Conecte-se Conosco

PARÁ

Conhecendo o Pará: Ver-O-Peso

Foto: Reprodução / Fonte: Correio Paraense

Publicado

em

Após apreciar a beleza do nosso lindo Pará a redação do Correio Paraense decidiu compartilhar aquele Estado cheio de historia pra contar, lindas paisagens para mostrar e uma vasta culinária para saborear. Para começar esse projeto decidimos falar do nosso Ver-O-Peso. Bora conhecer?

Conhecendo o Ver-O-Peso

Avenida Boulevard Castilhos França, no bairro da Campina, às margens da baía do Guajará, lá é a localização do Mercado Ver-o-Peso, Mercado Municipal Bolonha de Peixe, Mercado de Ferro ou somente Veropa para os mais íntimos.

Inaugurado em 1625 e inicialmente construído apenas como um posto de compras de mercadorias e arrecadação de impostos, e logo se tornando o maior entreposto comercial da região, sendo o centro de comércio de produtos naturais da extração da Floresta Amazônica destinados aos mercados locais e internacionais.

E hoje sendo um dos mercados públicos mais antigos do País, considerado como uma das maravilhas do estado, eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil por ser um dos mercados mais antigos do mesmo, considerado a maior feira ao ar livre da América Latina e abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais, vindos das ilhas vizinhas à capital e dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.

O Mercado

Tudo no Ver-o-Peso é intenso: o caos, o barulho, os cheiros, os sabores, as cores e o visual repleto de contrates. Certamente visitar o mercado é como visitar um museu vivo que mexe e aguça os nossos cinco sentidos.

Sua variedade de produto é impressionante, tendo artesanato, frutas naturais da Amazônia, comidas típicas, garrafadas, vestuário e remédios naturais

Seu artesanato é totalmente singular, com peças de cerâmica marajoara, objetos confeccionados a partir de sementes, raízes, cascas de árvores e outros elementos da natureza, garantindo peças únicas e originais. Praticamente impossível sair de lá sem levar alguma coisa para casa.

Suas frutas e comidas típicas paraenses, com seus cheiros e sabores marcantes e variados. Levando-lhe para a leveza e doçura de um açaí ou uma saborosa e arriscada experiência de saborear uma maniçoba. Tendo um vasto cardápio para você escolher o seu café da manhã, seu almoço, lanche e janta, com seus exóticos ingredientes da Amazônia. Não deixe de experimentar também os sucos refrescantes, ótimos para espantar o calor típico da região.

Problemas na sua vida pessoal? Quer conquistar a amada? ter ela de volta? Ganhar dinheiro? acabar com o mau olhado? Lá você encontra as coloridas garrafadas, popularmente conhecidas como “poções milagrosas”, que prometem solucionar qualquer problema na sua vida.

Podemos afirmar com total certeza que o Ver-O-Peso é o lugar mais completo que você vai encontrar. O setor das ervas é uma espécie de farmácia natural com uma herança herdada dos índios e guardada pela sabedoria popular.

Trazendo perfumes, óleos, sabonetes e loções feitos a partir de plantas nativas que recheiam as prateleiras dos quiosques e que prometem curar doenças, como colesterol, diabetes, asma e gripes fortes.

Você já teve o oportunidade de visitar, apreciar, e olhar de perto a nossa cultura paraense por meio do Ver-O-Peso? Nos conte nos comentários.

Por Correio Paraense

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556