Conecte-se Conosco

CÍRIO DE NAZARÉ

Círio chega cedo e sem incidentes à Praça Santuário

Publicado

em

Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré passa pela av. Presidente Vargas

Milhares de romeiros acompanharam o Círio de Nazaré desde cedo nas ruas estreitas de Belém

Movimento nas ruas desde cedo

A berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, chegou à Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré,  no centro de Belém,  às 11h45 deste domingo (14), após horas de romaria, completando o  226º Círio de Nazaré. Não houve registro de incidentes, a não ser os costumeiros desmaios de romeiros, no calor da procissão, mas que são prontamente atendidos pelos homens do exército, da Marinha, do Corpo de Bombeiros e da Cruz Vermelha. Pelo menos 2 mil homens estavam envolvidos com a segurança em geral do fiéis.

Ainda era madrugada quando a movimentação nas ruas de Belém já estava intensa em direção à Catedral, de onde a procissão partiu às 6h45 para cumprir a 266ª  edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré,  neste ensolarado domingo (14). Gestos de devoção e fé à padroeira dos paraenses marcaram a procissão de 3,6 km até a Praça Santuário.

A procissão começou às 6h45, acompanhada por mais de 2 milhões de pessoas, que espremiam nas ruas estreitas do centro histórico da capital paraense. A  berlinda, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, fez o trajeto até chegar à Basílica,  seu destino final, com bastante organização.   A imagem foi retirada da berlinda na entrada da Praça Santuário, onde foi celebrada uma  missa como parte de  uma das maiores manifestações de fé em todo o país.

A romaria tomou a Avenida Nazaré, por volta das 10h25, chegando ao cruzamento da travessa  Quintino Bocaiúva, rapidamente.  Logo após  dobrar na avenida Nazaré, na esquina do Edifício Manoel Pinto da Silva,  o núcleo da 5ª estação da teve a corda cortada pelos impacientes fiéis,  em frente à sede do Paysandu.  A ação desses romeiros,  que utilizaram facas para cortar um dos maiores símbolos do Círio,  provocou algum tumulto na procissão. A organização da romaria fez  campanhas, pedindo para que os romeiros não cortassem a corda antes do Colégio Santa Catarina, usando é desatrelada da Berlinda, mas,  infelizmente, não foi atendida.  Na Praça Santuário, muitos romeiros pagaram promessas, caminhando de joelho até o altar, rezando e cantando em louvor à Virgem de Nazaré que, no mesmo horário, também era homenageada em Macapá (AP), onde vivem muitos paraenses e realizam um círio idêntico ao Belém.

Romeiros agradecem por graças alcançadas à Virgem de Nazaré

CÍRIO DE NAZARÉ

A sétima romaria oficial ocorre neste sábado (19) pela manhã

Publicado

em

Foto: A Província do Pará / Fonte: Assessoria de Imprensa da Diretoria da Festa de Nazaré

A Diretoria da Festa de Nazaré premiará bicicletas e grupos de pedal.

A Ciclo Romaria, sétima romaria do calendário oficial do Círio 2019, ocorrerá neste sábado, dia 19, a partir das 8h. Criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a procissão é acompanhada por centenas de ciclistas de vários lugares.

O trajeto sairá da Praça Santuário e passará em 18 avenidas e travessas até voltar para a Praça Santuário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a estimativa é que cerca de 10 mil pessoas compareçam a romaria, entre ciclistas e pessoas que estarão assistindo ao longo do percurso, que é de 14 km.

A previsão de conclusão da procissão é de aproximadamente 2h. Como em anos anteriores, as três bicicletas que se destacarem na decoração e criatividade inspirada em Nossa Senhora de Nazaré serão premiadas pela Diretoria da Festa de Nazaré. “Desde o ano passado começamos a premiar também o maior grupo de pedal que estiver representado com sua camisa, o que permanece este ano”, acrescenta o diretor de procissões, Antônio Souza.

Percurso da Ciclo Romaria: Praça Santuário, Avenidas Magalhães Barata, José Bonifacio, José Malcher, 09 de Janeiro, Antonio Barreto, Doca de Souza Franco, Domingos Marreiros, Alcindo Cacela, José Malcher, Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedêlo Correa, Gentil Bittencourt, 03 de Maio, Conselheiro Furtado, Generalíssimo Deodoro, Rua dos Caripunas, Quintino Bocaiúva, e retorno na Av. Nazaré, rumo à Praça Santuário. 

O Círio 2019

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Dufry do Brasil, Esamaz, Gráfica Miriti, Grand Mercure Hotel, Grupo Líder, Hospital Porto Dias, Ita Center Park, Magazine Luiza, Refrigerantes Cerpa, Reicom, Reinafarma, Sicoob Transamazônica, Tramontina, Unimed Belém e Vale. Como apoiadores master Celpa, Eletronorte, Cesupa, Imerys Rio Capim, CN Produções e DiCasa/ Coral. E mais os apoiadores Affa Engenharia, Albano Martins Advogados, Alucar, Aslan, Atan Engenharia, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Bonna Viagens e Turismo, Citropar Cítricos do Pará, CLP Locações e Eventos/ Trios Faraó, Consultório Dra. Franciheli Oliveira, Doceria Amorosa, Engeterra Construções, Agência Eko, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa, Fecomércio, Guria Tecidos, Hidrovias do Brasil, Jeffersom Som & Luz, Laboratório Paulo Azevedo, Laboratório Beneficente de Belém, Lotus Administração, Mape Engenharia, Massoud, Bembom & Reis Advogados, Máxima Segurança, Meca/ Médicos Católicos, Midas Macedo Comércio, Serviço e Construção, Norte Marine, Nossa Água, Polaris, Quadra Engenharia, Rommanel, Sococo, Transcidade – Cidade Limpa, Três Corações Alimentos e Uniodonto.

Ciclo Romaria
Data: 19 de outubro (sábado)
Hora: 8h
Local de saída da procissão: Praça Santuário
Sugestão de entrevistado:
Cláudio Acatauassú – Diretor Coordenador do Círio 2019
Antônio Souza – Diretor de Procissões do Círio 2019

Continue lendo

CÍRIO DE NAZARÉ

Cerca de 2 milhões de fiéis participam do Círio de Nazaré

Publicado

em

Foto: Junior Campos / Fonte: A Província do Pará

Maior das 12 romarias que compõem o calendário da grande festa do Círio de Nazaré, que ocorre até o último domingo de outubro, a procissão do Círio foi realizada pela primeira vez em 1793, estando em sua 227ª edição. Hoje (13), a missa que antecede o início da procissão começou por volta das 5h30 e foi presidida pelo núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

Cerca de dois milhões de pessoas acompanharam a procissão do Círio de Nazaré, realizada hoje (13), em nossa capital Belém do Pará. A estimativa e da assessoria da festa, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país.

Fiéis de todo o Brasil e turistas de várias nacionalidades demoraram cerca de 4h30 para percorrer os quase 3,7 quilômetros de romaria entre a Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha, e a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, também conhecida como Basílica Santuário, na Praça Santuário.

Agradecimento por uma graça alcançada

Todos os anos, milhares de pessoas participam da Grande Festa do Círio de Nazaré, Algumas vêm de longe, passam dias caminhando arduamente em direção ao Santuário da Rainha da Amazônia, agradecimento por uma graça alcançada. Logo após cumprirem suas promessas, os fiéis deslocam-se por um pequeno percurso com um destino muito conhecido e movimentado durante a quadra nazarena.

Festa sem incidentes

De acordo com a assessoria da festa, não houve registro de incidentes graves durante a romaria conhecida pelo ardor com que fiéis seguem pelas ruas da capital agarrados à corda, um dos símbolos da procissão, representando a ligação entre o terreno e o divino, e alvo da fé de milhares de pessoas que acreditam que terão seus pedidos atendidos por tocá-la.

Segundo a Agência Pará de notícias, o posto de atendimento montado pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) na Avenida Presidente Vargas atendeu a 239 pessoas, mas nada grave. O auxílio foi realizado em parceria com a Cruz Vermelha, que espalhou 21 postos de atendimento ao longo do trajeto percorrido pelos romeiros. Enquanto os voluntários da Cruz Vermelha resgatavam romeiros que passavam mal, a equipe do Hospital Metropolitano se concentrava nos atendimentos.

Além disso, mais de 50 funcionários na Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), além de voluntários, distribuíram mais de 35 mil copos com água para os fiéis.

11 policiais femininos formaram a Guarda de Honra


Antes eram policiais masculino, hoje inovamos com show de seriedade, competência e beleza, num dos maiores eventos do planeta.

Círio Musical

Ainda neste domingo (13), a partir das 20h, na Praça Santuário, será realizada a abertura do Círio Musical. Voltado à evangelização, o evento é gratuito e conta com a participação de artistas regionais e nacionais. Esta noite, o show fica por conta da banda Anjos de Resgate.

Continue lendo

CÍRIO DE NAZARÉ

Imagem Peregrina conclui percurso do Círio 2019

Publicado

em

A imagem de Nossa Senhora de Nazare já se encontra na Praça Santuário. E reúne mais de 2 milhões de fiéis.

A procissão teve início às 07:30, com saída da Catedral da Sé com percurso de 3.600km até a Praça Santuário, com pouco mais de 4:30 de procissão, chegando as 11:30

Por Brenda Santos

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Destaque

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital