Conecte-se Conosco

CIDADE

Dom Eliseu recebe curso do Detran e ações nas escolas

Publicado

em

Rose Barbosa

Durante seis dias, os agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) estarão no município de Dom Eliseu, Nordeste do Pará,  para ministrar o Curso de Formação de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito. A programação ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (26) até o dia 01º de setembro. Também será realizado o projeto Escolas em Trânsito da Rede de Ensino e Propaz.

O curso visa formar novos agentes no município para disseminar ações e comportamentos seguros nas vias para a diminuição dos riscos de acidentes. O público-alvo são os professores das escolas municipais e estaduais. “O curso será de fundamental importância para o professor, o coordenador pedagógico e outros multiplicadores para trabalhar de forma interdisciplinar e multidisciplinar, dentro e fora do ambiente escolar”, explica a gerente de programas e projetos pedagógicos da Coordenadoria de Educação do Detran, Ana Marta Berredo. O curso terá 30 horas-aula e atenderá 30 professores. Todos receberão certificados após a conclusão do curso.

Já as ações educativas nas escolas, de acordo com a coordenadora, tem o objetivo de atender todo o quadro escolar para sensibilizar e estimular a adoção de valores positivos no trânsito. Serão visitadas 10 escolas. Faz parte, ainda, da programação educativa, a visita em empresas de Dom Eliseu onde serão feitas abordagens sobre direção defensiva, lei seca, uso obrigatório de equipamento de segurança e demonstração prática do uso de etilômetro.

-Conteúdo- No primeiro dia de curso será abordado o tema “Ética, Cidadania e Educação para o Trânsito”. “Vamos mostrar, entre outras questões, que a boa educação no trânsito transcende o mero conhecimento das leis, das regras e da sinalização”, ressalta Ana |Barredo.

No mesmo período uma outra equipe composta de quatro agentes de educação estará nas escolas difundindo os conceitos da temática trânsito, os comportamentos e valorores positivos a serem adotados por todos para um trânsito mais humanizado.

Outros temas que farão parte do Curso de Agentes Multiplicadores são: Noções de Legislação de Trânsito, Comportamento Seguro no Trânsito, Metodologia Aplicada à Educação para o Trânsito.

No sábado, dia 01º, haverá a culminância da programação com ação prática dos alunos que irão com as equipes do Detran para as ruas fazer um trabalho de abordagens junto aos pedestres e condutores, além de motociclistas e ciclistas para levar informações sobre trânsito seguro.

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual