli Soares: novo Enem deve valer a partir de 2021(foto: Reprodução)
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Em ato de homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, ministério da Educação afirmou que exame será realizado em duas etapas, de acordo com as novas diretrizes, a partir de 2021. Definição do conteúdo das provas depende da nova BNCC. “Sem pressão”, diz o ministro Rossieli

 

 Brasília – O Ministério da Educação promoveu, nesta terça-feira (20), uma coletiva de imprensa na qual foram homologas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Entre os temas de relevância apresentados pelo ministro Rossieli Soares e representantes do Conselho Nacional de Educação (CNI), esteve o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que valerá a partir de 2021.
O ministro foi breve em suas declarações a respeito do exame, mas adiantou temas relevantes. Ele anunciou que o Enem será realizado, a partir de 2020, em duas etapas. “A primeira tem relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de competências básicas”, disse ele. “O segundo dia será dedicado aos itinerários formativos. Para isso, nós teremos a construção de referenciais ainda em desenvolvimento”, afirmou. Esses itinerários podem variar de quantidade, mas envolvem, até o momento, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
 

Duas etapas

Atualmente, os milhões de inscritos fazem as mesmas provas por todo o país. “O que vai haver, de agora para frente, é o primeiro dia ainda comum a todos e, no segundo dia, será cobrada a área para a qual o aluno pretende direcionar seu futuro. Os itinerário são caminhos, percursos diferenciados”, explicou o ministro, observando que toda a matriz será, ainda, construída e depende diretamente da nova BNCC. “A estrutura do Enem observará o que o novo ensino médio está trazendo. Para fazer a mudança efetiva do exame, é preciso aprovar a base e seus referenciais para, só então, o MEC fazer a sua avaliação e construir o banco de itens.”
O ministro classificou esse processo de construção como a ser realizado “sem pressões” e foi vago quanto ao ano de implementação plena. O certo é que, em 2019, o formato segue o mesmo. “O Enem 2019 seguirá do mesmo modo, sem alterações”, disse ele, “e provavelmente 2020 teremos o mesmo formato. Deve vale a partir de 2021.”

Cecilia Motta: “Não muda o espírito do Enem”(foto: Reprodução)

Secretária de Educação Básica do MEC, a professora Kátia Smole se disse otimista quanto às diretrizes e seus reflexos no exame. “O princípio é de altas expectativas. Queremos a régua cada vez mais alta na avaliação dos alunos. Não muda o espírito do Enem, mas a prova irá se adequar”, diz. Segundo ela, não é impossível que a formação técnica e profissional, 5º itinerário anunciado, possa entrar no Enem. “É algo que ainda vamos dar sequência.”

Novo governo 

Questionado sobre o impacto do novo governo federal no exame, o ministro da Educação foi cuidadoso. “Primeiramente, cabe ao novo governo avaliar as políticas, mas aquilo que é norma deve ser cumprido. As diretrizes homologadas hoje são normas que estarão vigentes para o Brasil”, ponderou. “A construção da matriz de avaliação ficará, é claro, muito a cargo do novo governo. Não estamos encerrando nada. Estamos, ao contrário, dando um novo passo”, disse.
Nesta segunda-feira (19), o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) descartou a possibilidade de Maria Inês Fini, presidente do Inep (órgão responsável pelo Enem), assumir a pasta de educação. “Pode esquecer. Essa não esteve à frente do Enem? Está fora, cartão vermelho”, disse o presidente eleito que, em entrevista coletiva, voltou a falar de “marxismo infiltrado na educação brasileira”. Quando criticou questões do primeiro dia de exame, em 4 de novembro, Bolsonaro foi rebatido por Maria Inês. “Não é o governo que manda no Enem, disse ela, na ocasião.

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O contingenciamento está na Portaria nº 9.420, da Secretaria de Orçamento Federal, publicada em setembro
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Projeto Bau de Histórias reúne educadores de Belém

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Educadores da rede municipal de ensino reuniram, nos dias 13 e 14, no Museu Paraense Emílio Goeldi, para troca de experiências do projeto Baú das Histórias, do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube). A iniciativa é da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com o objetivo de relatar experiências e fomentar a iniciativa de usar o projeto em sala de aula.

Durante o encontro, cada escola apresentou seu trabalho e ajudou na experiência das outras escolas, uma vez que nem todas conseguem trabalhar com os livros do projeto. “É um momento muito enriquecedor para a Semec e também para valorizar o escritor paraense, além de ser muito importante para as crianças da educação infantil”, afirma Georgette Albuquerque, coordenadora do Sismube.

Dentro do Museu, os contadores de histórias ficaram em pontos estratégicos apresentando aos educadores as narrativas indígenas voltadas para o imaginário popular. A Trilha das Encantarias estava dividida em três estações: a ancestralidade, a liquidez, por Belém estar cercada por água, e o silêncio.

“A trilha foi uma tentativa de fazer com que os professores relembrassem narrativas que estavam adormecidas dentro do imaginário de cada um e que isso pudesse fazer com que eles tivessem a iniciativa de usar esse imaginário na sala de aula”, explicou Sônia Santos, professora da Unidade de Educação Infantil Providência, no bairro de Val-de-Cans, e componente do grupo de contadores de histórias Cirandeiros da Palavra, que fez a Trilha das Encantarias.

Um dos poetas que esteve presente no encontro é Juraci Siqueira. Para, cuja obra compõe o acervo do baú. “Qualquer ação que trabalhe a literatura e a arte, como um todo, é sempre bem-vinda. Ninguém ama o que não conhece e nem defende aquilo que não ama. Então é preciso que a criança conheça sua cultura, sua literatura, seus autores”, comentou Juraci. O poeta, que também é professor, contou que já teve contato com projetos semelhantes que ajudam a levar literatura para as crianças. “É sempre bom fazer parte dessa história. É gratificante estar aqui e escutar pessoas fazendo relatos a partir de sua obra, isso não tem nada que pague”, completa.

O projeto Baú das Histórias nasceu como uma biblioteca itinerante para suprir a necessidade de um espaço de leitura nas unidades que não têm espaço físico para a instalação de uma biblioteca. Cada baú vai para as escolas com um acervo de 300 a 350 livros e fica na unidade podendo transitar por todo o espaço para fomentar o início de uma biblioteca. “Tem lugares que conseguiram adaptar um espaço e o baú já começou a ter tantos livros que foi necessário colocar mais uma estante e aí, quando viu, já era uma biblioteca aquele espaço”, conta Andrea Cozzi, responsável pelo projeto.

“A gente investe na formação do leitor na primeira infância. Começa cedo o investimento nessa criança pequena, pelas histórias contadas ou cantadas. Esse encontro é um espaço para a gente compartilhar todas as experiências exitosas em leitura”, detalhou Andrea.

Por Vanessa Pinheiro/Comus PMB

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