Conecte-se Conosco

Sem categoria

Detran mostra a empresas orientações para melhorar trânsito na cidade

Publicado

em

Detran nas Empresas leva informações sobre direção defensiva e cidadania no trânsito

 

Rose Barbosa 

Como parte das ações da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2018, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realizou o projeto Detran nas Empresas, cujo objetivo é levar informações sobre trânsito seguro para os colaboradores de diversos ramos: desde os que atuam no transporte público até o segmento de telemarketing. Nesta segunda-feira, a empresa visitada pelos agentes de educação foi a Garantia de Serviços LTDA, localizada no bairro de Nazaré.

Educação e Cidadania para o Trânsito e direção defensiva foram os temas abordados para os mais de 100 empregados da empresa que prestigiaram as orientações levadas pelos servidores do Detran.O gerente da Escola Pública de Trânsito(EPT), Carlos Valente, fez a abertura da programação e informou que os jovens são o segmento que mais se envolvem em acidentes de trânsito. “Por isso, é importante que todos abracem essa causa e ajudem aos órgãos de trânsito a trabalhar para termos um trânsito mais seguro”. Ele falou, também, como funciona o projeto Detran nas Empresas, que leva orientações para colaboradores das instituições públicas ou privadas que queiram aderir à causa de salvaer vidas.

A palestra sobre direção defensiva foi proferida pelo agente de educação Edmilson Lima e teve um apanhado do que é dirigir com prevenção e o porque todos devem segui-la para se ter um trânsito seguro e assim conseguir evitar acidentes. “Temos três problemas com o condutor que não faz a direção defensiva: a negligência, a imprudência e a imperícia que são respectivamente quando o condutor deixa de realizar a manutenção do veículo, quando ele tem conhecimento das leis e regras e deixa de respeitá-las e a imperícia é quando ele não possui conhecimento técnico. Isso é um problema para ele e para os outros”, ressaltou.

Ronaldo Valentin aprova a ação educativa e demonstra preocupação com o crescente aumento de acidentes envolvendo jovens

A empresa visitada tem cerca de 300 funcionários. Para que um maior número de colaboradores participasse sem comprometer as atividades, foram montadas duas turmas: uma pela manhã e outra à tarde. O funcionário Ronaldo Valentin aprovou a ação educativa e demonstrou preocupação com o crescente aumento de acidentes envolvendo jovens. “Nossa empresa tem bastante jovens em seu quadro, por isso eu achei muito importante se falar em direção defensiva. Aqui foi apresentado que o jovem é a faixa etária que mais se envolve em acidentes. Temos que tomar muito cuidado não só na condução do veículo, como também como pedestres”.

Marcia Bessa, analista de sistema: toda informação ajuda a prevenir

Já a analista de sistema, Marcia Bessa, que ouviu atentamente as explanações do Detran, disse que o dia a dia no trânsito é cada vez mais “complicado e por isso, todo tipo de informação que ajude na prevenção é muito bem vinda”.

Os interessados em levar ações educativas para sos colaboradores de suas empresas podem entrar em contato com a Escola Pública de Trânsito pelo número 3263-6399. A EPT fica localizada na Generalíssimo Deodoro, 1340, entre Nazaré e Braz de Aguiar.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual