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EDUCAÇÃO

Íntegra da prova do segundo dia do Enem vaza e circula em grupos do WhatsApp

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A imagem da prova que está circulando por grupos de professores Foto: Reprodução
A imagem da prova que está circulando por grupos de professores Foto: Reprodução

Fotos da prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que compreende os temas de Ciências da Natureza e Matemática, circulam em grupos de professores no WhatsApp desde pelo menos as 16h30 deste domingo. Não se sabe de onde partiu o vazamento. O exame ainda está sendo aplicado em todo o Brasil e, oficialmente, candidatos só começaram a deixar os locais de prova com o caderno de questões a partir das 18h.

O GLOBO teve acesso às imagens da prova, que reproduzem todas as 90 questões do Enem, enumeradas de 91 a 180, e confirmou sua veracidade com candidatos que realizaram o exame. Os enunciados da prova vazada foram discriminados de acordo com as áreas de conhecimento, como química, física e biologia, mas ainda não se sabe o responsável pelas anotações.

Na semana passada, no primeiro dia do Enem, uma foto do tema de redação também vazou durante a aplicação da avaliação. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep, instituto ligado ao MEC responsável pela aplicação do exame, instauraram um inquérito.

No último sábado, a Polícia Federal deflagrou uma operação de busca e apreensão contra duas aplicadoras do exame. Um candidato também teria sido eliminado, segundo anunciou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em um pronunciamento em cadeia nacional.

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EDUCAÇÃO

Weintraub empossa reitores de cinco novas universidades

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Abraham Weintraub empossou cinco novos reitores Foto: MEC/Gabriel Jabur

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse nesta quinta-feira (12) a cinco reitores de novas universidades criadas pelo governo Jair Bolsonaro. São elas as federais de: Jataí, Agreste de Pernambuco, Rondonópolis, Delta do Parnaíba e Catalão. Em uma publicação nas redes sociais, o ministro afirmou que o objetivo de sua gestão é de que os locais deixem de ser “centros de doutrinação”.

– Dei posse a reitores de cinco novas universidades federais: Jataí, Agreste de Pernambuco, Rondonópolis, Delta do Parnaíba e Catalão. Primeiro ano de Governo Bolsonaro: cinco novas instituições são criadas para serem centros de excelência e não de doutrinação – declarou.

Com uma política que tenta renovar o ambiente nas instituições administradas pelo governo federal, o ministro fez duras críticas durante uma audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, realizada na última quarta-feira (11), e afirmou que as federais brasileiras têm extensiva produção de drogas.

Para exemplificar a declaração, ele mostrou algumas reportagens sobre casos específicos de produção ou tráfico de drogas na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Governo anuncia estudos para instalar campus da Uepa em Ananindeua

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Foto: Marco Santos / Ag. Pará / Fonte: Agência Pará

Já em 2020, o Governo do Pará começa os estudos para implantação de um campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Ananindeua, ampliando a oferta de ensino superior na Região Metropolitana de Belém. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho na tarde desta quinta-feira (12), durante a solenidade de entrega do novo prédio do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) no município, que oferece mais comodidade e qualidade no ensino para centenas de estudantes.

Segundo Helder Barbalho, um polo de ensino técnico e profissional qualifica a mão de obra na Região Metropolitana. O governador também adiantou que há planos para aumentar, ainda mais, a rede de ensino superior em Ananindeua. “Faço o pedido ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, que leve até o Ministério, para conseguirmos implantar um campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Ananindeua. Aproveito e anuncio que em 2020 começamos a articular o campus da Uepa, também no município”, disse Helder Barbalho.

Atualmente, o polo do IFPA em Ananindeua oferece três turmas de cursos integrados (ensino médio técnico) e cinco turmas de cursos subsequentes de Meio Ambiente, Informática e Segurança do Trabalho, totalizando 420 alunos.Fachada do novo polo do Instituto Federal em Ananindeua.

Para Deiverson Cordovil, concluinte do curso técnico em Segurança do Trabalho, o IFPA no município – o segundo mais populoso do Pará -, aumentou as oportunidades de formação de mão de obra qualificada. “É um grande ganho pra Ananindeua. Não existia esse tipo de curso no município, e nós tínhamos que nos deslocar até a capital”, ressaltou.

Trabalho conjunto – O Campus do IFPA em Ananindeua iniciou suas atividades como polo em 2010, por meio de um convênio articulado por Helder Barbalho, na época prefeito do município. O Campus foi instalado na área da antiga Granja Icuí, que foi residência oficial de governadores do Pará.

O reitor do IFPA, Claudio Alex Rocha, destacou a importância da mobilização conjunta, entre prefeitura e governo, para implantar o Instituto Federal em Ananindeua. “O Campus já estabelecido pode chegar até a 1.200 alunos. Queremos crescer ainda mais e ampliar as novas vagas para os estudantes. Tudo isso só foi possível graças às forças conjuntas”, frisou Claudio Alex Rocha.

Também participaram da solenidade o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro; o deputado Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), outros parlamentares e autoridades do município.

A nova estrutura do polo oferece mais comodidade aos alunos do Instituto

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Secretaria de Educação define calendário escolar de 2020

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Foto: Reprodução / Fonte: Agência Pará

O ano letivo de 2019 ainda não acabou, mas a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já definiu todo o calendário escolar para o próximo ano. A programação pedagógica de 2020 é uma das pautas do II Encontro Regional de Educação, que acontece em Belém até a próxima quinta-feira (12). 

O ano letivo de 2020 iniciará no dia 03 de fevereiro em todas as escolas estaduais, terá 200 dias de atividades efetivas e só terminará em 29 de dezembro. Antes do início, nos dias 30 e 31 de janeiro, a Seduc realiza a Jornada Pedagógica. O material que subsidiará a jornada será fornecido pela própria secretaria com as evidências do fluxo de 2019.

Segundo a secretária-adjunta de ensino da Seduc, Ana Paula Renato, o calendário traz algumas novidades nas ações, que a partir de agora serão organizadas e padronizadas de forma sequencial.

“As USEs (Unidade Seduc na Escola)  e UREs (Unidade Regional de Educação) receberão o currículo integrado com perfil de entrada e saída de cada aluno, o que permitirá avaliar que tipo de estudante queremos do início ao final do ano”, explica Ana Paula.

O calendário prevê, ainda, a realização de atividades estruturantes para Língua Portuguesa, Matemática e produção textual desde o ensino fundamental até o médio. Outras ações passam a constar no calendário, como, por exemplo, o Dia da Família na Escola, momento em que a direção da escola apresentará aos pais e responsáveis o calendário do trimestre e dizer o que cada unidade de ensino espera deles. “Os indicadores de educação mostram que quando a família é presente na escola os alunos apresentam melhor rendimento”, destaca a secretária adjunta. A data se repetirá pelo menos outras três vezes ao longo do ano.

Outra novidade é a realização de avaliações diagnósticas intercaladas com cada período avaliativo. A avaliação monitora o andamento da aprendizagem do aluno desde o início do ano. “Através dela poderemos avaliar se o aluno realmente aprendeu e identificar onde estão as suas maiores dificuldades”, explica a secretária adjunta.

O Encontro Regional de Educação tem como objetivo avaliar as metas de educação pactuadas no início de 2019 e monitorar a agenda da aprendizagem em cada escola da rede estadual de ensino. Participam do encontro secretários municipais de educação, gestores de USEs e UREs, técnicos e diretores de escolas. O encontro já foi realizado em Altamira, Bragança, Santarém e Marabá. Em Belém, participam educadores da Região Metropolitana, parte da região nordeste e Marajó.

Durante os encontros as escolas definem as principais metas para 2020. Em Águas Lindas, por exemplo, a Escola de Ensino Fundamental Bom Jardim quer elevar o Ideb de 4.7 para 4.9. Para isso, pretende qualificar a leitura e a escrita que ainda são o grande problema das crianças. “Nosso foco é aproveitar o horário do intervalo para intensificar a leitura das séries iniciais”, informa a vice-diretora Regina Lacerda.

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