Conecte-se Conosco

Cidade

Incêndio atinge almoxarifado da Norte Energia na hidrelétrica de Belo Monte

Publicado

em

 

Um incêndio foi registrado, no começo da noite, desta segunda-feira (11), no almoxarifado da empresa Norte Energia em Vitória do Xingu, região sudoeste do Estado

No início da noite desta segunda-feira (11), um incêndio de grandes proporções atingiu o galpão de almoxarifado da Norte Energia (responsável pela Usina hidrelétrica Belo Monte) no município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense.

O Corpo de Bombeiros de Altamira e uma brigada de incêndio da empresa foram acionados para debelar as  chamas. O incêndio  se irrompeu no final da tarde desta segunda-feira(11), no  almoxarifado  da Norte Energia, em Belo Monte, município de Altamira, Sudoeste do Pará.

Cinco  viaturas são usadas no trabalho, informou o comandante dos Bombeiros em Altamira, coronel Valtecir Pinheiro, que monitora a situação no local. “Teremos mais informações após a operação de combate ao incêndio, o que leva um certo tempo”, afirmou o coronel Valtecir.

 O fogo iniciou no almoxarifado da empresa por volta das 18 horas. A Norte Energia responde pelo funcionamento da hidrelétrica de Belo Monte. Vitória do Xingu fica a 60 quilômetros do centro de Altamira. Até então, apenas danos materiais foram contabilizados. A reportagem busca contato com a empresa Norte Energia.

Em nota, a Norte Energia, empresa responsável pela UHE Belo Monte, informou que o incêndio ocorreu no galpão de almoxarifado do Consórcio Construtor Belo Monte, no sítio Belo Monte, em Vitória do Xingu (PA) e que, de imediato, foram tomadas providências de envio da brigada de emergência do canteiro de obras e acionamento do Corpo de Bombeiros de Altamira.

A empresa informou ainda que todos os trabalhadores foram retirados do local. Segundo o Consórcio Construtor, responsável pela área, não há vítimas e os danos foram somente materiais.

 

 

 

 

 

Continue lendo
Clique para comentar

Cidade

Feirantes do Ver-o-Peso são orientados a prevenir e combater incêndios

Publicado

em

Foto: Ascom CBMPA /Fonte: Agência Pará

Durante esta semana o Corpo de Bombeiros Militar promoveu uma ação educativa no Mercado do Ver-o-Peso. Feirantes e vendedores de alimentos foram orientados em como prevenir e combate incêndios domésticos. As atividades aconteceram no Mercado da Carne, área de alimentação, bares e restaurantes da redondeza.

O objetivo da campanha é alertar os feirantes e funcionários para os riscos desse tipo de acidente, que são frequentes na área. Militares orientaram os trabalhadores a como agir em uma situação de princípio de incêndio nas barracas, o manuseio dos extintores e a utilização correta da mangueira de registro, já que as últimas ocorrências dessa natureza no mercado foram por conta de problemas com o gás de cozinha.

De acordo com o capitão Anderson Braga, as campanhas contribuem para a prevenção desses tipos de problemas na feira. “É importante que as pessoas tenham uma consciência preventiva, noção de concentração, não criar pânico e saber o que fazer diante de uma situação dessa. Com estas orientações, levamos esse conhecimento ao feirante e assim evitamos acidentes e prejuízos maiores.”

Além disso, também foi repassado para o público, orientações de primeiros socorros como cortes, engasgamentos, desmaios e outros.

Continue lendo

Cidade

Belemtur inicia a elaboração do primeiro Plano Municipal de Turismo de Belém

Publicado

em

Foto: Reprodução /Fonte: Agência Belém

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), em parceria com instituições públicas e privadas, deu início à elaboração do primeiro Plano Municipal de Turismo de Belém.

O objetivo do projeto é organizar o desenvolvimento da atividade turística municipal para os próximos anos, a partir do planejamento de ações e projetos que contemplem as características e singularidades da oferta turística, como os atrativos e serviços turísticos oferecidos por Belém.

Grupo de trabalho – Para iniciar o processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo foi criado um grupo de trabalho formado por representantes da Belemtur, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade Pan Amazônica (Fapan), Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (Abbtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e o Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur).

Esses setores e entidades, em conjunto, vão debater sobre as necessidades e demandas que serão contempladas a partir da execução dos projetos e ações previstas no plano.

O diretor de planejamento da Belemtur, Jackson Tavares, está motivado com o começo da elaboração do plano. “Com a união de esforços esperamos que o resultado seja o fortalecimento do turismo no município, em sua área insular e continental, transformando-o em uma atividade econômica que busca alcançar um número expressivo de visitantes que venham a Belém”, explicou.

O coordenador da Belemtur, Victor Cunha, enfatizou a importância da elaboração do plano para a cidade. “O plano vai trazer inovações na estrutura de atendimento aos turistas, gerando mais empregos e apontando quais setores precisam de qualificação, por meio das diretrizes que serão apontadas durante a elaboração do plano”, destacou.

O primeiro Plano Municipal de Turismo de Belém irá direcionar, com maior qualidade e competência, os investimentos e políticas públicas referentes ao turismo em Belém, observando as especificidades da capital, nas ilhas e na região urbana da cidade, que proporcionam aos visitantes experiências únicas.

Texto: Jamyla Magno

Continue lendo

Cidade

Prefeitura lança concurso que escolherá aplicativo de serviços turísticos

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Belém

Criar um aplicativo de oferta turística, oferecendo vários atrativos de Belém, como hotéis, casas noturnas, bares, restaurantes em um aplicativo para a plataforma Android. Com essa finalidade a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), e a Faculdade Pan-Amazônica (Fapan) lançaram o concurso “Hackatur” na noite desta terça-feira, 20, na sede da faculdade.

O concurso é voltado para alunos e recém-formados do curso de Ciência da Computação. “Fizemos uma parceira com a Fapan para criarmos um aplicativo. Esse sistema vai condensar todo o inventário turístico feito pela Belemtur e quando o turista chegar à cidade ele vai poder ter acesso a várias informações com um mapa turístico de Belém”, explicou o diretor de planejamento da Belemtur, Jackson Tavares.

Participaram do lançamento representantes da Belemtur, da Fapan e da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa). O concurso tem um foco social para desenvolver o turismo na capital. “O turismo na Região Amazônica, seja pela gastronomia ou cultura, conquistou o Brasil e essa tecnologia será uma aliada para fomentar cada vez mais”, destacou a diretora geral da Fapan, Miriam Fernandes.

Concurso – Podem se inscrever ao concurso 16 equipes, que serão avaliadas por uma banca formada por professores e representantes da Belemtur e da Cinbesa. Cinco critérios serão levados em conta na escolha do aplicativo vencedor: inovação, usabilidade, design, desempenho e funcionalidade. A previsão é que o anúncio do aplicativo vencedor ocorra dia 18 de setembro.

Recém-formados no curso de Ciências da Computação, Alex Cunha, de 27 anos, e Iann Oliveira, de 23, se inscreveram. “Temos algumas ideias e já estamos conversando com pessoas que gostam e costumam viajar. A intenção é fazer algo bacana para o usuário e ajudar nesse desenvolvimento turístico“, disse Iann.

Serviço – As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de agosto por meio do link bit.ly/hackatourbelem.

Texto:Victor Miranda

Continue lendo

Destaque