Conecte-se Conosco

MUNICÍPIOS

Governo do Estado e Cosanpa vão retomar obra parada há mais de 15 anos em Soure

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

Tubulações, cabos e também estruturas já prontas como filtros e aeradores (que têm a função de incorporar o oxigênio à água) abandonados. Há mais de 15 anos, os equipamentos que poderiam estar sendo usados no sistema de água na cidade de Soure estão só acumulado mato e ocupando espaço na sede da Companhia de Saneamento do Pará, no município marajoara.

A obra, que deveria ter sido concluída em pouco mais de um ano, nunca saiu do papel. Além disso, o atual sistema de abastecimento de água também deixou de receber investimentos. Equipamentos ficaram enferrujados e com vazamentos. Durante as ações do Governo Por Todo o Pará, na região do Marajó, o Governador do Estado do Pará autorizou a retomada das obras.

“A obra ficou paralisada por complicações jurídicas durante todos esses anos. Nós vamos terminar essa obra. O Governador liberou R$ 745 mil para a cidade para que a Cosanpa possa executar essa obra e terminar as instalações para fornecer água com maior quantidade para os moradores de Soure. E, por outro lado, vamos fazer as manutenções nas estações também”, garantiu José Antonio De Angelis, presidente da Cosanpa.

Em Anajás, a situação na qual a Companhia foi deixada chamou a atenção do titular da Companhia e logo após a visita, o presidente determinou a ida de um engenheiro da Cosanpa até o local para realização do levantamento da manutenção necessária para que o sistema opere normalmente. “Em Anajás, encontrei um completo descaso: instalações todas abandonadas sem condições de estarem funcionando, não sei como hoje ainda estão fornecendo água para a população. Nós vamos tomar as providencias de manutenção para que a gente possa operar dignamente o abastecimento. Visitei a obra que está paralisada e já estamos em contato com a SEDOP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) para que a gente possa reiniciar as obras e, assim que elas estiverem concluídas, podemos operar com esse novo sistema e reformar totalmente o sistema existente que está muito precário”, explicou De Angelis.

Já no município de Breves, as obras que foram retomadas em julho seguem em ritmo acelerado e o sistema atual está sendo revitalizado para que a população receba água de qualidade e na quantidade adequada.

“Essas situações vão sair do papel, vamos colocar isso à frente com todo nosso emprenho, vamos cobrar de todos os nossos colaboradores e diretores que já estão sabendo das situações que eu estou trazendo da região do Marajó, todos estão empenhados em resolver. Assim vamos conseguir melhorar realmente o abastecimento de toda essa região e dar qualidade de vida para os moradores do Marajó”, concluiu o presidente da Cosanpa.

Continue lendo
Clique para comentar

MUNICÍPIOS

Mãe do Rio realizou nova eleição para o Conselho Tutelar

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: MPPA

No último dia 8 de dezembro, o município de Mãe do Rio realizou nova eleição para o Conselho Tutelar. A nova eleição ocorreu após anulação da anterior pela Justiça que acolheu o pedido do MP que constatou fraudes no processo eleitoral.

A medida judicial do Ministério Público foi necessária uma vez que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) decidiu homologar o resultado do processo unificado, mesmo após denúncias de irregularidades.

Entre essas irregularidades, o desrespeito ao prazo para divulgação dos locais de votação, problemas com lacre nas urnas, número de cédulas confeccionadas insuficiente para a votação, mesários sem treinamento suficiente, entre outras.

A votação de domingo (8) iniciou às 8h e encerrou às 17h. Concorreram ao pleito um total de 21 candidatos. A promotora de justiça titular da Promotoria de Justiça de Mãe do Rio, Andressa Avila Pinheiro, acompanhou de perto o processo eleitoral.

A promotora visitou todas as sessões eleitorais, tanto na zona urbana como na zona rural. A apuração dos votos iniciou às 18h30 encerrando por volta de meia noite. O novo Conselho Tutelar eleito pela população de Mãe do Rio foi composto só por mulheres. As conselheiras eleitas são: Enilde Rabelo (614 votos, Marineis do 33 (565 votos), Ana Castelo (504 votos), Maria Ednalva (498 votos) e Elena Souza (497 votos).

Ascom MPPA

Continue lendo

PARAGOMINAS

Paragominas – Projeto Verde Novo convoca população para plantar pomar na PA 125

Publicado

em

Fonte/Foto: Celia Santos

O município verde tem plantado mais verde nos últimos meses com o Projeto Verde Novo.

O Verde Novo é um projeto de arborização que será realizado no sábado, 14 de dezembro, plantando um pomar na margem direita do trecho urbano da PA 125, do bairro JK.

Parceria firmada entre Defensoria Pública, Ministério Público, uma faculdade particular e a Secretaria Municipal de Urbanismo, convida a população para que possa participar de uma grande ação onde serão plantadas mais de 400 mudas de arvores frutíferas.

As árvores absorvem águas das chuvas, na estação mais quente proporcionam sombra e diminuem a temperatura, e no caso das frutíferas ainda levam reforço alimentar aos de menor poder aquisitivo. Sendo assim, quando fomos apresentados ao Verde Novo, destinamos r$ 28.000,00 – fruto de transação em ações civis públicas que tinham por objeto ações ambientais – para que fossem aplicados no projeto. Disse a Drª Liliane Carvalho do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA)

Entre as frutíferas a serem plantadas haverão pés de caju, graviola, manga (manguita), laranja, tangerina e várias outras.

A arborização, além de causar beleza, de dar beleza pra gente, para a cidade, ela cumpre sua função climática. Falou a secretária de Urbanismo, Dyjane Amaral que demonstrou muita gratidão também à faculdade que abraçou a causa.

A SEMUR deu início ao trabalho de preparo da terra para seja feito o plantio. as covas estão sendo abertas e recebendo o substrato necessário para que o plantio seja feito no dia seja obtido sucesso no crescimento de todas as mudas.

Além do plantio das árvores frutíferas, a SEMUR estará replantando as mudas de Ipês amarelos que não ‘vingaram’ do último plantio na margem esquerda da PA 125.

Ipês rosa serão plantados no canteiro central da Avenida Louis Pasteur, principal rua do bairro JK.

30 Ficus que estavam plantados na Avenida Guilherme Gabriel, no bairro Angelim, foram retirados pela SEMUR, pois estariam colocando em risco pessoas e veículos pelo perigo de queda iminente. Agora no mês de  dezembro, essas 30 árvores estão sendo substituídas por mudas de Ipê Roxo que poderão proporcionar, além da sombra, um show de beleza no período de florada.

Continue lendo

MARAJÓ

Vítima de acidente entre moto e carro, em Belém, é enterrado em Ponta de Pedra, no Marajó

Publicado

em

Fonte/Foto: Portal Marajó

O corpo da cabeleireira Andreia Alves Ferreira Pantoja, 44 anos, foi enterrado na tarde desta segunda-feira (9) no município de Ponta de Pedra, no Marajó. Ela morreu no acidente entre moto e carro que andavam na contramão, no domingo (8), na travessa Humaitá, no bairro da Pedreira, em Belém.

Segundo a Polícia, a moto atingida tinha três pessoas. Andreia Ferreira, chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, mas não resistiu aos ferimentos. O filho dela, Breno Ferreira, que era o condutor da moto, quebrou uma das pernas e está internado no mesmo hospital. O terceiro ocupante da moto não teve o nome e nem o estado de saúde divulgado.

O condutor do veículo que causou o acidente não teve nenhum ferimento. Ele foi identificado como Jhon Lenon da Conceição Batista e foi preso e autuado por embriaguez ao volante. Ele foi levado para a central de triagem da Cremação.

De acordo com testemunhas, a moto estava trafegando na contramão e parou para deixar uma pessoa na calçada. Nesse momento, o carro que trafegava em alta velocidade subiu no meio fio e atingiu as vítimas. O condutor do veículo foi arremessado para dentro de um ônibus que estava estacionado.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital