Conecte-se Conosco

JUSTIÇA

Candidatos a juiz farão exames

Fonte: Coordenadoria de Imprensa Texto: Will Montenegro Foto: Divulgação/AMB

Publicado

em

Terceira etapa inclui psicotécnico, sanidade física e mental e avaliações

Noventa candidatos ao cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) farão os exames psicotécnicos, de sanidade física e mental e as avaliações biopsicossociais. A Comissão do Concurso Público para o Provimento de 50 Vagas e a Formação de Cadastro de Reserva do TJPA promove no sábado, 25, e no domingo, 26, as fases correspondentes à terceira etapa do certame. Os classificados já têm acesso à consulta individual aos locais de realização da consulta médica (anamnese e exame físico), do exame psicotécnico e da avaliação biopsicossocial.

Os exames e avaliações serão conduzidos pelo organizador do concurso Cebraspe. Durante a realização, serão observadas as diretrizes e as orientações das autoridades sanitárias de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) a fim de resguardar a segurança e a saúde dos envolvidos nesta etapa, como o distanciamento mínimo necessário, o uso de máscara e a utilização de álcool 70º. As providências adotadas estão em conformidade com os atos normativos do TJPA, em especial os protocolos de segurança em saúde da Portaria Conjunta nº. 15/2020 do TJPA. A Comissão é presidida pelo desembargador Ronaldo Valle e secretariada pelo servidor Orlando Bordallo Neto.

Para o exame psicotécnico, a ser realizado no dia 25 de julho de 2020, o candidato deverá observar as instruções contidas no item 12 do Edital nº 1 – TJPA, de 6 de agosto de 2019, e suas alterações publicadas no site da Cebraspe. O exame psicotécnico, de presença obrigatória e de caráter eliminatório, consiste na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas.

A banca examinadora do exame psicotécnico será composta por dois responsáveis técnicos, um psicólogo supervisor e um psicólogo aplicador em cada sala de aplicação. Serão avaliados requisitos psicológicos necessários ao desempenho das atribuições do cargo de Juiz de Direito Substituto de carreira do Poder Judiciário do Pará, visando verificar características, tais como: a) personalidade (responsabilidade, controle emocional, relacionamento interpessoal, iniciativa, organização, capacidade de planejamento, dentre outros que se fizerem necessários); b) tipos de raciocínio (raciocínio verbal); c) habilidades específicas (atenção concentrada/sustentada, atenção difusa/dividida).

Para os exames de sanidade física e mental, a serem realizados no dia 26 de julho de 2020, o candidato deverá observar todas as instruções contidas no item 11 do Edital nº 1 – TJPA, de 6 de agosto de 2019, e suas alterações publicadas no site da Cebraspe.

Também será neste domingo a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência. A avaliação biopsicossocial analisará a qualificação do candidato como deficiente, nos termos do Decreto Federal nº 3.298/1999, e suas alterações e da Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A comissão multiprofissional será composta por dois médicos, um representante da OAB/PA e dois membros do TJPA, cabendo ao mais antigo presidi-la.

Não haverá segunda chamada para a realização das fases dos exames de sanidade física e mental e psicotécnico), bem como para a realização da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência. O não comparecimento às fases da terceira etapa implicará a eliminação automática do candidato e o não comparecimento à avaliação biopsicossocial implicará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos com deficiência

O edital de resultado provisório na terceira etapa (inscrição definitiva, exame de sanidade física e mental, sindicância de vida pregressa e investigação social e exame psicotécnico) e na avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam pessoas com deficiência será publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Pará e divulgado na internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/tj_pa_19_juiz, na data provável de 19 de agosto de 2020.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual