Conecte-se Conosco

PARÁ

De sexta a domingo, força-tarefa reforça fiscalização na Ilha do Combu

Agência Pará

Publicado

em

Após a regularização exigida pelo Estado, 24 estabelecimentos foram autorizados a receber frequentadores

A segunda parte da Operação “Prevenção Combu” continua neste fim de semana, com a força-tarefa formada por agentes de segurança pública em campo desta esta sexta-feira (24), para as ações de fiscalização e prevenção na ilha. O objetivo é coibir o funcionamento de bares e restaurantes em situação irregular, visando ao bem-estar dos frequentadores. A ação integrada faz parte da Operação Verão 2020, que desenvolve ações de segurança e saúde, para que a população aproveite as opções de lazer com responsabilidade.

De sexta-feira a domingo (26), as fiscalizações serão intensificadas pelo grupo, formado por agentes do Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado à Secretaria de Estado de  Segurança Pública e Defesa Social (Segup); Corpo de Bombeiros Militar (CBM); Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu), as duas pertencentes à Polícia Civil, e Companhia Independente de Polícia Fluvial  (CIPFlu), da Polícia Militar, além da Guarda Municipal de Belém e Marinha do Brasil, atuando em conjunto com o contingente do Estado.

Durante a semana, agentes da Companhia Fluvial e Delegacia Fluvial fizeram o patrulhamento e a ronda na área da Ilha do Combu, verificando o funcionamento dos estabelecimentos, informou o diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga. “Nossas atividades continuaram por toda a semana, mantendo as rondas e fiscalizações necessárias, impedindo o funcionamento irregular dos bares e restaurantes, além de orientar e dar suporte aos que puderam funcionar de forma regular. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Administrativa (DPA) também estiveram presentes, periciando e analisando as documentações dos locais”, disse o delegado.

Exigências legais – O titular da Segup, Ualame Machado, ressaltou que as ações realizadas no Combu durante o mês de julho visam resguardar a segurança e integridade dos frequentadores, que buscam lazer e entretenimento na Ilha, em especial no período do verão amazônico.A fiscalização é intensa devido ao grande número de pessoas que vai para a Ilha do Combu em julhoFoto: Ricardo Amanajás / Ag. Pará

“Assim como estamos fazendo a autorização de funcionamento dos restaurantes na Ilha do Combu, o sistema de segurança pública de forma integrada, e com a parceria da Guarda Municipal e Ordem Pública, continuará a fiscalização nos restaurantes na Ilha do Combu no sentido de verificar não apenas a documentação, mas também a segurança de cada estabelecimento, para que a população possa frequentar com segurança, de acordo com as exigências legais e técnicas, sem qualquer risco. Ressaltamos que somente os restaurantes autorizados formalmente pela Prefeitura de Belém e pelos órgãos de fiscalização do Estado poderão funcionar regularmente. Aqueles que não apresentarem a documentação correta permanecerão fechados para resguardar a integridade das pessoas que procuram com maior frequência a localidade neste período de veraneio”, acrescentou o secretário Ualame Machado.

Os agentes reforçaram também a fiscalização nos rios realizando testes de alcoolemia (condução de veículo após ingestão de bebida alcoólica) nos condutores das embarcações, a fim de evitar acidentes motivados pela embriaguez.

A maioria dos bares e restaurantes do Combu já foram autorizados a retomar o funcionamentoFoto: Ricardo Amanajás / Ag. ParáA Guarda Municipal de Belém atua na orientação e fiscalização dos portos de acesso à ilha, em especial na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, com o objetivo de evitar aglomerações e auxiliar na segurança durante a travessia ao Combu. 

Funcionamento – Dos 33 bares e restaurantes que atuam na região, 24 já estão com as documentações regularizadas e poderão funcionar normalmente neste fim de semana de julho. Estão liberados:

1 – Restaurante Vitória

2 – Bar e Restaurante Ribeirinho

3 – Maloca O Marinheiro

4 – Aho Restaurante

5 – Restaurante Portas Abertas

6 – Maloca Mururé

7 – Rústico da Ilha

8 – Kiosque da Ilha

9 – Flor Do Combu

10 – Farol da Ilha

11 – Solar da Ilha

12 – Mirante do Combu

13 – Ilha Branca

14 – Restô da Márcia

15 – Bar e Restaurante A Ilha

16 – Restaurante e Peixaria Combugrill

17 – Nossa Maloca Bar e Restaurante 

18 – Restaurante Chalé da Ilha

19 – Maloca do Pureza

20 – Bar e Restaurante Maloca Sabor da Ilha

21 – Ilha Bela 

22 – Saldosa Maloca

23 – Bar e Restaurante Do Boá

24 – Restaurante Dona Ilha

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual