Conecte-se Conosco

PREFEITURA DE BELÉM

Força-tarefa é montada para atender famílias atingidas por incêndios

Publicado

em

Sérgio Chêne

A Prefeitura Municipal de Belém montou uma grande mobilização para atender as vítimas dos incêndios registrados na tarde de quinta-feira, 12, no bairro do Telégrafo, e na madrugada desta sexta-feira, 13, no bairro da Pedreira.

No incidente ocorrido na vila São Benedito, a prefeitura montou o atendimento às famílias na sede da capela Sagrada Família, localizada na avenida Visconde de Inhaúma, entre as travessas Timbó e Estrela.

De acordo com a Fundação Papa João XXIII, o trabalho inicial foi de identificação das famílias, as quais tiveram as casas atingidas totalmente. Ao todo 30 residências foram consumidas pelo fogo. A Defesa Civil Municipal contabilizou 49 famílias atingidas pelo incêndio. Elas serão cadastradas e credenciadas a receber benefícios de programas sociais como o cheque-moradia e o bolsa família.

“Estamos realizando o cadastramento social das famílias. O momento é para saber quem está cadastrado ou não no programa social. Em seguida, começaremos a mobilização pelas redes sociais para a doação de tudo, de roupa, chinelos, mantimentos e o que tiverem precisando”, disse Adriana Azevedo, presidente da Funpapa. Toda e qualquer doação pode ser levada até à capela Sagrada Família.

A prefeitura contou ainda com equipes da Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Estamos com uma equipe multiprofissional do programa ‘Melhor em Casa’, formado por médicos, enfermeiros, técnicos, mas também contaremos com ambulâncias do Samu e da Unidade de Pronto-Atendimento da Sacramenta”, assegurou Sérgio de Amorim, titular da Sesma.

O prefeito Zenaldo Coutinho esteve na capela Sagrada Família e se solidarizou com os moradores. “Tudo que estiver em nosso alcance, vamos fazer. A Funpapa faz o cadastramento social, nossa equipe estará sendo reforçada com ambulâncias e profissionais da área da saúde. Vamos iniciar a campanha de doação por meio dos veículos de comunicação. A nossa solidariedade a todos vocês”, afirmou Zenaldo.

Aluguel – O cadastramento social realizado vai credenciar as famílias a receberem o valor de R$ 2 mil, referente ao aluguel social, benefício garantido por meio da Funpapa e anunciado na ocasião pelo prefeito.  “Estamos já providenciando o aluguel social, o que garantirá a moradia dessas famílias por quatro meses”, afirmou Zenaldo, durante a permanência na capela.

Após deixar o local de cadastramento social, o prefeito Zenaldo, acompanhado de secretários, vereadores e funcionários de diversos órgãos, foi acompanhar de perto o trabalho de rescaldo realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) atuarão na limpeza da área da ocorrência do incêndio. Em seguida, o chefe do poder executivo visitou as famílias, donas dos quatro imóveis atingidos no incêndio do bairro do Telégrafo.

O incidente ocorreu na tarde de ontem na avenida Antônio Everdosa, entre a passagem Independência e a travessa José Pio. Equipes da Funpapa e da Defesa Civil Municipal estiveram no local cadastrando as famílias.

“O prefeito conversou com a gente. Queria saber o que foi danificado aqui e disse que irá cadastrar a gente para receber um benefício”, revelou Carmen Lúcia Lima, 65 anos, moradora da residência parcialmente atingida pelo incêndio registrado no bairro do Telégrafo.

 

Continue lendo
Clique para comentar

PREFEITURA DE BELÉM

Belém ganha iluminação temática para o Círio de Nazaré

Publicado

em

Fonte/Foto: Agencia Belém

Com a chegada de mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o clima e as cores da festa começam a tomar conta da capital paraense. Na noite da última sexta-feira, 04, a Prefeitura de Belém inaugurou a iluminação temática da festa religiosa, que vai contemplar diversos pontos da cidade.

A cerimônia de inauguração se concentrou na esquina da avenida Doca de Souza Franco e contou com a participação do Prefeito Zenaldo Coutinho e de representantes da Diretoria do Círio de Nazaré, além da população, que ficou encantada com o brilho das luzes decorativas.

“Eu estava caminhando aqui pela Doca e vi a inauguração. Estou aqui em estado de choque e querendo chorar, pois foi uma surpresa muito grande. Sou muito devota de Nossa Senhora de Nazaré e vê-la iluminando e abençoando a nossa cidade me deixa emocionada”, contou a promotora de vendas, Ângela Nascimento.

A imagem luminosa de Nossa Senhora, com 20 metros de altura e 11 metros de largura, está localizada na confluência das avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes. São milhares de lâmpadas de LED dando forma ao manto da santa, que esse ano tem a imagem de uma flor-de-lis. Na cerimônia de inauguração, a imagem foi abençoada pelo Diácono Damião, da Arquidiocese de Belém.

 “Belém ganha as luzes de Nossa Senhora de Nazaré, embelezando nossa cidade e trazendo muitas forças e bênçãos. A cidade já está vivenciando o clima do Círio com a chegada dos turistas e a reunião das famílias”, disse o prefeito Zenaldo Coutinho.

Decoração – Além da iluminação em toda a extensão da avenida Doca de Souza Franco, outros pontos da cidade estão recebendo decoração especial. A praça Batista Campos vai contar com mais de mil elementos luminosos. Mangueiras iluminadas, estrelas, meteoros e imagens de pombos com ramos nos bicos estão sendo espalhados na praça.

 Nos portais de entrada, nos coretos e no posto da Guarda Municipal também estão sendo instaladas luzes coloridas e imagens, bem como as pontes e pérgulas dos lagos, com cascatas luminosas. No coreto central, haverá uma imagem da santa com dois metros de altura.

Na avenida Nazaré, próximo a Basílica Santuário e ao longo de toda a avenida Presidente Vargas já é possível observar as cerca de 190 e 200 imagens luminosas. Na Praça da Sé, são 17 figuras em formato de arabescos e fitas, com tamanho de 3,5 por 1,5 metros.

Para o músico Rui Costa, de 56 anos, o espírito do Círio já pode ser sentido em Belém. “As pessoas se reúnem na cidade, a iluminação deixa um clima de festa. É a época mais bonita do ano”, comentou.

A decoração especial contempla alguns trajetos das procissões do Círio, ficando em alguns pontos estratégicos, explica a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Anette Klautau. “A imagem fica localizada em um ponto estratégico recebendo os peregrinos que chegam para o Círio. E toda a iluminação temática é uma tradição que a gestão criou em homenagem a nossa padroeira”.

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Corujão da Saúde atende trabalhadores de Mosqueiro

Publicado

em

Texto: Suênia Cardoso

A 5ª edição do Corujão da Saúde, projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), da Prefeitura de Belém, levou para o distrito de Mosqueiro, na noite desta sexta-feira, 04, diversos serviços direcionados aos trabalhadores da ilha, sobretudo, para aqueles que não dispõem de tempo suficiente para ir ao médico; para os que vivem em situação de rua; para a população LGBTI e profissionais do sexo.

A ação iniciou às 17h e seguiu até às 23h, na Praça Matriz, com oferta de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, vacinação, emissão de Cartão SUS, aferição de pressão arterial, consultas médicas, distribuição de preservativos, consulta odontológica e exame de Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU).

“A procura pelo atendimento foi muito positiva. Trouxemos serviços já realizados pela gestão, mas em um horário diferenciado para cuidar da saúde da população com comprometimento, alegria e satisfação”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Amorim.

Para o autônomo Paul Robert Braga, de 27 anos, a ação foi necessária e deveria acontecer mais vezes e, até mesmo, em outros locais da ilha. “Comentei com meus amigos e parentes sobre os serviços e acredito que é de suma importância para os moradores daqui”, declarou.

Flexibilidade – O horário colaborou bastante para a grande demanda registrada no Corujão, que teve a meta de atingir 100 pessoas vacinadas contra tétano e sarampo, ofertar 50 consultas médicas para o encaminhamento de exames ou clínicas especializadas, 50 exames de PCCU e cerca de 250 testes rápidos. “Proporcionamos estes serviços à população facilitando a prevenção de doenças, orientando e sensibilizando os cuidados com a saúde”, destacou a diretora do Núcleo de Promoção à Saúde (NUPS), Vera Fonseca.

