Conecte-se Conosco

TECNOLOGIA

Câmera de tipo mutante promete revolucionar smartphones

Publicado

em

Phone Arena/Reprodução/TecMundo

A inovação das câmeras de celular tem sido uma das principais metas de diversas empresas. Entre as companhias com mais força no mercado dos dispositivos móveis está a Samsung, que continuou a trabalhar com ideias e soluções para melhorar cada vez mais a qualidade e versatilidade da captura de imagens em seus dispositivos móveis. Em 2020, a empresa pode dar o próximo grande passo, com a implementação e o uso de uma câmera mutante, com capacidade de tornar o recurso mais versátil, com maior foco e partes óticas menores.

O desenvolvimento desse tipo de tecnologia vem sendo planejado desde 2005, quando a Samsung começou a trabalhar para desenvolver um celular com uma câmera de lente líquida e capacidade de zoom ótico. Na época, porém, esse tipo de tecnologia ainda era muito caro e muito grande para ser implementado em dispositivos móveis. Por meio de uma parceria com a Varioptic, a empresa até anunciou que lançaria um aparelho com o recurso no fim daquele ano, mas o plano não se concretizou.

A partir de 2017 essa tecnologia mutante voltou à tona, quando a Varioptic se tornou parte da Corning, fabricante das películas de vidro do celular. Coincidentemente, na mesma época a Samsung começou uma parceria estratégica com a empresa, e a partir de então a câmera voltou aos planos da companhia para seus dispositivos móveis. Assim sendo, há uma expectativa grande com relação ao Samsung Galaxy S11, que contará com a nova tecnologia.

O funcionamento das lentes líquidas

Esse tipo de lente é composto por um líquido capaz de mudar de forma rapidamente. O que difere essa tecnologia é sua capacidade de alterar a angulação devido à mobilidade do material. Além disso, vale ressaltar que a mutação da lente acontece por meio de ativação remota e com uma rapidez extrema, de cerca de 1 milissegundo.

As lentes tradicionais são compostas de vários elementos óticos, uma vez que um só não é capaz de gerar resolução suficiente. No caso da câmera mutante e líquida, o diferencial é sua capacidade de contar com múltiplos elementos de design de lentes, o que possibilita maior velocidade e flexibilidade para o recurso. Essas características tornam a nova tecnologia ideal para usos que requerem posições múltiplas, em que os objetos têm tamanhos variados ou estão a diferentes distâncias da lente.

Levando em conta as caraterísticas desse tipo de lente, é possível imaginar o problema que impediu a Samsung de utilizá-lo em 2005. Sua tecnologia já era devidamente responsiva para ser aplicada na época, porém ela não dispunha de elementos tecnológicos suficientemente bem desenvolvidos para uma performance total. Para o ano que vem, entretanto, a história é outra.

Continue lendo
Clique para comentar

TECNOLOGIA

WhatsApp corrigiu vulnerabilidade que permitia invadir o smartphone

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Notícias ao Minuto

O WhatsApp veio a público anunciar a correção de uma falha, a qual estava presente nas versões Android e iOS de seu aplicativo.

A vulnerabilidade em questão permitia invadir dispositivos assim que um usuário abrisse um vídeo MP4 específico, o qual fazia uso da capacidade do WhatsApp de reproduzir vídeos em streaming.

Ao The Next Web, o Facebook informou que “não há razão para acreditar que usuários tenham sido afetados” mas, ainda assim, não é conhecida o número de pessoas que estiveram vulneráveis.

Continue lendo

TECNOLOGIA

Apple marca evento surpresa em 2 de dezembro para apps e games

Publicado

em

9 to 5 Mac/ Michaei Potuck

A Apple começou nesta segunda-feira (18) a enviar convites para a imprensa a respeito de um evento que não era esperado. A empresa vai realizar uma conferência em Nova York no dia 2 de dezembro, uma segunda-feira.

Entretanto, não espere o anúncio de um novo aparelho — os últimos lançamentos do ano em hardware devem mesmo ser os AirPods Pro com cancelamento de ruído e o MacBook Pro de 16″. Segundo a imagem oficial de divulgação, trata-se de um “evento especial honrando nossos jogos e apps favoritos de 2019”.

Por essa mensagem e a imagem com a logo da App Store em dourado, as especulações giram em torno de uma premiação dos melhores serviços do ano — tipo um Oscar do macOS e iOS. A empresa costuma fazer uma curadoria com os seus jogos e utilitários favoritos, mas nunca realizou essa divulgação em uma conferência.

Por que só agora?

Como a Apple agora oferece as próprias curadorias fechadas de conteúdo (o Apple Arcade para games e o Apple TV+ para streaming em vídeo), é possível que a companhia passe a divulgar mais esse tipo de produto. A conferência ainda não está listada no site oficial da empresa e não se sabe ainda se ela terá transmissão.

Vale lembrar que os últimos anúncios da Apple foram por meio de comunicados de imprensa, com os produtos simplemente aparecendo na loja virtual. O novo Mac Pro é o único aparelho listado como “em breve”, mas não deve ser o centro das atenções no evento e deve começar a ser vendido em dezembro.

Continue lendo

TECNOLOGIA

Os 30 produtos mais populares da Amazon na última semana

Publicado

em

Fonte: Amazon/Reprodução)

O final de novembro ainda nem chegou, mas as ofertas para o esquenta da Black Friday já estão disponíveis no site da Amazon. Há uma imensa variedade de produtos com ótimos preços para atender até os mais exigentes. Faça a pesquisa de preço, compare valores, mas corra! A maioria das promoções é por tempo limitado.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital