

TECNOLOGIA
CES 2021: O que esperar da edição online da feira de tecnologia
Confirmaram presença na Consumer Electronics Show deste ano (CES 2021) os grandes fabricantes de eletrônicos mas, por conta do novo formato (somente online), o evento terá cerca de 1.800 exibidores (a versão 2020 teve 4,5 mil expositores) apresentando as novidades do mercado de tecnologia entre os dias 11 (próxima segunda) e 14.
Como o Mobile World Congress (MWC), voltada para o mercado de smartphones, acontece daqui a um mês, não devem ser vistos muitos celulares novos durante a CES 2021 – pelo menos, não os de topo de linha; talvez, linhas intermediárias ou de empresas novas.

A feira deste ano será apenas virtual.Fonte: CTA/Divulgação
Os maiores fabricantes vão transmitir seus lançamentos seus próprios canais e os pequenos, através da estrutura oferecida pela Consumer Technology Association (CTA), organizadora do evento. O primeiro dia contará com palestras da AMD, General Motors, Verizon e da própria CTA. LG, Sony e Samsung promoverão coletivas de imprensa. As inscrições para os eventos gratuitos da CES 2021 podem ser feitas no site do evento.
O que esperar da CES 2021
Hisense
A chinesa Hisense deve apresentar na feira uma nova geração de TVs a laser e telas de ponto quântico de médio alcance, além de uma linha aprimorada de sua popular TV Hisense Roku. A empresa deve levar ainda atualizações do que foi apresentado no ano passado: o híbrido projetor-televisão, TVs ULED e aparelhos com a tecnologia DualCell, que usa dois painéis de TV para aprimorar o contraste.
LG
Assim como a Samsung, a LG também tem investido em aparelhos 8K. As novidades devem incluir aparelhos com a recém anunciada tela Bendable Cinematic Sound OLED (CSO), que permite alternar entre a tela plana de uma TV e um monitor em curva. Espera-se que aconteça ainda o lançamento de modelos da Signature Series OLED R (linha de TVs com telas enroláveis) e visores OLED transparentes.
Panasonic
Além de aparelhos de linha branca e TVs de última geração, são esperadas novidades em fones de ouvido sem fio com cancelamento de ruído. A empresa japonesa lançou em 2020 o RZ-S500W, dispositivo intermediário que, mesmo se destacando pela qualidade do cancelamento de ruído, deixou a desejar na qualidade do áudio transmitido. A Panasonic (espera-se) talvez lance uma segunda geração de dispositivos mais aprimorada e com som mais equilibrado.
Philips
Segundo a própria empresa já anunciou, os lançamentos da CES 2021 se concentrarão em “produtos, serviços e soluções que levam a saúde para casa”, ou seja, nada de TVs este ano. Para a feira, a Philips desenvolveu um “bairro saudável” virtual para mostrar os produtos desenvolvidos para o segmento.
Samsung
Além de TVs 8K ODED, espera-se da Samsung uma TV transparente e um monitor emissor de luz solar, além do anúncio de novos soundbars; em 2020, a empresa lançou no mercado o HW-Q950T e o HW-Q900T, com os suportes SmartThings e controle de voz Amazon Alexa. Espera-se que, agora, seja, acrescentados controle de voz do Google Assistant e mais opções de conexão.
(Lembrando que a empresa vai lançar seu novo celular Galaxy em 14 de janeiro, ou seja, durante a CES 2021 mas não propriamente no evento.)
Sony
O mercado está de olho nas novidades em fones de ouvido com cancelamento de ruído. A empresa já tem os campeões Sony WH-1000XM4 e Sony WF-1000XM3 (os verdadeiros fones sem fio da empresa); sobre esse último, possivelmente a Sony deve apresentar um Sony WF-1000XM4 com Speak-to-Chat, cancelamento de ruído adaptável e aumento de áudio.
Espera-se que a marca leve para a feira mais novidades com a tecnologia Acoustic Surface Audio (que usa o próprio painel da TV para emitir som). A empresa acaba de lançar a BRAVIA XR, que deve estar presente à feira.
TCL
O destaque será a linha de TVs OD Zero Mini LED. Um dos modelos que deve aparecer na feira é o TCL C825 em LCD com pontos quânticos; entre os aparelhos de preços mais acessíveis, a empresa deve apresentar as TCL C725, P725 e P728.