Interessado em atualizar as vacinas e os exames de rotina, o estudante Paulo Vithor Medeiros, 18 anos, soube da ação na própria escola. “Os professores informaram aos alunos e, como teriam serviços que me interessam resolvi aproveitar a oportunidade para fazer exames e manter as boas condições de saúde”.

Já a autônoma Antonia Maria Nunes, 37 anos, que soube da ação através das redes sociais, foi em busca de exame de PCCU, avaliação odontológica e consultas médicas. “É fundamental buscarmos a prevenção. É uma preocupação que devemos ter, por isso, aproveitei para vir hoje e realizar todos os exames que preciso”.

Integração – Segundo o coordenador da Referência Técnica IST, Aids e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Junior, levar o projeto à ilha com a integração de políticas reforça o comprometimento da gestão com a saúde. “O acesso à saúde é para todos, para a população em geral, sobretudo, para os ribeirinhos, embarcadores, pescadores e a população LGBTI. Este é um horário estratégico para quem trabalha durante o dia e, muitas vezes, não tem tempo para realizar procedimentos de saúde”, disse. A ação contou com o apoio de aproximadamente 100 servidores, dentre eles, médicos, biomédicos, técnicos e auxiliares de enfermagem e enfermeiros.

Continue lendo

PREFEITURA DE BELÉM

Eleição para conselheiros tutelares tem canal de consulta no Disque Eleitor e pela internet

Publicado

em

Texto: Jamyla Magno/ Agência Belém

Neste domingo, 6, serão eleitos os 40 novos conselheiros tutelares de Belém e seus 40 suplentes. A votação será realizada das 9h às 17h em diversos polos eleitorais espalhados pelos bairros da cidade. Todo o processo eleitoral é conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) e pela Prefeitura de Belém.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) disponibilizará 196 urnas, que estarão distribuídas em 44 polos, sendo 42 escolas, a sede do Comdac e a sede da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Para quem tiver dúvidas sobre o local de votação, a Prefeitura de Belém, em parceria com o TRE-PA, disponibilizará o Disque-Eleitor, que atende no número 0800-7261036, e o link: http://apps2.tre-pa.jus.br/comdac/f?p=106:1.

Cidadãos com idade a partir de 16 anos poderão voltar para escolher um dos 377 candidatos que estão disputando as eleições para o cargo. Basta comparecer à zona eleitoral, apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

A chefe de pesquisa e informação da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Monique Gomes, explica a importância da votação: “A missão de zelar pelos direitos da criança e do adolescente é do Conselho Tutelar, são eles que atuam em contato direto com a população. Os conselheiros tutelares devem conhecer a realidade do local em que operam. Por isso é muito importante que a população compareça para eleger pessoas comprometidas com a segurança das crianças e dos adolescentes”.

Durante o período de preparação, os interessados em concorrer ao cargo se submeteram a uma prova de 50 questões objetivas, de caráter eliminatório, realizada pela Prefeitura. Foram abordados o Estatuto da Criança e Adolescente (Eca) e a Lei Municipal 9.115/2015, que dispõe sobre a Política Nacional dos Atendimentos à Crianças e ao Adolescente.

A Guarda Municipal de Belém (GMB), com o apoio da Polícia Militar (PM), irá atuar na segurança antes e durante o processo eleitoral, de forma ostensiva e preventiva. Um efetivo de 144 guardas municipais será distribuídos em 24 polos. Os outros 20 pontos de votação serão atendidos pela PM.

Eleição – Para dar tranquilidade e segurança para os eleitores, órgãos municipais atuarão em várias frentes de serviço, como suporte jurídico, fiscalização dos polos, identificação de ocorrências, fiscalização de candidatos, mesários, recursos necessários para a apuração (telões e equipamentos de informática) e apoio logístico, disponibilizando transporte para servidores que atuarão no dia da eleição e urnas.

As urnas começam a ser apuradas às 17h de domingo. Os cinco candidatos mais votados nos oito distritos administrativos serão eleitos conselheiros tutelares.

Continue lendo

Destaque

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital