Conecte-se Conosco

SANTARÉM

Hemopa Santarém coleta mais de 200 bolsas de sangue em Juruti

Publicado

em

Fonte/Fotos: Agência Pará

A campanha motivou a população do município a participar em grande número.

Mais uma campanha externa que supera a meta estabelecida pelo Hemocentro Regional de Santarém que realizou campanha externa de doação de sangue no município de Juruti, nos dias 16 e 17 de outubro, em parceria com o Hospital 9 de Abril.  

O objetivo era coletar 200 bolsas, porém os doadores voluntários jurutienses marcaram presença. Foram registrados 255 comparecimentos e 223 bolsas de sangue coletadas que vão salvar cerca de 900 vidas.

“Estamos muito felizes em conseguir superar as expectativas. Fizemos mobilização na cidade um dia antes com carro som e panfletagem. A sociedade ouviu o chamado e contribuiu diretamente. Só temos motivos para comemorar e agradecer”, ressaltou Suanne Santos, assistente social do Hemocentro de Santarém.

Anabel Melo, 17 anos, estava muito feliz por ter feito a primeira doação.  “Eu estava esperando este dia. Desde os 12 anos de idade quando tive vontade de ser doadora. Acredito que doando sangue eu posso salvar muitas vidas. Tenham certeza que vou continuar fazendo esse ato”, disse a estudante que também levou a mãe para doar.

O Hemocentro Regional de Santarém atende a demanda transfusional de 23 cidades da região. Joaquim Azevedo, gerente do Hemocentro, destaca a importância de realizar campanhas externas com freqüência. “Sentimos a necessidade da presença do Hemopa em todos os municípios do oeste do Pará, tendo em vista uma grande demanda reprimida de doadores que, muitas vezes, não têm tempo e nem como se deslocar à Santarém para fazer a doação. Por isso sempre que possível, realizamos as ações externas que nos dão um fôlego a mais no estoque de sangue”.

Continue lendo
Clique para comentar

SANTARÉM

Documento assinado por empresários de ônibus põe em dúvida acordo aprovado pela justiça de Santarém

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: O Estado Net

Um documento assinado pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Públicos de Santarém e Belterra (Setrans), Mário Jorge Gomes Borges, pelo empresário Edinaldo Ferreira Veras e pelo advogado Everson Patrick da Silva Veras, foi encaminhado no último dia 11, ao Ministério Público do Estado do Pará (MPE), à Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Santarém, ao Conselho Municipal de Transporte de Santarém, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e à Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), criticando a decisão da Sexta Vara Empresarial de Santarém, que homologou proposta de acordo entre a Prefeitura de Santarém e a empresa que venceu a licitação para o serviço de transporte coletivo nu municipio. O documento enumera uma série de denúncias contra o novo sócio da empresa Resende e Batista Ltda., que agora chama-se Monte Cristo Ltda., o empresário Marcio Antonio Pamplona Lassance Cunha.

A denúncia é a mais recente tentativa do sindicato de tentar frear o processo de licitação do serviço transporte público do município, que está na esfera judicial. O documento questiona o acordo intermediado pelo juiz Valdeir Salviano, 6ª Vara Empresarial da Comarca de Santarém, durante a audiência de conciliação realizada no último dia 1º deste mês. Na ocasião, ficou acertado que até o fim deste mês, a empresa apresentará o comprovante de aquisição de 110 ônibus que vão atender os usuários do serviço de transporte coletivo da cidade e o cronograma para o início da operação do serviço. Os denunciantes questionam os termos desse acordo e cobram providências para o que eles chamam de ‘tentativa de ludibriação acometida no acordo pelo suposto novo sócio da empresa’. O documento põe em dúvida a boa fé do juiz e do promotor que intermediaram o acordo ao lançar dúvidas e suposições sobre o processo.

LEIA A ÍNTEGRA DO DOCMENTO AQUI.


No documento que contém quase 40 páginas, os representantes do Setrans lembram que o novo sócio propôs a entrega de uma frota de ônibus 0 km, 100% elétricos, comprovando a sua aquisição, no próximo dia 30, e que já operou em Itajaí (SC), Farroupilha (RS) e, principalmente no Rio de Janeiro (RJ), especificamente no BRT do Rio. Além disso, a denúncia diz ainda que o empresário informou ser proprietário da empresa STARBUS e que possui pela empresa um imóvel no Rio de Janeiro orçado em R$ 280 milhões, sendo esta garantia dada por ele na apresentação do novo acordo. Porém, afirmam os denunciantes, foram constatadas tentativas de ludibriar o município e a própria justiça, alegando que o empresário teria faltado com a verdade durante a audiência com o juiz.


