Conecte-se Conosco

EDUCAÇÃO

Detran ensina trânsito para crianças através de atividades lúdicas

Alunos da Escola Lindanor Celina Coelho Cashá aprenderam brincando como o cidadão  deve se comportar no trânsito

Publicado

em

Os alunos da Escola Lindanor Celina Coelho Cashá aprenderam brincando como o cidadão  deve se comportar no trânsito de maneira segura. A escola visitou  a Transitolândia, o espaço lúdico do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran ), que funciona dentro do shopping localizado no bairro de Val de Cans. A programação faz parte da Semana da Criança que o órgão realiza desde o último dia dois e que encerra nesta quarta-feira.(9).

 Mais de 700 estudantes de 3 a 11 anos já participaram das atividades denominadas A Criança e o Trânsito que  incluem jogos interativos, mágicas, apresentação da peça Encantados no Transito, palestras, entre outras atividades.

 


A aluna Laís Nascimento (foto),  de 10 anos, era uma das mais entusiasmadas com a programação. Disse que gostou não apenas de percorrer o circuito da minicidade em um dos carrinhos como também das informações que recebeu dos servidores da Coordenadoria de Educação do Detran. “Eu aprendi que os motoristas não podem beber e depois dirigir. É perigoso. Também aprendi que o pedestre não pode passar quando o sinal estiver verde para os carros e também o motorista não deve usar o celular porque pode causar acidentes”.

 A programação do Detran abrangeu sete escolas, entre públicas e particulares. Em todos os espaços visitados os estudantes interagiram com os agentes de educação. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Nossa ideia ao fazer uma programação voltada para essa faixa etária foi de fazer com que a criança nos ajude a propagar para seus familiares e amiguinhos o quanto é importante o respeito às regras de trânsito”, ressaltou a coordenadora de educação do Detran, Linda Cantuária.

 Ela ressaltou, ainda, que o número de solicitações de escolas e de empresas para que a equipe de educação apresentem as atividades sobre trânsito tem sido significativo. “Estamos de portas abertas na nossa Coordenadoria de Educação para atender a demanda. Já temos uma série de atividades programadas para este mês”.

Prática-  A professora Ana Claudia Brasil, que acompanhou os alunos da escola Lindanor Celina disse que esse tipo de atividade para o aluno é muito importante, pois ele vivencia na prática uma parte do conteúdo que é repassado na sala de aula. “Nós já fazemos um trabalho voltado para o trânsito na nossa escola e o trabalho feito pelo Detran só fez ampliar esse conhecimento que está sendo adquirido. Eles estão muito felizes de estar aqui”.

 O gerente da Escola Pública de Trânsito(EPT), Carlos Valente, que acompanhou a ação na Transitolândia, disse que os interessados em contar com as ações da Educação de Trânsito do Detran podem se dirigir até a sede da EPT, na rua Generalíssimo Deodoro, 1340, entre Braz e Nazaré. ” Não colocamos nenhum tipo de empecilho para levarmos as nossas ações. As escolas são as que mais nos procuram. Contamos com os estudantes para nos ajudar a conseguir um trânsito mais humanizado”.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual