Conecte-se Conosco

CIDADE

Guardas municipais concluem curso de porte de arma

Publicado

em

Trinta agentes da Guarda Municipal de Belém concluíram nesta sexta-feira, 10, o curso de tiro para o porte de arma funcional.

O curso teve início no dia 6 e cumpriu as exigências do Estatuto do Desarmamento onde homens e mulheres foram habilitados com carga horária de 40 horas, divididas em duas etapas, teoria e prática.

O guarda municipal Fabio Felix Fonseca enaltece a necessidade dos temas desenvolvidos durante as aulas teóricas. “As aulas foram realizadas com temas de extrema importância e numa carga horária que nos deu tempo para reflexão dos assuntos abordados, que vão além do simples manuseio do armamento, mas também esclarecimentos sobre tomada de decisões”.

A parte teórica, que ocorreu nos dias 6,7 e 8 deste mês, no auditório da sede da GMB, destacou assuntos voltados para técnicas de abordagem, manuseio de armas, gerenciamento de crise e distúrbios. Já a prática de tiros ocorreu na quinta-feira, 9, e nesta sexta-feira, 10, no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP).

André de Farias Fernandes, 15 anos trabalhando como agente de segurança pública municipal, defende a importância de estar qualificado e diz que a realização do curso é uma grande conquista para a categoria e também para a sociedade. “Trabalhando numa viatura tenho que estar preparado para qualquer situação que a gente possa encontrar durante o serviço, é nosso dever ajudar a população no que for preciso”, disse.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo corpo docente da própria corporação. O Inspetor Chefe da Divisão de Operações da GMB e Instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal, Guilherme Freitas, ressalta a qualidade do treinamento dos guardas. “O Treinamento de tiro obedece rigorosamente os critérios e os padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os agentes só passam para a etapa de tiro após aprovação no teste de capacidade psicológica e técnica, ou seja, nossa instituição está muito bem preparada e qualificada para portar a arma de fogo”.

Almir Ferreira, comandante da GMB diz que a guarda está passando por um momento de celebração. “Este ano demos um grande passo na estruturação da GMB. Recebemos novas viaturas, novos armamentos e estamos trabalhando para que todo o efetivo tenha o porte de arma até o final do ano, para que assim possamos desempenhar nossas funções em alto nível”, destacou.

Hoje dos 1.160 servidores no exercício da função, 1.070 (92,24%) já concluíram o curso de porte de arma. A previsão é de que até o fim do ano todo efetivo esteja qualificado.

 

Continue lendo
Clique para comentar

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual