Conecte-se Conosco

Sem categoria

Detran leva educação de trânsito ao Sudeste do Pará

Publicado

em

 

Na  foto maior,  a coordenadora Ana Marta Berredo com um dos alunos das escolas visitadas. Nas demais fotos, aulas teóricas e práticas que foram ministradas durante o curso.

 

 

Rose Barbsa

Mais de 300 alunos e 40 professores do município de Curionópolis e distrito de Serra Pelada, no sudeste do Pará, foram atendidos com as ações educativas do projeto denominado de Escolas em Trânsito que a Coordenadoria de Educação do Detran realizou na região do sudeste do Pará durante 15 dias deste mês. Em média, 10 escolas foram visitadas pelos servidores do órgão durante o trabalho realizado na região.

No “Escolas em Trânsito”, os agentes de educação ministram aulas teóricas e também fazem simulações de situações comuns vivenciadas no trânsito. Para as dinâmicas utilizam material como faixa de pedestre confeccionada especificamente para as atividades e também os etilômetros, dispositivo que serve para medir a quantidade de álcool. “Os alunos se mostram bastante interessados. Fazem muitas perguntas as quais respondemos com toda satisfação, pois isso demonstra o quanto eles querem aprender”, observa a gerente de programas e projetos, Ana Marta Berredo.

Um dos locais visitados foi a Casa do Professor, em Serra Pelada. Um dos alunos chamado Caio,  disse que nunca tinha  tido uma aula semelhante a que foi realizada pelo Detran. “Eu fiquei muito feliz com essa aula. Aprendi que a gente só pode atravessar na faixa”, disse. Tão logo terminou a aula,  o menino correu para abraçar os servidores do Detran em agradecimento pela atuação do órgão. 

 

Multiplicadores- Também houve a visita na Escola Municipal Ângela Bezerra. Foram atendidos 68 alunos, cinco professores, quatro servidores além da diretora da instituição. Outra instituição visitada em Curionópolis foi na Escola Adventista Maranata. Mais de 130 alunos foram atendidos. A equipe da Coordenadoria de Educação também realizou ações no Instituto Educacional Betel e na Escola Estadual Joaquina Damantina.

Também foram visitadas uma média de 10 escolas nos municípios de Itupiranga e Marabá. As ações nos quatro municípios em que o Detran atuou durante 15 dias teve o apoio das prefeituras locais e dos órgãos municipais de trânsito e de educação.

A gerente de programas disse, ainda, que o retorno repassado pelos alunos e professores das escolas visitadas só demonstra que o trabalho da Coordenadoria de Educação do Detran está atingindo seu objetivo. “Estamos saindo dos municípios visitados satisfeitos, pois sabemos que plantamos sementes e que formamos futuros disseminadores de boas práticas no trânsito”ressalta.

O projeto Escolas em Trânsito ocorreu simultaneamente ao Curso de Formação de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito para professores e agentes de educação dos municípios visitados. Comportamento seguro, noções de legislação e demonstração do uso de etilômetro foram algumas das informações repassadas pelos servidores do Detran.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual