Conecte-se Conosco

Governo do Pará

Helder assume governo do Pará, solenemente, em Belém e, simbolicamente, em Marabá e Santarém

Publicado

em

Helder Barbalho e Lúcio Vale empossados governador e vice -

Helder em primeiro plano, Lúcio Vale, em segundo, e mais ao fundo o chefe da Casa Militar, cel. Costa Júnior

Helder Barbalho tomou posse como governador do Pará para o quadriênio 2019-2022.  em  cerimônia  realizada na manhã desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém.Seu vice, Lúcio Vale (PR) também foi empossado. Este foi o primeiro de três atos, tendo em vista que, pela primeira vez na história,  um governador eleito realizou  cerimônias de posse em três cidades diferentes: Belém, Marabá e Santarém. A solenidade em Belém contou com a participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, secretários escolhidos para compor o novo governo, bem como demais autoridades locais e lideranças dos mais diversos setores.

Deputados presentes 

Os deputados federais que participaram da solenidade: José Priante. Elcione Barbalho e Beto Faro.

Deputados estaduais presentes à solenidade de posse: Soldado Tércio, Martinho Carmona, Jacques Neves, Sidney Rosa, Luth Rebelo, Renato Ogawa, Iran Lima, Chicão, Ana Cunha, Gesmar Costa, Júnior Hage, Carlos Bordalo, Raimundo Santos, José Scaff, Raimundo Belo, Ozório Juvenil, Antonio Tonheiro, Haroldo Martins, Celso Sabino e Dr. Wanderlan.

ANTECIPAÇÃO

A Missa de Ação de Graças –  em geral  realizada no dia da posse  – foi antecipada para a manhã da segunda-feira  passada (31). A celebração conduzida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira foi realizada na Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha.

Helder Barbalho é o 42º Governador do Estado do Pará. Ele também é o segundo governador mais jovem a assumir o governo do Estado do Pará, o primeiro foi o governador e hoje atual senador Jader Barbalho.

HOMENAGEM A ANANINDEUA

Em seu discurso de posse, Helder Barbalho reafirmou o compromisso com o povo do Pará, relembrou seu histórico político e fez uma dedicatória especial ao município de Ananindeua. “Me permito rememorar e fazer uma homenagem ao município de Ananindeua, onde iniciei a minha trajetória na condição de vereador, posterior a passagem neste parlamento pude exercer um mandato de prefeito por oito anos”.

Helder reafirmou também do desejo de ver um Pará melhor nos próximos anos e destacou a necessidade de melhorar a vida de cada paraense, que depositou  nas urnas a confianças em seu nome.

“Desejo construir, junto com esta casa e com a sociedade, um Pará melhor, um Pará mais justo. Pude dizer no momento da diplomação que todos nós estamos vivendo, seguramente, um tempo histórico de mudança, de revisão de conceitos e de culturas. E a sociedade brasileira, acompanhando a tendência mundial, sinalizou nas urnas o desejo da mudança e ela significa que todos nós devamos estar atentos e compreendendo de que a sociedade paraense tem pressa, de que a sociedade paraense espera cada um de nós”, disse o novo governador ,  que assim finalizou a sua fala:

“Que sejamos capazes de fazer com que a vida das pessoas possa ser  melhor. Que este Estado tão rico e tão belo possa fazer com que a sua beleza e a sua riqueza representem  qualidade de vida para a nossa gente.”

Ao fim da cerimônia,  o novo governador  e o seu vice participam da solenidade de transição da faixa governamental no Palácio Lauro Sodré, momento em que o atual ex-governador Simão Jatene passaria a faixa ao seu sucessor. No entanto, Jatene  não compareceu ao ato, e a faixa foi entregue a Jader Barbalho, por sua mulher, a advogada Daniella Barbalho.

Daniela entrega faixa governamental a Helder Barbalho - Crédito: Victória Ribeiro

PAI NA TORCIDA

Prestigiando a cerimônia de posse, o senador eleito Jader Barbalho disse estar muito feliz por este dia, desejou sucesso ao novo governo de Helder e relembrou também a primeira vez que participou deste ato solene como governador do Estado. “Eu só tenho a agradecer a Deus e pedir a Ele para que o governador Helder Barbalho faça um grande governo. Estamos torcendo para que faça um grande governo em favor do povo do nosso Estado do Pará.”

SEGURANÇA E CIDADANIA

Após receber a faixa pela esposa Daniela Lima Barbalho, o governador eleito disse que em seu governo a segurança e a cidadania atuarão em conjunto com medidas que priorizem os agentes de segurança, enquanto a comunidade também é beneficiada.

“Estamos implementando, através da secretaria de cidadania, a transversalidade e a presença dos órgãos de governo nas áreas onde terão a priorização dos agentes de segurança. Os agentes de segurança entrarão para retomar as comunidades, para retomar os bairros. Porém, para que essa retomada seja permanente, é fundamental que haja a intervenção dos outros órgãos com investimento em saúde, infraestrutura urbana e projetos que possam, através da cidadania, descobrir talentos no esporte e na cultura e projetos sociais de geração de renda. Porque onde tem renda diminui a violência.”

SAÚDE PÚBLICA

Questionado também sobre a saúde básica, não só da população paraense, mas também dos venezuelanos, Helder afirmou que vai trabalhar para garantir esse atendimento, mas para é importante manter a comunicação com os órgãos competentes. Ressaltou também que, enquanto debate diretamente com os municípios, vai garantir que o Estado cuide das necessidades mais abrangentes.

“É necessário que nós possamos dialogar com os municípios. A atenção básica é fundamental no envolvimento dos municípios para garantir este atendimento. Inclusive com o foco, claro, na saúde preventiva. Eu estarei dialogando com as prefeituras para dar suporte e apoiamento. Enquanto isso, o Estado estará reforçando as estratégias de alta e média complexidades e garantindo investimentos na área de saneamento para que a saúde preventiva seja garantida para a população.”

PERFIL DO NOVO GOVERNADOR

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, em 18 de maio de 1979. Ele é graduado em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008 foi reeleito à prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional.

 

Governo do Pará

Agentes da Força Nacional começam a chegar ao Pará

Publicado

em

A tropa da Força Nacional começa a chegar no Pará nesta sexta-feira (22). Os agentes chegam a Belém por diversas rotas e meios, em dias alternados, vindos de Itaituba, no sudoeste paraense; do estado de Sergipe, no nordeste brasileiro; e de Brasília, Distrito Federal. Todos os 200 agentes e as 40 viaturas deverão se reunir, na próxima segunda-feira (25) quando ocorrerá uma solenidade de apresentação que marcará o início das atividades da Força Nacional na Região Metropolitana de Belém (RMB). O local do alojamento onde ficarão instalados os agentes federais não será informado por questões de segurança.

Inicialmente, os agentes da Força Nacional atuarão na implantação dos primeiros sete territórios de pacificação na Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo cinco em Belém, um em Ananindeua e um em Marituba, nas áreas que apresentam os maiores índices de criminalidade.

Últimos Ajustes

A maneira como o efetivo será distribuído, bem como as primeiras ações a serem efetuadas serão definidas em uma reunião fechada na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com a participação de um representante da FN e com o comandante da tropa no Pará, Major Keissiane. Nesta sexta (22) será finalizada a análise dos índices de criminalidade, na região metropolitana.

De acordo com o plano de trabalho, nas áreas já determinadas pelo Governo do Pará, por meio dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, o emprego da Força Nacional ocorrerá por 90 dias, que poderão ser prorrogados se houver necessidade. A atuação se dará tanto nas ações de policiamento ostensivo quanto em áreas como a polícia judiciária e a perícia forense.

O pedido dos agentes da Força Nacional foi feito através do ofício 001/2019, no dia 2 de janeiro, como primeiro ato do governador Helder Barbalho, após tomar posse. “A partir de segunda-feira todos estarão aptos a desenvolver as suas atividades. Esperamos, com esse reforço no policiamento, intensificar ainda mais as ações em bairros previamente definidos, com índices de criminalidade altos, para que nós possamos reduzir ainda mais os números da violência e fazer com que a população possa ter realmente uma tranquilidade ao sair às ruas, ao ficar nas portas de suas casas e ter sua rotina diária de maneira segura”, enfatizou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.

Por Aline Saavedra/Agência Pará

Continue lendo

Governo do Pará

Alepa participa de interiorização na região Oeste do Pará

Publicado

em

Priorizando uma gestão mais próxima do povo, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) está, de 20 a 23 de março, nos municípios de Santarém,Trairão, Itaituba, Belterra e Porto de Moz, respectivamente. A programação faz parte da estratégia de interiorização e descentralização dos Poderes Executivo e Legislativo, para conhecer de perto as necessidades da região e da população local. As ações integram a gestão estratégica do governador Helder Barbalho com ações no interior, por meio do “ Governo Por Todo o Pará”, objetivando estar mais presente e mais próximo da população.

Vários deputados já confirmaram presença no cronograma de atividades.Entre eles, o presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos. No dia 21, quinta-feira, às 15h, a Assembleia Legislativa vai promover uma Sessão Especial no auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em Santarém.

O chefe do Parlamento Paraense destacou a importância da iniciativa e disse que a participação da Alepa nesse processo terá uma nova metodologia de trabalho no interior.

“O objetivo da programação é ouvir as associações, prefeitos, vereadores e a sociedade para poder traçar um diagnóstico. A partir daí, vamos elaborar ações efetivas que possam melhorar a vida da população do Oeste. Vamos fazer um novo formato, ouvir mais a população”, pontuou o presidente da Alepa, Dr. Daniel Santos.

Programação:

20 de março- Santarém

10h – Ato de instalação do Programa Governo por Todo o Pará, no Auditório do Campus Tapajós da UFOPA.

13h- Ato de boas-vindas da Prefeitura de Santarém.

14h- Reunião com Prefeituras e Câmaras Municipais da Região

21 de março- Santarém

9h- Audiência Pública do PPA Estadual 2020/2023

10h- Ação Cidadania do Programa ParáPaz, em parceria com diversos órgãos do estado, com serviços à população.

11h às 13h- Visita ao Hospital Regional do Baixo Amazonas, ao Estádio de Futebol Barbalhão, às obras do Ginásio Poliesportivo de Santarém e obras do Terminal Hidroviário de Santarém.

15h- Sessão Especial da Alepa

16h- Reunião ampliada com o Procurador Geral de Justiça e promotores da região do Baixo Amazonas

17h- Lançamento do projeto de Turismo do Sebrae para a região do Baixo Amazonas

22 de Março

Santarém, 8h- Inauguração do PrevBarco II INSS, na Orla de Santarém.

Trairão,11h- Entrega da reforma e ampliação da Escola Estadual Everaldo Martins.

Itaituba,14h- Visita à Prefeitura Municipal de Itaituba

Itaituba,15h- Visita às obras do Hospital Regional de Itaituba

Santarém,19h- Inauguração do Ginásio Poliesportivo do 3ºBPM Sgt Kenedy

23 de Março

Belterra,9h- Abertura da Colheita no município de Belterra

Porto de Moz,12h- Inauguração de Agência Porto de Moz do Banpará

 

 

Continue lendo

Governo do Pará

Baixo Amazonas vai propor metas ao novo Plano Plurianual do governo Helder Barbalho

Publicado

em

Obras do Estádio de Futebol Barbalhão, que passa por reforma e ampliação, serão visitadas pelo governador Helder Barbalho.

O segundo dia de programações do governo itinerante em Santarém inicia com audiência pública relacionada à elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, um dos principais instrumentos de planejamento de gestão proposta pelo governador Helder Barbalho (MDB). A participação popular em um momento tão determinante para as ações de Governo que serão realizadas ao longo dos próximos 4 anos é mais um dos propósitos atendidos pelo programa “Governo por Todo o Pará”.

O governador Helder Barbalho estará à frente da programação ouvindo as demandas da região de integração do Baixo Amazonas, a partir das 8h30 desta quinta-feira (21), no auditório do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Em seguida,  segue para a Ação Cidadania do Programa ParáPaz, que oferecerá serviços diversos à população em parceria com diversos órgãos estaduais.

Saúde

No final da manhã, Helder se dedicará a uma série de visitas a locais que são fundamentais para a rotina dos moradores da região. A primeira será às instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer e que assiste a uma população estimada em 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios do oeste do Pará. Depois, vai ao Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, em construção e orçado em mais de R$ 148 milhões, e que deverá focar na alta complexidade para uma demanda de 250 mil habitantes, incluindo os de outros cinco municípios: Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis.

Esporte 

A agenda do início da tarde inclui paradas nas obras de reforma e ampliação do Estádio de Futebol Barbalhão. O complexo, que passará a ter capacidade para 22 mil pessoas, vai contar com um novo centro de treinamento para atletas, vestiários, banheiros para o publico, espaço de restaurante e lanchonetes, novo sistema de iluminação, amplo estacionamento e elevador para pessoas com necessidades especiais.

O Ginásio Poliesportivo de Santarém também será visitado pelo governador. Iniciadas em 2013, as obras já foram concluídas em 80% e a engenharia responsável aguarda apenas a diminuição da quantidade de chuva para finalizar a estrutura metálica. O projeto contempla salas administrativas, banheiros, vestiários, lanchonete, estacionamento, duas bilheterias, recepção, saguão de entrada, setor de apoio ao turista e capacidade para 5 mil pessoas.

Infraestrutura

A última ida a canteiros de obra do dia será onde funcionará o Terminal Hidroviário de Santarém, uma área de 3,6 mil metros quadrados de área construída com sala de embarque e desembarque de passageiros, guichês para venda de passagens, guarda-volumes, banheiros, fraldário, praça de alimentação e espaço para órgãos intervenientes – incluindo a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Receita Federal, Polícia Militar, entre outros. O terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial.

Aproximação – Helder Barbalho encerra o dia participando de uma sessão itinerante realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), às 15h, na Uepa, e depois, às 16h, de uma eeunião ampliada com o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, Gilberto Martins, além de promotores de Justiça da Região Administrativa do Baixo Amazonas.

As atividades do Governo por Todo o Pará seguem pelos dias 22 e 23, com entregas de obras e mais visitas. Estratégia de interiorização que objetiva aproximar a gestão estadual da população de todo o Estado, o programa chegará ainda a Marabá entre 3 e 5 de abril e, posteriormente, a Breves, nos dias 10, 11 e 12 do mesmo mês. Esses dois próximos destinos escolhidos visam o atendimento ao sul e sudeste do Estado e ao Marajó.

Carol Menezes/ Agência Pará

Continue lendo

Destaques

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com