Conecte-se Conosco

MUNDO

Desenvolvimento de bateria usada em celular leva Nobel de Química

Foto: Reprodução / Fonte: Metropoles

Publicado

em

Os pesquisadores John Goodenough, da Universidade do Texas, M. Stanley Whittingham, da Universidade de Binghamton, ambas nos Estados Unidos, e Akira Yoshino, da Universidade Meijo, no Japão, foram laureados nesta quarta-feira (08/10/2019) com o Prêmio Nobel de Química 2019 pelo desenvolvimento de baterias de lítio.

O trio criou “mundo recarregável”, nas palavras do comitê do Prêmio Nobel.

Essa bateria leve, recarregável e poderosa, é hoje usada em praticamente todos os tipos de dispositivos, desde telefones celulares a laptops e carros elétricos. Elas também são capazes de armazenar quantidades significativas de energia solar e eólica, por exemplo, abrindo o caminho para uma sociedade livre dos combustíveis fósseis, pontua o comitê do Nobel.

Continue lendo
Clique para comentar

MUNDO

Bolsas na Europa sofrem queda com surto de vírus na Itália

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: ANSA

As bolsas europeias estão operando nesta segunda-feira (24) em forte queda, registrando perdas de mais de 4%, uma reação ao surto do novo coronavírus (Covid-19) que está atingindo outros países, especialmente a Itália. O país europeu já registrou seis mortes provocadas pela doença e mais de 200 casos de contaminação no norte da nação.

Além disso, várias cidades estão em quarentena e estabelecimentos comerciais e escolas foram fechadas. Antes do meio dia, a Bolsa de Milão registrou seu pior desempenho, com uma queda de 4,53%. Já a de Madri teve perdas de 3,20%, enquanto que a de Lisboa recuou 3,10%. As Bolsas de Londres, Frankfurt e Paris também cederam 2,96%, 3,41% e 3,32%, respectivamente.

Continue lendo

MUNDO

EUA: Terraplanista morre em lançamento de foguete caseiro

Publicado

em

Michael Hughes Foto: Divulgação

O americano Michael Hughes, de 64 anos, morreu no último sábado (22) após um problema no lançamento de um foguete criado por ele mesmo. O acidente aconteceu no quintal da casa dele, na Califórnia, EUA, e foi divulgado pelo canal de televisão Science Channel.

Hughes era conhecido por defender que a Terra é plana. Com seu foguete, ele queria provar sua teoria.

Lançado com o foguete, o americano caiu de uma altura de 500 metros. O para-quedas de segurança falhou.

A ação dele seria gravada para ser exibida no Science Channel.

– Nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos durante este momento difícil. Sempre foi seu sonho fazer esse lançamento e o Science Channel está lá para registrar sua jornada – declarou a equipe da emissora, por meio de uma nota.

Publicação do Science Channel Foto: Reprodução
Continue lendo

MUNDO

‘Bastante tensa’, diz funcionário do Ministério da Saúde sobre resgate na China

Publicado

em

Fonte: istoe Foto: Reproducao

Funcionário do Ministério da Saúde que participou do resgate de brasileiros em Wuhan, na China – epicentro dos casos de coronavírus no país asiático -, Marcos Quito descreveu neste domingo (23) como “bastante tensa” a missão de busca dos repatriados. “A operação de resgate, em si, foi bastante tensa, principalmente porque estamos lidando com algo não muito conhecido”, afirmou Quito ao chegar na Base Aérea de Brasília.

Diretor-substituto do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências, Quito disse que estava como um dos quarentenados em Anápolis (GO), onde a Missão Regresso à Pátria Amada Brasil isolou por 14 dias um grupo de 34 brasileiros e 24 servidores militares e civis que participaram da operação de resgate.

Em compensação, Quito avaliou a dinâmica da operação como “extremamente qualificada”, servindo de aprendizado ao Brasil, que fica mais preparado para enfrentar eventual nova quarentena no futuro. “Aprendemos muito com o protocolo que criamos. Então estamos muito mais preparados para enfrentar eventual situação de quarentena no futuro”, disse.

Mulher de um dos servidores que participou da operação, Adriele Nóbrega disse que não ficou tensa com a ida do marido, comissário de voo da missão, ao epicentro de casos do novo coronavírus. Com um sorriso no rosto, disse que o momento é de “matar a saudade”.

“Se Deus permitiu que eles fossem para lá, era mais para poder ajudar, e não para poder trazer malefício para eles. E eles foram com bastante respaldo. Não fiquei preocupada, fiquei com muito orgulho”, afirmou ao sair da Base Aérea em Brasília.

Com o fim da quarentena, os resgatados partiram pela manhã em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para suas cidades. Um grupo com 20 deles foi para Brasília, sendo nove repatriados, nove militares, um profissional do Ministério da Saúde e um profissional da EBC. Dois dos passageiros para Brasília seguirão em voos comerciais para o Maranhão e o Rio Grande do Norte.

Outro grupo de 13 passageiros tem como destino São Paulo, com 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde. Cinco repatriados serão levados pela FAB para o Paraná, três para Minas Gerais e uma para o Pará.

Continue lendo

Facebook

Propaganda

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital