Conecte-se Conosco

FAKE NEWS

Esses caixões alinhados não são de vítimas do novo coronavírus, mas de migrantes mortos na costa da Itália em 2013

Captura de tela feita em 24 de março de 2020 de uma publicação no Facebook Foto: Reprodução

Publicado

em

Publicações compartilhadas nas redes sociais desde o último dia 17 de março afirmam que a foto de uma sala repleta de caixões seria de italianos mortos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Na verdade, a fotografia, tirada em um aeroporto italiano, mostra os caixões de migrantes mortos depois que o barco em que estavam naufragou em outubro de 2013.

“Vejam a situação em Bergamo- Itália… Os mortos não podem ser velados devido ao risco de transmissão do Covid-19. Os caixões estão sendo lacrados e as famílias sofrem sem poder se aproximar e dar um último adeus! [sic], diz o texto que acompanha a fotografia.

As postagens (1, 2, 3, 4), que somam mais de 2,3 mil compartilhamentos no Facebook, contêm legendas como: “Para quem acha que n da nada para ele! ( inconsequência e invencibilidade de adolescente!) [sic], “PARA NOS SERVIR DE EXEMPLO! CUIDEM-SE!” e “RESULTADO DO CORONAVÍRUS NA ITÁLIA”.

A mesma imagem circulou igualmente em inglês (1) e espanhol (1) com a afirmação de que foi tirada na Itália durante a pandemia do novo coronavírus.

Esta afirmação é, no entanto, falsa. Uma busca reversa* pela imagem no site Yandex levou a esta foto, intitulada “ITÁLIA-IMIGRAÇÃO-REFUGIADOS”, em tradução livre do inglês, publicada no banco de imagens da agência Getty Images, com data de 5 de outubro de 2013.

A legenda que acompanha a imagem diz: “Caixões de vítimas são vistos em hangar do aeroporto de Lampedusa em 5 de outubro de 2013, depois que um barco com migrantes naufragou, matando mais de 100 pessoas. A Itália lamentou hoje a morte de 300 africanos solicitantes de refúgio no pior desastre de refugiados no Mediterrâneo, enquanto o governo apelava para que a Europa travasse o fluxo de migrantes. Os serviços de emergência italianos esperavam retomar as buscas pelos corpos em 5 de outubro de 2013, apesar do mar agitado após o acidente, no qual 111 africanos solicitantes de refúgio tiveram a morte confirmada e cerca de 200 ainda estão desaparecidos AFP PHOTO/ ALBERTO PIZZOLI”.

Uma fotografia aproximada tirada também por Alberto Pizzoli no mesmo dia e encontrada no banco de imagens da Agência France-Presse mostra as mesmas rosas em cima dos caixões.

Esta tentativa de chegada de migrantes à Itália foi noticiada pela AFP (1, 2, 3), assim como a busca para recuperar os corpos.

Abaixo pode-se conferir uma comparação entre a fotografia viralizada nas redes sociais (E), com a alegação de que mostra caixões das vítimas do novo coronavírus, e a foto encontrada no banco de imagens Getty Images (D), com data de 5 de outubro de 2013:

Combinação de fotos feita em 25 de março de 2020 mostra a comparação entre a imagem viralizada (esquerda) nas redes e a foto encontrada no Getty Images

Dois dias antes, em 3 de outubro daquele ano, mais de 300 pessoas morreram depois que um barco de pesca transportando quase 500 migrantes de Eritreia e Somália naufragou na costa sul da Itália, como foi reportado pela AFP.

Apesar desta imagem não registrar o momento atual da pandemia pelo novo coronavírus, até 24 de março, mais de 6.800 pessoas já faleceram na Itália em decorrência da COVID-19, surgida no final de 2019 na China.

Em resumo, é falso que esta fotografia mostre caixões das vítimas do novo coronavírus na Itália. Esta imagem, apesar de registrada na região italiana de Lampedusa, data de 5 de outubro de 2013, há quase sete anos, e mostra os caixões de migrantes africanos solicitantes de refúgio mortos após seu barco virar na tentativa de chegar ao país europeu.

*Uma vez instalada a extensão InVid & WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital