Conecte-se Conosco

CIDADE

ESTRADA NOVA/Promaben avança: 60% das obras já estão concluídos

Publicado

em

O programa beneficia cerca de 220 mil pessoas, com um custo total de 250 milhões de dólares.

Josué Silva  de Araújo

As obras do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova – o Promaben – estão 60% terminadas, segundo o Portal da Prefeitura de Belém – a PMB.
O programa tem por finalidade implantar um mega sistema de macro e microdrenagem na bacia da Estrada Nova.
Com isso serviços essenciais serão viabilizados para os cidadãos como transporte, segurança, moradia, higiene coletiva, iluminação pública, mobilidade de pessoas e veículos.
E principalmente dignidade.
Concluído, o programa vai melhorar – e muito – as condições de vida de crianças, jovens – e demais pessoas.
Deve também dinamizar o comércio, beneficiando os pequenos e médios comerciantes, em diversos segmentos.
Os serviços estão sendo executados nos canais da Estrada Nova, abrangendo uma área de quase 10 quilômetros.
Das treze bacias hidrográficas de Belém, a da Estrada Nova é uma das cinco mais críticas, com frequentes inundações.
As águas alagam cerca de 35% da área – e isso é uma dor de cabeça para aquelas famílias. São 5 mil casas expostas diretamente ás inundações, principalmente nos 5 primeiros meses do ano, durante o período chuvoso.
Há diferentes etapas a serem realizadas. “Isso torna o Promaben não apenas uma obra de infraestrutura, mas uma obra que envolve as pessoas, para a garantia da qualidade de vida delas”, segundo Zenaldo.
Mais de 300 famílias foram reassentadas – seus imóveis tiveram de ser retirados. O Ministério Público do Estado – MPE – através da Promotoria de Meio Ambiente – acompanha as obras.
Quem desejar informações sobre o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova pode procurar o escritório do Promaben, na Avenida Bernardo Sayão n° 3224. Telefones: 3075-5250 / 0800-09 500 16. E-mail:promabenbelem@gmail.com.

Outros serviços da PMB prosseguem

Serviços e obras básicas vêm sendo tocadas pela PMB, em Belém. Exemplo é o bairro da Cabanagem, área de periferia.
Lá, 13 vias estão no cronograma para terraplenagem, limpeza e escoamento de água. No Marco, a passagem Hortinha, baixada, recebe serviços de limpeza.
Cláudio Mercês, secretário de Saneamento, explica que as máquinas estão fazendo uma raspagem para retirar o solo saturado que forma a primeira camada da via.
Logo em seguida utilizamos uma patrol motoniveladora para abrir valas para melhorar o sistema de drenagem. Somente então aplicamos uma camada de seixo in-natura antes de compactar e deixar tudo nivelado”, explica.
Essas obras são parte de um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), com investimentos de R$ 40 milhões para terraplenagem e pavimentação.
São vários bairros atendidos – e também Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. Neste período, serão centenas de vias beneficiadas com obras de drenagem e pavimentação, além de um novo “pano asfáltico” em vias já pavimentadas e que terão melhor condição de trafegabilidade.

(Com Portal da PMB).

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual