Conecte-se Conosco

POLÍTICA

Governo federal digitalizou 315 serviços em 2019

Publicado

em

Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal apresentou hoje (22), de forma oficial, o portal único federal, o GOV.BR, que deverá abrigar todos os sitesde órgãos públicos federais até o final do ano que vem. Entre as novidades da nova plataforma estão a oferta de 315 serviços públicos completamente digitalizados, como pedidos de aposentadoria, salário-maternidade, carteira digital de trânsito, entre outros. Batizada de Dia D da Transformação Digital, a cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice, Hamilton Mourão, além de ministros a parlamentares.

“O Brasil é o quarto país em conexão à internet, são mais de 140 milhões de pessoas utilizando a internet. Estão sendo passados para um único portal cerca de 1,6 mil portais governamentais, estão sendo todos colocados no portal GOV.BR”, destacou o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

“É uma plataforma que vai reunir produtos e informações de serviços do governo, tudo num único clique, e, de forma fácil, transparente, intuitiva, a população vai ter acesso direto aos serviços”, afirmou o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira.

A unificação de canais também vai englobar os aplicativos móveis, segundo o governo. Em junho deste ano foi criada a conta única gov.br, na loja Google Play, que já conta com 41 aplicativos migrados, entre eles o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os serviços digitalizados destacam-se os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como o simulador de aposentadoria e até a requisição do benefício. De acordo com o presidente da autarquia, Renato Vieira, 90 dos 96 serviços disponibilizados ao cidadão pelo órgão já foram digitalizados.

“Todos os serviços que não exigem a presença física foram transformados em digitais. Em outras palavras, o cidadão tem mais conforto e comodidade, ele não precisa ir à agência do INSS, embora ela ainda esteja lá. A prova de que o cidadão abraçou e entendeu o INSS Digital é que agora, em agosto, 80% de todos os requerimentos feitos ao INSS já foram de forma digital, pelo telefone, internet e aplicativo de celular. Apenas 20% dos segurados que fizeram algum pedido ao INSS no mês de agosto optaram por ir a uma agência”, disse Vieira.

A expectativa do governo é que, após a migração de todos os sites do governo federal para o portal único, cerca de mil serviços públicos federais estejam disponíveis na internet.

POLÍTICA

Carlos Bolsonaro amanhece sem contas nas redes sociais

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Notícias ao Minuto

Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro pelo PSL, amanheceu com seus perfis pessoais nas redes sociais desativados.

Filho mais atuante do presidente Jair Bolsonaro nas redes, seus perfis pessoais no Twitter, Facebook e Instagram estão fora do ar e não se sabe se ele próprio apagou ou foi suspenso.

Nas redes sociais, muitos internautas apontam que o parlamentar teria apagado as páginas, uma vez que ele seria um dos princiais alvos da CPI das Fake News, onde se investiga a propagação de notícias falsas de interesses políticos nas plataformas digitais.

Carlos Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o caso.

Continue lendo

POLÍTICA

Partidos procuram Damares para candidatura ao Senado

Publicado

em

Ministra Damares Alves Foto: Luiz Alves/MMFDH

O bom trabalho desenvolvido pela ministra Damares Alves no comando do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, já começa a chamar a atenção de dirigentes de partidos políticos. Segundo a revista Crusoé, a titular da pasta social recebeu dois convites de partidos para se filiar: Patriota e Republicanos.

De acordo com a informação divulgada, o objetivo da filiação seria uma candidatura para o Senado em 2022, quando a casa vai renovar um terço de seus parlamentares.

A ministra ainda não se pronunciou sobre a afirmação da revista.

Damares tem vasta experiência no Congresso Nacional, já que trabalhou por mais de 20 anos no local, ela é considerada uma referência no combate à pedofilia e a proteção da infância.

Continue lendo

POLÍTICA

Bolsonaro diz que embaixada em Jerusalém está próxima

Publicado

em

Presidente Jair Bolsonaro e primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu Foto: Alan Santos/PR

A transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém pode estar próxima. Foi o que garantiu o presidente Jair Bolsonaro em uma entrevista a lideranças evangélicas durante a viagem recente dele ao Oriente Médio. Segundo informação dada pela revista Crusoé, o mandatário disse ter percebido uma receptividade quanto à ideia de transferência da embaixada.

De acordo com a publicação, Bolsonaro teria dito aos evangélicos que a resolução da situação é apenas questão de “timing”.

A transferência da embaixada brasileira em Israel foi uma das promessas de campanha do atual mandatário. O presidente já havia manifestado no início deste ano o interesse de mudar o local da representação diplomática, mas o próprio governo defendeu a realização de estudos aprofundados para definir a linha de ação já que diversos fatores, como conflitos por exemplo, envolveriam a alteração.

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital