Conecte-se Conosco

Educação

Governo do Pará reafirma compromisso com a educação no Estado

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

O coordenador da Casa Civil, Luís Pereira, representando o governo do Estado, recebeu, na manhã desta terça-feira (14), representantes da Associação dos Concursados para ouvir as demandas referentes ao concurso C-173, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizado em 2018. O certame ofertou 2.112 vagas, sendo que 1.388 já foram ocupadas pelos professores aprovados no concurso.

A primeira chamada ocorreu no dia 22 de fevereiro, com 677 convocados, 602 foram nomeados e empossados de imediato. O restante das convocações foi feita nos dias 29 de março e 22 de abril, restando apenas os professores das disciplinas de língua portuguesa e matemática, que somam 615. A intenção é zerar o concurso até setembro, mês de validade do processo, de forma que as nomeações pendentes sejam todas garantidas.

A convocação dos aprovados, que já está sendo pelo Estado, é a principal reivindicação da Associação. A demanda do grupo é que aprovados e classificados no concurso sejam chamados para as vagas ocupadas por contratados a partir do Processo Seletivo Seriado (PSS). As vagas ofertadas são para diversas disciplinas para atuação nas Unidades Regionais de Ensino (URES).

O coordenador da Casa Civil, Luis Pereira, esclareceu aos manifestantes que muitos das contratações por PSS ocorreram em função de que algumas disciplinas não tiveram todas as vagas ocupadas no concurso e o Estado não poderia ter suas aulas paralisadas em função disto. “O governo afirmou que caso haja professores contratados neste período, para as disciplinas de língua portuguesa e matemática, estes serão exonerados e darão vaga para aprovados no concurso”, afirmou.

Por Raphael Graim

Continue lendo
Clique para comentar

Educação

Prazo para pagamento da inscrição do Enem 2019 termina nesta 5ª (23)

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Eu, Estudante

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem sua participação garantida no exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também divulgou o registro de 6.384.957 inscritos para a edição 2019 do exame. Em 21 edições, o Enem recebeu quase 100 milhões de inscrições. O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.

O Enem também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os dados da seleção também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Continue lendo

Educação

Internos são preparados para Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Pará

O Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), por meio do setor de educação, realizou a 1° Olimpíada de Matemática da unidade, na manhã desta segunda-feira (20). Com o tema “Descobrindo Novos Talentos”, a ação contou com a participação de 20 internos. O objetivo foi preparar os internos para a 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2019, cuja primeira fase será realizada nesta terça-feira (21 de maio), além de fazer com que os presos entendam a importância da matemática na vida cotidiana e escolar.

Segundo Dorotea Lima, diretora do Centro de Recuperação do Coqueiro, a Olimpíada é uma forma de mostrar aos internos que a educação é uma ferramenta de transformação. “Eles perceberam que podem aproveitar o que de melhor o cárcere pode oferecer, e que são capazes de produzir conhecimento através da educação formal”, ressaltou a diretora.

Para Ed Wilson Nascimento, diretor de Reinserção Social da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), a educação é de extrema importância para o entendimento do interno. “A educação faz a diferença, uma vez que mexe com o aspecto cognitivo do interno, faz com que ele leia e viva a construção do entendimento, a construção da cidadania, dos direitos e deveres”, afirmou o diretor.

Os 1°, 2° e 3° lugares serão premiados com materiais escolares e portaria de elogios, um reconhecimento da Superintendência. Os outros participantes também receberão kits de higiene pessoal. (Colaboração de Fernanda Cavalcante).

Por Sheila Faro

Continue lendo

Educação

Novo presidente do Inep é o engenheiro Alexandre Lopes

Publicado

em

Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, novo presidente do Inep Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília / Estadão Conteúdo

Novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o engenheiro químico Alexandre Ribeiro Pereira Lopes.

Neste ano, já passaram pela presidência do Inep Maria Inês Fini, Marcus Vinicius Rodrigues e Elmer Vicenzi, que foi demitido nesta quinta-feira, 16. Lopes será o quarto ocupante do cargo em menos de cinco meses.

Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Univerdidade de Brasília (UnB), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes exerce atualmente a função de Diretor Legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Lopes já exerceu diversas funções na Administração Pública, tais como Secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e Subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal.

Continue lendo

Destaques

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com