Conecte-se Conosco

TECNOLOGIA

Facebook desenvolve IA capaz de se orientar sem usar mapas

Fonte: Ubergizmo/ Facebook

Publicado

em

Desenvolvedores especialistas em Inteligência Artificial do Facebook criaram uma IA capaz de se localizar e traçar rotas para destinos desejados sem o uso de mapas.

De acordo com o Facebook, um dos maiores pontos negativos no uso de mapas é de se tornarem desatualizados. Isso afeta não só veículos autônomos e drones como também os pequenos aspiradores de pó automáticos que usam mapeamento para se orientar.

A criação do Facebook, por sua vez, elimina a necessidade do uso de mapas e permite que o drone equipado com o algoritmo se oriente em tempo real. O código, batizado como DD-PPO, é capaz de levar o robô ao destino 99.9% das vezes e desviou da melhor rota em somente 3% dos testes.

Sendo assim, qualquer robô que rode o algoritmo será capaz de chegar ao destino desejado e até otimizá-lo após várias tentativas.

Os desenvolvedores estão otimistas, mas afirmam que ainda há muito trabalho a ser feito e o código precisa ser melhorado. “Nós estamos focando em explorar novas soluções para orientação, incluindo uma orientação somente visual, considerando que dados de GPS podem não estar disponíveis em ambientes fechados. Nós também vamos treinar outras unidades com DD-PPO e testar diferentes aplicações.”, afirma o Facebook.

Toda a documentação do projeto está descrita na página do Facebook Artificial Inteligence (somente em inglês).

TECNOLOGIA

Robo Revenge: ferramenta pode ser a nova arma contra os robocalls

Publicado

em

Fonte: TecMundo

Ligações automáticas podem se tornar um belo incômodo dependendo da frequência com que são recebidas. Existem esforços constantes visando o bem-estar do consumidor, como a competição para desenvolver soluções contra o chamado robocall realizada pelo órgão que protege os consumidores norte-americanos. Agora, aparentemente, o cenário está para receber mais um participante.

A Vice publicou uma matéria que descreve um novo serviço a ser lançado pelo DoNotPay para bloquear tais chamadas e até processar seus responsáveis: o Robo Revenge. Nós, inclusive, já batemos um papo com este “advogado virtual”. Segundo a matéria, com a novidade, processos de até 3 mil dólares podem ser movidos automaticamente, bastando inserir os dados necessários e deixar que o robô faça uma análise.

A expectativa é que, com os impactos financeiros, os robocallers diminuam sua atuação, o que traria um alívio ao consumidor. Entretanto, as possibilidades da novidade se restringem aos Estados Unidos – já que a base do aplicativo é justamente a lei norte-americana.

O fim do robocall?

Robo Revenge, além de adicionar o número do reclamante à lista de bloqueio de recebimento de chamadas importunas, gera um número de cartão de crédito falso, que você pode fornecer aos scammers. Assim, ele consegue rastrear a origem e acionar a legislação pertinente.

“Todas as grandes companhias falharam em proteger os consumidores, que têm de proteger a si mesmos. A única maneira de acabar com o problema é se os responsáveis por ligações automáticas começarem a perder dinheiro toda vez que ligarem para alguém”, afirma o fundador e CEO do DoNotPay Joshua Browder.

“Advogados ganham milhões processando esses indivíduos, enquanto pessoas normais estão presas a isso. Nosso processo automatizado com cartão de crédito falso devolve o poder ao cidadão comum”, finaliza. Por enquanto, não há mais informações disponíveis nos canais oficiais nem menção à novidade no site, mas quem sabe a moda não pega por aqui também?

Continue lendo

TECNOLOGIA

Galaxy A30 recebe Android 10 e One UI 2.0 na Índia

Publicado

em

Fonte: SamMobile

Nesta quinta-feira (13), a Samsung começou a liberar o Android 10 e a One UI 2.0 para o Galaxy A30 na Índia. A partir de agora, os donos do aparelho vão poder aproveitar os novos recursos do sistema, da nova interface gráfica da Sammy e as implementações de segurança. Melhor que isso, é saber que a atualização está chegando com um mês de antecedência em relação ao que tinha sido divulgado pela própria companhia.

O firmware versão A305FDDU4BTB3 tem 1.4 GB de tamanho e traz o patch de segurança de fevereiro. Aliás, há alguns dias foi descoberta uma vulnerabilidade no Bluetooth que afeta o Android 9 Pie e o 8 Oreo, que só poderia ser corrigida com o patch mensal. Talvez, esse seja o motivo pelo qual a Samsung tenha adiantado a atualização. Se for esse o caso, isso significa que outros aparelhos também serão atualizados com antecedência em relação ao roadmap de updates da empresa.

Novo firmware para o Galaxy A30. (Fonte: SamMobile/Reprodução)

A One UI 2.0, apesar de não trazer um gravador de tela nativo para o A30, traz ícones e esquemas de cores aperfeiçoados, além dos novos gestos de navegação, tema escuro melhorado (com suporte a novos apps e widgets e papéis de parede escuros) e melhorias no Bem-estar Digital e no reconhecimento facial.

Por enquanto, os usuários brasileiros não foram contemplados com o update, mas informaremos assim que ele começar a ser liberado no Brasil.

Continue lendo

TECNOLOGIA

As diferenças entre reiniciar, suspender e desligar o computador

Publicado

em

Fonte: Patrick J. Kiger

Quem usa o computador da Microsoft já está acostumado com os 3 botões padrões do Windows: desligar, reiniciar e suspender. O que pouca gente sabe é o que cada uma dessas funções causa no aparelho. Saiba o que cada um destes modos significa e para que situações eles devem ser usados.

Botão desligar

Nas versões antigas do Windows, os modos desligar e reiniciar faziam praticamente a mesma coisa: fechar todos os programas e desligar a máquina. Porém, no Windows 8 e 10 isso mudou por conta do Fast Startup. O programa é ativado quando o usuário aperta o botão de desligar e permite que o computador ligue mais rápido na próxima vez que for usado.

Contudo, nesta opção nem todos os processos são desligados. Ou seja, os programas e arquivos são fechados, mas não o sistema operacional. Isso significa que o botão de desligar não é a melhor escolha para quem está com algum problema no hardware.

(Fonte: Jay Kunwar/Pexels)

Botão reiniciar

A opção de reiniciar, por outro lado, encerra todos os processos do computador. Isso garante uma limpeza total no aparelho antes dele ligar novamente. O lado negativo é que a máquina demora um pouco mais para ter tudo rodando normalmente. Use o reiniciar quando instalar updates e softwares ou para resolver algum erro.

Botão suspender

Quando o usuário utiliza a opção suspender, todos os seus programas e arquivos continuam exatamente da forma que você deixou. Mas tenha em mente que este modo costuma utilizar um pouco de eletricidade, ao contrário de se você desligar o aparelho.

Segundo especialistas, não tem problema utilizar o suspender quando você não tem a intenção de se ausentar da máquina por longos períodos, como sair para almoçar ou para ir em uma reunião. Contudo, no fim do dia a melhor opção é utilizar o botão de desligar.

E para quem usa Mac?

(Fonte: Luis Quintero/Pexels)

Para os que usam o sistema operacional da Mac ao invés do Windows, saiba que os botões são parecidos. Use o reiniciar quando o computador começar a apresentar erros, congelar a tela ou precisa atualizar/instalar um software. Use o botão de desligar quando você terminar suas atividades na máquina.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital