Conecte-se Conosco

CIDADE

Forças Armadas e Infraero ajudam prefeitura a deixar Belém mais limpa

Publicado

em

Uma grande ação de limpeza envolvendo agentes da Prefeitura de Belém, Infraero e operacionais de manutenção da Aeronáutica e Marinha do Brasil começou a ser realizada na manhã desta segunda-feira, 17.  No total, mais de 350 homens executam serviços de roçagem, raspagem, limpeza de calçadas e pintura da Avenida Pará e trecho da Rodovia Arthur Bernardes, no bairro de Val-de-Cans.

A operação conjunta reúne mão de obra, equipamentos, caçambas e tratores das entidades envolvidas para manutenção e limpeza do entorno do Aeroporto Internacional de Belém.

Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) já haviam iniciado, na semana passada, a limpeza da Rodovia Arthur Bernardes na altura dos bairros Pratinha 1 e 2; e no perímetro entre as avenidas Pará e Pedro Alvares Cabral.

Para o secretário de saneamento, Claudio Mercês, esta parceria possibilita ampliar as ações de limpeza realizadas pela Sesan. “Todo o efetivo disponibilizado pela Marinha, Aeronáutica e Infraero se uniu a mais de 100 agentes da Prefeitura e complementou as ações que estávamos desenvolvendo com esta equipe no bairro de Val-de-Cans. Com o auxilio, será possível atender a área em um tempo menor e expandir simultaneamente os trabalhos de limpeza nos bairros Pratinha e Sacramenta”, explicou o gestor.

Como porta-voz da Marinha do Brasil, o Comandante da Base Naval de Val-de-Cans, Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Veloso de Paula, explicou que o efetivo de 40 homens destacados para as ações de limpeza são alunos da Escola de Recrutas. “O cuidado com o meio ambiente faz parte da formação desses jovens que atuam na limpeza e manutenção das dependências do Complexo da Base Naval, vilas residenciais e áreas externas como é o caso desta ação realizada em parceria com a Prefeitura de Belém”, ressaltou.

O Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos destacou que as atividades de limpeza são ações de caráter ambiental. “Este projeto, que denominamos como ‘Operação Arthur Bernardes’, se reflete em um esforço da Prefeitura de Belém, do grupo de apoio da Força Aérea em Belém, da Base Naval e Infraero, em uma união e integração visando melhorar o ambiente externo, e dando um retorno para a sociedade”, pontuou.

“Com esta parceria temos a manutenção da parte estética da cidade, que se reflete como uma grande vitrine para mostrar um trabalho de qualidade sendo realizado. Nos trechos livres da vegetação poderemos melhorar nossa fiscalização com objetivo de resguardar o limite de segurança das operações aeroportuárias, como também coibir eventuais descartes de resíduos nesses espaços”, destacou o Superintendente da Infraero, Fábio Luís Rodrigues.

O titular da Sesan acrescenta que as parcerias firmadas com diversas instituições têm por objetivo melhorar os espaços da cidade. “Buscamos, cada vez mais, ampliar e fortalecer essas parcerias sempre com foco em atender a sociedade. Já ampliamos a fiscalização, a limpeza e as ações de educação ambiental em toda a cidade”, destacou.

Por Lauro Lima/Comus

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual