Conecte-se Conosco

SAÚDE

Hospital doa mudas de plantas ornamentais às mulheres no Dia Mundial da Filantropia

Foto: Reprodução / Fonte: Comunicação – Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

Publicado

em

No dia Nacional da Filantropia, comemorado nesta terça-feira, 20, mulheres, na faixa etária de 46 a 50 anos de idade, colaboradoras do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, foram presenteadas com plantas ornamentais. A iniciativa faz parte das ações da Campanha do Outubro Rosa, desenvolvida pela área de Medicina do Trabalho da instituição de saúde. Cerca de 70 mulheres foram comtempladas com a ação.

A aquisição das mudas foi fruto de uma doação feita por um grupo de voluntários amantes e cultivadores de plantas. Quem integra o grupo é Mônica Pureza, moradora do Bairro do Marco, em Belém. Ela está envolvida com a prática do voluntariado há 7 anos e o público-alvo que costuma atender são crianças, adolescente e mulheres que fazem tratamento oncológico. “Essas plantinhas representam o cuidado especial que devemos ter com o outro. Sempre é importante ter a empatia e contribuir para minimizar o sofrimento ou prestar ajuda na prevenção de situações indesejáveis”, comentou.

Este tipo de ação foi possível porque o hospital tem uma forte relação com a prática do voluntariado, incentivada pela Pró-Saúde. No Oncológico Infantil, existem cerca de 13 atividades desenvolvidas pela área de Humanização que contam com o apoio do Programa de Voluntariado.

Sobre a escolha da entrega de mudas às mulheres da faixa etária de 46 a 50 anos de idade, a médica da área de Medicina do Trabalho, Gisele Araújo, explica a finalidade: “Escolhemos essa faixa etária porque existe uma orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia às mulheres dessas idades no sentido de fazer o exame. Essa atividade foi um modo singelo de parabenizá-las pelos cuidados que estão tendo consigo mesmas”, afirmou a médica.

Uma das mulheres que recebeu o brinde foi a colaboradora Janilda Gouveia, de 49 anos de idade, auxiliar de Higienização de Limpeza do hospital, que já está com o agendamento marcado para a realização dos exames nos próximos dias. “Me senti importante com essa preocupação e cuidado do hospital com nós, mulheres. É muito importante fazer o exame e não podemos deixar que a vergonha tome conta da gente”, observou a colaboradora.

A área de Sustentabilidade foi parceira na ação, organizando o evento de entrega das mudas. “Essa ação está alinhada ao pilar social que envolve a sustentabilidade, faz uma alusão ao cuidado que devemos ter consigo mesma e para com a natureza”, disse Beatriz Garcia, analista da área de Sustentabilidade do Oncológico Infantil.

Exame de Mamografia

A mamografia é um exame de rotina para mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, utilizado como rastreio para lesões iniciais, o que possibilita o diagnóstico precoce dando mais chances de tratamento e cura.

Filantropia

Filantropia significa “amor à humanidade” ou, ainda, generosidade e caridade. “Em outras palavras, é a forma que transformamos o amor que sentimos ao próximo em atos que agregarão valores às pessoas”, explica Regina Victorino, gerente de Filantropia da Pró-Saúde.

“As ações filantrópicas da entidade estão presentes no zelo ao atendimento humanizado, apoio ao trabalho voluntário, promoção do conforto espiritual e no desenvolvimento de ações nas comunidades em que estamos inseridos”, observa a gerente.

Criação do Dia Nacional da Filantropia

De acordo com o Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (Fonif), “a proposta para a criação do Dia Nacional da Filantropia surgiu a partir de esforços do Fórum, que pleiteou perante o Congresso Nacional este reconhecimento às mais de 9 mil entidades filantrópicas que atuam no país e cujo trabalho beneficia a vida de milhões de brasileiros”.

Emanuel Jadir

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Ideia Virtual

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/aprovincia/public_html/wp-includes/functions.php on line 4556