Conecte-se Conosco

Sem categoria

Clara Pinto lança o Festival Internacional de Dança da Amazônia 2018

Publicado

em

“Há 25 anos,  demos o pontapé inicial ao começar o festival que hoje é um dos mais importantes do país”, anunciou a coreógrafa Clara Pinto ao lançar, na noite desta terça-feira (4), o Festival Internacional de Dança da Amazônia 2018, o Fida, que acontece em Belém entre os dias 17 e 21 de outubro, no Theatro da Paz e em outros espaços alternativos.

Participaram da noite de lançamento, realizada na unidade Nazaré das escolas de dança Clara Pinto, representantes de grupos de bailarinos da capital e do interior do estado, patrocinadores, jornalistas e parceiros.

A coordenação do evento anunciou, na noite de lançamento, o Prêmio Valores da Terra, ofertado aos destaques do Fida 2018 em forma de dinheiro. “É uma grande novidade do festival para celebrar esses 25 anos, pois entendemos que assim valorizamos os bailarinos do Pará”, explicou Clara Pinto.

Entre as atrações confirmadas, a coordenação do festival anunciou a vinda da bailarina Ana Botafogo, que além de dançar uma valsa contemporânea, vai dar um master classe de balé intermediário. Ana dança no dia 20 e é considerada uma das participantes mais aguardadas do público paraense.

O homenageado da 25ª edição do evento é o bailarino carioca Cícero Gomes, carioca, que receberá as honrarias na noite de abertura do festival, no dia 17 de outubro. Cícero dança na sexta, sábado e domingo do evento. Aliás, no encerramento, o homenageado vai dançar a coreografia de Dom Quixote, uma das mais tradicionais do balé clássico.

Outra atração anunciada durante o lançamento é a apresentação do Balé Folclórico do Amazonas, de Manaus, e da Sopro Cia de Danças, de São Paulo.

Competição

Nos dias 18 e 19 de outubro acontecem, dentro da agenda de atividades do Fida 2018, as Mostras Competitivas, concurso entre bailarinos e grupos que se apresentam no festival e que conta com um staff de jurados vindos de varias partes do país. “Eles – os bailarinos – avaliam a performance, técnica, coreografias e a apresentação como um todo e anunciamos os vencedores no último dia do Fida”, explica Clara Pinto.

A coordenadora e idealizadora do evento anunciou, também, o rol de oficinas disponíveis e que já estão com inscrições abertas, já que as vagas são limitadas, sobre tudo aquelas com professores como Ana Botafogo, Cecília Kerche, Marcelo Pereira, Marcelo Misailidis e Carlinhos de Jesus.

Audição

Também entre as novidades do Fida 2018, a audição para bailarinos a partir dos 13 anos, entre iniciantes e profissionais, para uma vaga de um curso de um mês no Conservatório Nacional de Lisboa, em Portugal.

Para avaliar os participantes da audição, Clara Pinto anunciou a professora Bete Spinelli.

O Festival Internacional de Dança da Amazônia 2018 – 25 anos acontece em Belém entre os dias 17 e 21 de outubro, com apresentações diárias no Theatro da Paz e em outros pontos. A realização é das Escolas de Dança Clara Pinto.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual