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PREFEITURA DE BELÉM

Força-tarefa é montada para atender famílias atingidas por incêndios

Sérgio Chêne

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A Prefeitura Municipal de Belém montou uma grande mobilização para atender as vítimas dos incêndios registrados na tarde de quinta-feira, 12, no bairro do Telégrafo, e na madrugada desta sexta-feira, 13, no bairro da Pedreira.

No incidente ocorrido na vila São Benedito, a prefeitura montou o atendimento às famílias na sede da capela Sagrada Família, localizada na avenida Visconde de Inhaúma, entre as travessas Timbó e Estrela.

De acordo com a Fundação Papa João XXIII, o trabalho inicial foi de identificação das famílias, as quais tiveram as casas atingidas totalmente. Ao todo 30 residências foram consumidas pelo fogo. A Defesa Civil Municipal contabilizou 49 famílias atingidas pelo incêndio. Elas serão cadastradas e credenciadas a receber benefícios de programas sociais como o cheque-moradia e o bolsa família.

“Estamos realizando o cadastramento social das famílias. O momento é para saber quem está cadastrado ou não no programa social. Em seguida, começaremos a mobilização pelas redes sociais para a doação de tudo, de roupa, chinelos, mantimentos e o que tiverem precisando”, disse Adriana Azevedo, presidente da Funpapa. Toda e qualquer doação pode ser levada até à capela Sagrada Família.

A prefeitura contou ainda com equipes da Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Estamos com uma equipe multiprofissional do programa ‘Melhor em Casa’, formado por médicos, enfermeiros, técnicos, mas também contaremos com ambulâncias do Samu e da Unidade de Pronto-Atendimento da Sacramenta”, assegurou Sérgio de Amorim, titular da Sesma.

O prefeito Zenaldo Coutinho esteve na capela Sagrada Família e se solidarizou com os moradores. “Tudo que estiver em nosso alcance, vamos fazer. A Funpapa faz o cadastramento social, nossa equipe estará sendo reforçada com ambulâncias e profissionais da área da saúde. Vamos iniciar a campanha de doação por meio dos veículos de comunicação. A nossa solidariedade a todos vocês”, afirmou Zenaldo.

Aluguel – O cadastramento social realizado vai credenciar as famílias a receberem o valor de R$ 2 mil, referente ao aluguel social, benefício garantido por meio da Funpapa e anunciado na ocasião pelo prefeito.  “Estamos já providenciando o aluguel social, o que garantirá a moradia dessas famílias por quatro meses”, afirmou Zenaldo, durante a permanência na capela.

Após deixar o local de cadastramento social, o prefeito Zenaldo, acompanhado de secretários, vereadores e funcionários de diversos órgãos, foi acompanhar de perto o trabalho de rescaldo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) atuarão na limpeza da área da ocorrência do incêndio. Em seguida, o chefe do poder executivo visitou as famílias, donas dos quatro imóveis atingidos no incêndio do bairro do Telégrafo.

O incidente ocorreu na tarde de ontem na avenida Antônio Everdosa, entre a passagem Independência e a travessa José Pio. Equipes da Funpapa e da Defesa Civil Municipal estiveram no local cadastrando as famílias.

“O prefeito conversou com a gente. Queria saber o que foi danificado aqui e disse que irá cadastrar a gente para receber um benefício”, revelou Carmen Lúcia Lima, 65 anos, moradora da residência parcialmente atingida pelo incêndio registrado no bairro do Telégrafo.

 

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Prefeitura de Belém realiza acolhimento de novos contratados em parceria com operadora

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Foto: Reprodução / Fonte: Secretaria Municipal de Educação - SEMEC

A Prefeitura de Belém, por meio do Portal do Trabalhador, em parceria com a empresa Sercom, de São Paulo (SP), promoveu nesta quinta-feira, 20, a recepção dos 15 selecionados para atuarem na área de telefonia na cidade. O acolhimento dos novos recolocados no mercado de trabalho foi realizado na sede do Portal, localizado na avenida Cipriano Santos, no bairro de São Brás.

Segundo o representante da Sercom, o apoio da administração municipal para os processos de seleção e qualificação dos candidatos foi fundamental para a contratação dos novos funcionários. “Nós tivemos dois dias de processo seletivo. A pré-seleção feita pelo Portal do Trabalhador foi excepcional. Selecionou mais de 30 pessoas que se encaixavam no perfil da empresa e tivemos trabalho para chegar aos finalistas. Inicialmente, contratamos 15 pessoas, mas vamos fazer uma extensão do projeto”, contou Almir Rocha, coordenador da empresa Sercom.

Telefonia – A Sercom, que tem sede em São Paulo (SP), representa a empresa Vivo Telefonia no Norte, que une tecnologia e inovação em operações de atendimento ao cliente, oferecendo plataformas e serviços com desempenho e excelência para os parceiros.

Um dos selecionados do projeto de expansão de vendas presenciais foi Jairo Adonai, de 30 anos, que estava há um ano fora do mercado de trabalho. “Estou muito feliz por essa oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. Acredito que a minha experiência profissional e minhas capacitações, me ajudaram a conquistar essa vaga”, disse.

Já o mais novo coordenador de equipe da empresa Sercom, Marco Antônio, de 55 anos, falou sobre o investimento em capital humano que o Portal realiza. “Participei da seleção, seguindo todas as regras indicadas pelo Portal, com o compromisso de proporcionar às pessoas, de forma humanística, a oportunidade de retornarem ao mercado de trabalho”, destacou Marco.

De acordo com Aldenir Nascimento, coordenador da Intermediação de Mão de Obra do Portal do Trabalhador, o trabalho de seleção dos candidatos também contou com a parceria do Fundo Ver-o-Sol. “O Fundo qualifica e nós intermediamos a mão de obra qualificada com as empresas parceiras. A parceria com a Sercom proporcionou novos postos no setor de telecomunicação, incluindo vendedores externos e supervisores”, explicou Aldenir.

Por: Amanda Cardoso

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Prefeitura de Belém leva projeto “Oficina do Emprego” a moradores de Cotijuba

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Texto: Talison Lima/ Agência Belém

Em busca do primeiro emprego com carteira assinada, cerca de 80 jovens e adultos que residem na ilha de Cotijuba, no distrito de Outeiro, participaram, na manhã desta segunda-feira, 17, de mais uma edição da “Oficina do Emprego”, ofertado pela Prefeitura de Belém.

A iniciativa itinerante tem a proposta orientar e auxiliar no processo de recrutamento e seleção de profissionais para atuarem na rede de restaurantes Madero. A ação foi coordenada pelo Fundo Ver-o-Sol e o Portal do Trabalhador, da Secretaria Municipal de Economia (Secon), em parceira com a Administração Regional do Outeiro (Arout).

A estudante Dayane Souza, de 18 anos, estava atenta, ouvindo todas as orientações. “Gostei muito da palestra dos trabalhadores do Portal do Trabalhador. Aprendemos sobre como se comportar durante a entrevista de emprego e recebemos dicas sobre apresentação pessoal”, comentou.

Jhonatas Silva, de 20 anos, também compareceu à sede da Cooperativa dos Barqueiros de Cotijuba, local da atividade, para aprender. “Foram muito interessantes os assuntos abordados no treinamento. São ensinamentos que vou levar para minha vida pessoal e profissional”, falou.

Segundo Paulo Melo, intermediador do Portal do Trabalhador, o outro objetivo do evento é proporcionar desenvolvimento e capacitação para pessoas desempregadas, por meio de palestras, com dicas importantes sobre postura e condutas que contribuem positivamente na conquista da almejada vaga de trabalho.

Próxima edição – Seguindo o planejamento de ações do Portal do Trabalhador, o distrito de Icoaraci receberá mais uma edição. A palestra será nesta terça-feira, 18, das 8h às 12h, na escola Municipal Avertano Rocha, situada na travessa São Roque, s/n, entre as ruas Manoel Barata e Siqueira Mendes, em Icoaraci.

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Prefeitura de Belém realiza curso gratuito do cuidador de idosos no Fundo Ver-o-Sol

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Foto: Reprodução / Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - COMUS

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio do Fundo Ver-o-Sol, vai promover a capacitação de 120 pessoas com o curso de cuidador de idosos, oferecido gratuitamente durante a manhã e à tarde. Ao todo, serão duas semanas de aulas teóricas e duas aulas práticas, ministradas na sede do Fundo Ver-o-Sol, com o objetivo de promover a qualificação dos cuidadores para o mercado de trabalho.

Em 2019, seis mil pessoas foram capacitadas pelos cursos da PMB, e somente em janeiro de 2020, mais de 600 pessoas já foram capacitadas. O Fundo Ver-o-Sol oferece cursos semanais gratuitos para a população. Os interessados devem ir até o prédio que fica localizado na avenida Cipriano Santos, bairro de São Brás, com o RG, CPF e comprovante de residência.

Por: Andrey Araújo

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