Ainda segundo essa denúncia, o Setrans afirma que há forte suspeita que o novo sócio, o empresário Marcio Antonio Pamplona Lassance Cunha, não tem aporte financeiro, nem patrimônio para satisfazer eventual débito contratual.


No documento, os denunciantes dizem que foram feitas pesquisas no CPF do empresário e diligências cartorárias pelo site oficial dos cartórios denominado ‘Registradores’, na cidade sede da empresa e do novo sócio e que não foi localizado nenhum bem imóvel em nome do titular ou da empresa STARBUS. Além disso, nessa pesquisa, também foram encontrados protestos no CPF do empresário. A denúncia também afirma ser mentirosa a operação de empresas ligadas ao empresário nas cidades mencionadas por ele durante a audiência, que ligações e e-mails enviados para essas localidades ninguém nunca ouviu falar da empresa STARBUS e nem do empresário Marcio Antonio Pamplona Lassance.


“Com base nos dados das pesquisas realizadas, é de se suspeitar: como o novo sócio sem bens e sua pequena empresa irão garantir a multa milionária prevista no contrato administrativo de R$ 1 bilhão e 50 milhões de reais? O novo sócio mentiu sobre a existência do imóvel alegado em audiência? Mentiu sobre sua operação em Farroupilha/RS? É de se constatar a ausência de zelo nas tratativas com o sócio em audiência, uma vez que põe-se em suspeita a idoneidade financeira do referido e sua empresa de consultoria. Não teria a Prefeitura de Santarém e o Ministério Público se precipitado em seu acordo com a Monte Cristo Ltda., que já inadimpliu com as suas obrigações outrora?”, questionam os autores da denúncia.

Continue lendo

SANTARÉM

Atraídos pelo carimbó do oeste do Pará, grupo de idosos de Roraima realiza excursão em Santarém

Publicado

em

Grupo fez um luau na praia do Cajueiro em Alter do Chão — Foto: Silvia Vieira/G1
Grupo ‘Alegria de Viver’ desembarcou em Santarém na terça-feira (12) e fica na cidade até o feriado da Proclamação da República.

Um grupo formado por 115 pessoas de Roraima está em Santarém, oeste do Pará, para excursão turística. A principal motivação do grupo para escolher como destino a cidade foi o carimbó.

“Eles dançam lá e recebem convites do governo para se apresentar em vários lugares, então eles ganharam bastante notoriedade e se destacam nas apresentações pela vitalidade”, disse o prefeito, James Batista.

O grupo ‘Alegria de Viver’ é formado por 115 pessoas, sendo que 85 delas são idosas e o restante fazem parte de uma equipe de apoio, composta por enfermeiros, técnicos e outros profissionais.

Os idosos animaram a vila balneária de Alter do Chão na quarta-feira (13) quando fizeram um Luau na praia do Cajueiro.

Maria Madalena Leal visita a região pela primeira vez, e disse estar encantada com as riquezas da cidade.

“Uma beleza incrível e o povo muito hospitaleiro, que sempre nos recebe bem com sorriso onde a gente passa”, disse.

O aposentado Adair Brigido gostou tanto da região que falou que se pudesse, moraria em Santarém.

“É bom demais, se eu pudesse me mudaria para cá”, disse.

A excursão começou na quarta-feira (13) e o grupo continua na cidade até sábado (16) para aproveitar o feriado prolongado de Proclamação da República.

Continue lendo

SANTARÉM

Fim de semana de homenagens a Nossa Senhora da Conceição; confira a programação

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Assessoria de Imprensa da Diocese de Santarém

Confira a programação a ser realizada até este domingo, 17 de novembro, antecedendo ao Círio 101 de Nossa Senhora da Conceição que ocorre no dia 24 de novembro com o tema “Maria, nossa mãe”.

-4ª Moto Romaria do Círio (15 de novembro)

A 4ª Moto Romaria do Círio é realizada nesta sexta-feira, 15 de novembro. Ela foi criada para que os motoqueiros possam prestar sua homenagem acompanhando a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade. A concentração da Moto Romaria inicia às 17h em frente à Igreja Santíssimo Sacramento, bairro Santíssimo, e sai às 18h encerrando no elevado da Praça da Matriz.

Confira o trajeto da 4ª Moto Romaria: Av. Marabá, Trav. José Agostinho, Av. Elinaldo Barbosa, Av. Curuá-Una Av. Moaçara, Av. Sérgio Hen, Av. Crisântemo, Av. Silva Jardim, Av. Marechal Rondon, Av. Barão do Rio Branco, Av. Mendonça Furtado, Av. Cuiabá, Av. São Sebastião, Trav. Barjonas de Miranda (Contorno na Praça Tiradentes) e Av. Tapajós (Elevado da Matriz).

-4ª Ciclo Romaria do Círio (15 de novembro)

A 4ª Ciclo Romaria do Círio ocorre nesta sexta-feira, 15, saindo às 18h do Parque da Cidade, com os devotos acompanhando em suas bicicletas a imagem da Virgem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Santarém até o elevado da Praça da Matriz. A concentração da Romaria inicia às 17h na Rua do Parque da Cidade.

Trajeto da 4ª Ciclo Romaria: Rua do Parque da Cidade, Av. Barão do Rio Branco, Av. Sérgio Henn, Av. Bartolomeu de Gusmão, Av. Irurá, Av. Magalhães Barata (Rodagem), Av. Presidente Vargas, Av. São Sebastião. Av. Barão do Rio Branco, Rua Siqueira Campos, Trav. Monsenhor Gregório e Av. Tapajós (elevado da Matriz).

-4ª Remaria do Círio (16 de Novembro)

Antecedendo ao Círio 101 de Nossa Senhora da Conceição, neste sábado, 16, haverá a 4ª Remaria do Círio. Esta romaria no Rio Tapajós sairá às 17h da Praia do Maracanã e encerrará na frente da escadaria da Praça da Matriz.

-Traslado do 13º Círio das Crianças (16 de Novembro)

O traslado do 13º Círio das Crianças é neste sábado, 16 de novembro, saindo às 18h30 da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e seguirá até a Pastoral do Menor Centro. O traslado terá o seguinte trajeto: Rua Siqueira Campos, Travessa 15 de agosto, Av. São Sebastião, Trav. Dom Amando, Av. Borges Leal, Av. Barão do Rio Branco e Rua Afonso Pena.

-Círio das Crianças (17 de Novembro)

O tradicional Círio das Crianças, que está em sua 13ª edição, ocorre neste domingo, 17 de novembro, saindo às 7h da Pastoral do Menor Centro e encerrará na Praça da Matriz. A concentração inicia às 6h, e na ocasião estarão sendo coletados alimentos não perecíveis para a Campanha Natal Sem Fome. Confira o trajeto: Rua Afonso Pena, Av. Bartolomeu de Gusmão, Trav. Moraes Sarmento, Av. Mendonça Furtado, Av. Barão do Rio Branco, Rua Siqueira Campos, Trav. Monsenhor Gregório e Av. Tapajós.

-35ª Corrida do Círio (17 de Novembro)

Fazendo parte da programação das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Santarém, neste domingo, 17, ocorre a 35ª Corrida do Círio. Um percurso de 7 km. A largada será às 18h30 de frente da Praça da Matriz.

As inscrições da corrida terminam neste sábado, 16 de novembro, e podem ser feitas na loja Lupo (Shopping Paraíso) e na recepção da Rádio Rural de Santarém. Sendo que nesta sexta-feira e sábado a Rádio estará aberta para inscrições das 8h às 18h e na loja Lupo será das 16h às 22h na sexta-feira e das 10h às 22h no sábado. A taxa da inscrição custa 50 reais que dá direito a camisa da corrida, a viseira e a medalha de participação.

O evento é uma promoção da Rádio Rural de Santarém em parceria com a empresa Crono. Confira o trajeto da Corrida do Círio: Av. Tapajós, Adriano Pimentel, Av. Nazaré, Av. Rui Barbosa, Trav. Luís Barbosa, Av. São Sebastião, Trav. Joaquim da Costa Pereira (antiga 15 de Novembro), Av. Tapajós até a Praça da Matriz.

-Exposição Fotográfica de 200 anos de Dedicação da Catedral (17 de Novembro)

A Abertura da Exposição fotográfica dos 200 anos de Dedicação da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e Centenário do Círio será neste domingo, 17 de novembro, na Igreja Matriz, às 19h. A programação inicia com a Missa Solene de Dedicação e depois terá a exposição fotográfica dentro da igreja com panfletos explicativos de cada imagem. Esta exposição ficará na Catedral durante toda a festa.

Por: Aritana Aguiar

Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital