Conecte-se Conosco

CÍRIO DE NAZARÉ

Carros de promessas do Círio serão transferidos para CDP

Foto: Reprodução

Publicado

em

Os carros que levam os ex-votos dos fiés no Círio de Nazaré foram  conduzidos na noite desta quarta-feira (10) para o galpão da Companhia Docas do Pará (CDP) localizado no bairro do Reduto, em Belém. Ao longo do dia,  os fiéis poderam  visitar os carros que estavan  em exposição em frente à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. No total 13 carros foram  visitados.

“O carros que abrem a grande procissão do Círio. Praticamente eles só saem para as ruas durante a procissão, então esse é momento que a população tem para visitar os carros dias antes da grande festa”, disse o diretor de exposições do Círio Antônio Souza.

Foram  transportados o Carro de Plácido, a Barca dos Escoteiros, a Barca Nova, o Cesto de Promessas, a Barca com Velas, a Barca Portuguesa, a Barca com Remos, o Carro Dom Fuas, o Carro da Santíssima Trindade e quatro Carros dos Anjos.

A saída dos carros foi às 21h, percorrendo  quatro quilômetros até o galpão.  Os carros sairam  pela avenida Nazaré, seguindo pela travessa 14 de março até a Antônio Barreto, passando pela Doca de Souza Franco, em seguida pela rua Marechal Hermes, chegando ao destino final na CDP.

Antes dessa transferência, os carros  passaram  por uma reforma. Esses são os últimos ajustes antes da procissão que acontece no segundo domingo de outubro.

Os carros são símbolos de um patrimônio cultural e material da humanidade. Eles são responsáveis em levar as promessas de milhares de fiéis. Nos dias que antecedem a grande festa, as 13 alegorias passam por reparos.

“São carros muito antigos que recebem uma carga de peso muito grande durante o Círio recebendo os devotos. Então por serem carros antigos precisamos todos os anos fazer uma revisão na parte mecânica e estrutural, na pintura, então é algo de comum acontecer todos os anos”, Antônio Vieira, diretor de procissão.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual