Conecte-se Conosco

Sem categoria

Detran leva Educação de Trânsito a creche assistida pela Basílica de Nazaré

Publicado

em

Crianças do C antinho São Rafael aprendem sobre trânsito de forma lúdica

 

As crianças e adolescentes do Cantinho São Rafel, instituição atendida pelas Obras Sociais da Basílica de Nazaré (Ospan), localizada no município de Ananindeua, tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira (29). Através de atividades como teatro e exibição de vídeos, aprenderam sobre a importância do comportamento seguro no trânsito. Elas interagiram com os seis personagens da peça teatral “Encantados do Trânsito”, uma nova dinâmica que a Coordenaria de Educação do Detran está colocando em prática para tratar do tema de maneira descontraída.

 

Talles Sérgio  disse ter aprendido que o sinal vermelho para o pedestre significa que não pode atravessar

 

Sete personagens – a apresentadora (com figurino inspirado em Charles Chaplin), o príncipe, a princesa, a bruxa, o lobo mau, o semáforo e a fada – falam do que deve e o que não deve ser feito no trânsito. Através de uma linguagem simples, própria para atingir ao público infantil, os servidores do Detran transmitem mensagens que servirão para toda a vida da criança. “Estamos com um retorno muito bom. As crianças escutam atentamente ao que é dito na encenação e ainda interagem com os personagens. No final, elas aprendem o que pode e o que não pode”, ressalta a coordenadora da ação, Francisquinha Alencar.

Ela explica que a peça Encantados do Trânsito é uma das ferramentas que o Detran adota nas suas ações. Tem despertado interesse de várias instituições, como foi o caso do Cantinho São Rafel, pela didática e clareza com que as orientações são repassadas. “Nós estamos à disposição na nossa Escola Pública de Trânsito, localizada na avenida Generalíssimo Deodoro, para atender as escolas ou outras instituições que queiram ser nossos parceiros nas ações de conscientização de um trânsito mais humano”, disse. Ela explicou que a Coordenadoria de Educação do Detran também atua com exibição de vídeos, jogos infantis, conversa direta com o público, palestras nas empresas, entre outras ações.

Aprovação- Se depender da opinião de quem já viu a encenação sobre o trânsito, a metodologia está aprovada. O aluno Talles Sérgio  disse ter aprendido que o sinal vermelho para o pedestre significa que não pode atravessar. “ Devemos prestar atenção no sinal. Eu já sei agora que só podemos atravessar se o sinal estiver verde para nós e vermelho para os carros. Também devemos atravessar na faixa”.

A entidade Cantinho de São Rafel mantém uma parceria com a Basílica Santuário desde 2003. Atende mais de 80 crianças e adolescentes. O espaço oferece atividades em tempo integral com aulas regulares e complementares (no contraturno). Mantém um trabalho parceiro também com o Detran para levar às crianças a educação de trânsito. “Para nós é sempre um prazer manter essa parceria com o Detran, pois nossas crianças aprendem sobre o trânsito seguro”, disse César Lima, coordenador do Núcleo de Projetos Sociais da Ospan. Ele lembrou que essa foi a terceira ação realizada pelo Detran a pedido da Ospan.asílica de Nazar[e

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual