Conecte-se Conosco

BRASIL GERAL

Justiça decreta prisão do ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Publicado

em

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

A 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva do ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes. Ele é investigado na Operação Patrón, um desdobramento da Operação Lava Jato, por corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, em um esquema envolvendo o doleiro Dario Messer, preso em julho deste ano, pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, na Operação Câmbio, Desligo.

Policiais federais fazem hoje (19) a operação para prender o ex-presidente e outros 19 investigados, de acordo com o Ministério Público Federal. Ainda segundo a MPF, a Justiça considerou que a prisão de Cartes é necessária devido a “graves riscos para a ordem pública, pela contemporaneidade e gravidade dos crimes investigados e por ser a única forma para irromper os crimes de lavagem de dinheiro já comprovados”.

BRASIL GERAL

Receita Federal apreende 95 kg de cabelo humano e sintético no Galeão

Na ação, o Serviço de Conferência de Bagagem Acompanhada encontrou 4kg de fitas para confecção de perucas e apliques

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Notícias ao Minuto

AReceita Federal divulgou hoje (6) que apreendeu 71kg de cabelo humano e 24kg de cabelo sintético no Aeroporto Internacional Tom Jobim/ Galeão. As mercadorias estavam na bagagem de um casal estrangeiro que embarcou na China e tinha como destino final o aeroporto de Guarulhos em São Paulo.

Na ação, o Serviço de Conferência de Bagagem Acompanhada encontrou 4kg de fitas para confecção de perucas e apliques.

De acordo com a Receita Federal, o trabalho é resultado da troca de informações entre as equipes de gestão de riscos aduaneiros das alfândegas da Receita Federal no aeroporto do Galeão e no aeroporto de Guarulhos.

As mercadorias foram avaliadas em aproximadamente R$120 mil e estão sujeitas à pena de perdimento. Os passageiros foram encaminhados à Polícia Federal.

Continue lendo

BRASIL GERAL

Companhias aéreas poderão ter de reservar assento para menores de 14 anos ao lado dos pais

Publicado

em

Foto: Reprodução / Fonte: Agência Senado

Crianças e adolescentes menores de 14 anos terão direito a assento, em companhias aéreas, próximas aos pais sem que para isso seja cobrada taxa adicional. Também estarão sujeitas às mesmas regras as pessoas com deficiência e seus acompanhantes. É o que determina o projeto de lei (PL) 3.815/2019 aprovado na quarta-feira (4) na Comissão de Direitos Humanos (CDH). O texto segue agora para votação, em decisão final, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF), a proposta altera o Código Brasileiro de Aeronáutica e prevê que, caso os bilhetes das crianças e de seus responsáveis, bem como das pessoas com deficiência e seus acompanhantes, tenham sido adquiridos em classes distintas, as companhias aéreas possam acomodá-los naquela mais barata, desde que procedam ao ressarcimento da diferença de preços entre as classes.

Leila explicou que apresentou o projeto após receber informações de que companhias aéreas vêm cobrando taxas adicionais pela marcação antecipada de assentos, induzindo, segundo ela, pais ou responsáveis a pagar essas taxas para evitar que fiquem separados de suas crianças.

“As empresas aéreas estão separando crianças de até quatro anos de idade de seus pais, numa tentativa torpe de exigir destes a marcação antecipada de assentos na aeronave, de forma a não caírem numa marcação aleatória em que sejam separados. Ora, entendemos lícito às empresas cobrarem por essa marcação dos passageiros que desejem a reserva antecipada de um lugar específico, seja ele à janela, junto ao corredor, ou à frente da aeronave, mas não há escusas ou justificativas para separar crianças tão pequenas de seus pais”, exemplificou.

Ainda conforme a senadora, o projeto não diz onde pais e filhos devem ser acomodados, apenas que não podem ser separados. “Assim, caso desejem lugares específicos, ainda terão de marcar seus assentos previamente, e pagarem por esse serviço. Caso não marquem, poderão ser assentados onde a empresa determinar, desde que juntos entre si, e sem custos adicionais”, acrescentou.

Relatório

Como relator, o senador Telmário Mota (Pros-RR) reconheceu o mérito da matéria e recomendou a sua aprovação. Ele fez alterações por meio de duas emendas sugerindo que a regra atenda crianças e menores até 14 anos, quando o texto original previa até 12 anos. Além disso, ele incluiu também nas mesmas normas as pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Ele explicou que muitas vezes as pessoas com deficiência necessitam do apoio de um acompanhante. Telmário também apresentou dispositivo para que as pessoas com deficiência tenham sua autonomia respeitada com o direito, e não o dever, de viajar acompanhadas, sendo proibida a recusa de embarque por falta de acompanhante.

“Recente episódio ocorrido no Aeroporto de Guararapes, no Recife, no qual uma empresa aérea recusou o embarque de uma passageira autista, adulta e capaz, por estar desacompanhada, exigindo, ainda, atestado médico de sua condição, demonstrou total desprezo pela lei. Não se trata, infelizmente, de um caso isolado. Esse tipo de violação também deve cessar”, opinou.

A senadora Zenaide Maia (PROS-RN) leu o relatório durante a reunião da CDH.

Continue lendo

BRASIL GERAL

Mercosul: Líderes do bloco se reúnem no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Fonte/Foto: G1

Bolsonaro recebe presidentes de Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru e Suriname.

Cerimônia foi finalizada.

Países assinam acordos, entre eles o de cooperação policial aplicável aos espaços fronteiriços e às chamadas cidades gêmeas.

Após discursos, Bolsonaro passa o comando rotativo do bloco, que estava com o Brasil, para o presidente paraguaio Mario Abdo Benítez.

Mercosul

Mercosul (Foto: Reprodução)

O Ministro das Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribeira discursou.

Chile
Chile (Foto: Reprodução)

Nova chanceler da Bolívia, Karen Longaric, tambem se pronunciou

Bolivia
Bolivia (Foto: Reprodução)

Vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky

Vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky discursa

Vice-presidente do Uruguai Lucía Topolansky discursando (Foto: Reprodução/NBR)

O Presidente argentino Mauricio Macri

Mauricio Macri, presidente da Argentina, discursa

Mauricio Macri, presidente da Argentina (Foto: Reprodução/NBR)

Presidente paraguaio Mario Abdo Benítez fala agora. Abdo assume o comando rotativo do bloco, que está com o Brasil.

Mario Abdo Benítez discursa na cúpula do Mercosul
Mario Abdo Benítez discursa na cúpula do Mercosul (Foto: Reprodução/NBR)
Continue lendo

Copyright © 2018. A Província do Pará Todos Direitos Reservados . Desenvolvido por Corpes Digital